Aprenda como fazer o fermento natural para pães - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sábado, 6 de março de 2021

Aprenda como fazer o fermento natural para pães

Fazer o fermento natural em casa pode ser mais simples do que parece. Requer poucos ingredientes, mas principalmente tempo e paciência de quem quiser se aventurar. O resultado é surpreendente e vale todo esforço. Com água e farinha; ele demora oito dias para ficar pronto.

Aprenda como fazer o fermento natural para pães


Como fazer levain, o fermento natural

Existem diferentes técnicas para produção do fermento natural. Algumas indicam a combinação de diferentes tipos de farinha, em diferentes proporções, além do uso de fruta (maçã, uva, abacaxi), mel ou iogurte, que ajudam as leveduras a turbinar a fermentação. Na maioria das vezes, o resultado é sempre o mesmo: um fermento capaz de produzir pães deliciosos, livre de aditivos químicos com nomes complicados, difíceis de pronunciar.



Confira o passo a passo:

Você vai precisar:

*Recipiente de vidro;

*Papel-toalha (filme-plástico ou pedaço de tecido) e elástico para cobrir;

*Farinha de trigo branca e/ou integral (se puder, dê preferência às farinhas orgânicas);

*Água filtrada e fervida previamente, em temperatura ambiente (a água, seja de filtro ou mineral, deve ser fervida para eliminar o excesso de cloro,metais e outras substâncias que podem alterar o crescimento do seu fermento. 

*Colher ou garfo para misturar a massa;

*Balança digital de precisão (você poderá usar xícara como medida, mas o resultado pode variar. As balanças digitais são bem baratinhas, vale o investimento).

Preparo do fermento caseiro:

1. No primeiro dia, misture um pouco de farinha e água para fazer uma bolinha do tamanho de uma bolinha de gude. Em seguida, coloque a bolinha num pote de vidro com água limpa. Depois, tampe o pote, guarde-o fora da geladeira. Deixe a bolinha na água até o dia seguinte 

2. Durante os próximos cinco dias, repita o seguinte ritual: ponha um pouco de farinha num prato, pesque a bolinha da água e role na farinha. Modele. Troque a água do copo, ponha a bolinha, tampe o pote e deixe até o dia seguinte. Se ela se desfizer um pouco, recolha as partes, junte, reforce a farinha: não jogue fora. 

3. Hora de transformar a bolinha em massa. Ponha numa vasilha de vidro 80 ml de água (parte da água do pote e parte de água limpa), 100g de farinha de trigo branca sem fermento e a bolinha. Misture. Tampe e deixe até o dia seguinte, fora da geladeira. 

4. Reforme novamente o fermento, com as mesmas quantidades. Ponha o fermento numa vasilha, misture 80 ml de água limpa e 100g de farinha. Mexa com uma colher, tampe e espere até o dia seguinte, quando o levain estará pronto para ser usado.

Depois de pronto, você poderá manter seu fermento natural na geladeira ou no armário, em temperatura ambiente, variando o intervalo de tempo em que seu levain precisará ser alimentado (ou refrescado) para continuar ativo e para você preparar sua próxima fornada.

Luiz Américo Camargo, jornalista, crítico gastronômico e autor do livro “Pão Nosso”, apresenta uma série de vídeo aulas com dicas para fazer ser fermento natural.

Aprenda como fazer o fermento natural para pães

Aproveite e leia também:

01. O poder da cura da cebola no vinagre! Receita de médicos japoneses!




Se liga nas dicas do Pinterest:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também: