Pra Quem tem Estilo 10 Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

domingo, 26 de agosto de 2018

10 Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde

Já percebeu como ninguém faz cara feia na hora de comer batata? Não é à toa que elas são um dos alimentos mais conhecidos e consumidos do mundo. Afinal, quem não gosta de batata frita? Purê? Batata recheada?
Mais do que isso, esse vegetal traz muitos benefícios ao coração, sistema nervoso, sistema digestivo, entres outros. Então, venha conferir mais motivos para adotar a batata na dieta, de forma saudável.

 Principais valores nutricionais da batata
·         Minerais: as batatas são ricas em potássio e fornecem ao corpo água e íons. Também possuem cálcio, ferro e fósforo.
·         Vitaminas: as batatas também são uma boa fonte de vitamina C juntamente com as vitaminas A, B, P e K.
·         Amido: as batatas são consideradas um dos alimentos mais ricos em amido, com cerca de 20% desse carboidrato.
Apesar de ser considerada extremamente calórica pela maioria das pessoas, acabamos de ver que ela é rica em nutrientes essenciais a saúde e são indicadas para quem deseja perder peso.
Tipos mais comuns de batatas no Brasil
No mundo existem cerca de 5.000 tipos de batatas podendo variar nas cores, sabor, textura e preço. Os brasileiros já decidiram as preferidas, veja quais são:
Ágata: possui a casca amarela com poupa clarinha e é facilmente encontrada nos mercados e supermercados. Abrange cerca de 80% das vendas sendo ideal para o cozimento.
10  Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde
·         Asterix: possui a casca num tom de vermelho e é de origem holandesa. Muito usada em purês e fritura.

10  Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde

·         Baraka: possui uma aparência suja de terra e é ideal para fritar.

10  Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde
·         Batata doce: tem alto valor energético e pode ser branca ou arroxeada.

Já as congeladas, palha e chips são feitas a partir das batatas com texturas ásperas que contêm menos água e são ideais para fritura.
Leia também: 17 USOS PARA A COCA-COLA
Confira abaixo os 10 benefícios da batata para a saúde:
10  Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde



1- Diminui a pressão sanguínea
A significativa quantidade de fibra encontrada na batata combate o mau colesterol e ao mesmo tempo facilita a ação da insulina no corpo. Todos esses fatores diminuem a pressão exercida nas artérias e se torna mais eficaz quando consumimos a casca da batata.
Ainda, a presença do potássio, um mineral, funciona como um vasodilatador melhorando a passagem do sangue. Pesquisas mostram que a batata é rica em moléculas chamadas kukoamines, que diminuem a pressão sanguínea.
2- Melhora o funcionamento do cérebro
Já para o cérebro, as vitaminas contribuem para o bom funcionamento. A grande quantidade de vitamina B6 aumenta a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e norepinefrina essenciais para manter o bom humor e afastar a depressão.
Também a glucose, um carboidrato, fornece mais energia o que deixa o cérebro mais ativo e com bons níveis de oxigênio.
10  Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde
3- Deixa a pele linda
Mais uma vez, as vitaminas C e B da batata se mostram bastante eficazes para o cuidado da saúde. Em especial a pele é uma grande beneficiada, já que a vitamina C famosa por ser um antioxidante natural, previne o envelhecimento precoce. Para as olheiras, rodelas de batatas podem ser usadas como calmante proporcionado um alívio aos olhos devido o amido.
Dica: Sabe aquela água do cozimento da batata, ela também pode ser usada no rosto para o secamento de espinhas e redução de manchas.

4- Diminui a inflamação
A presença da colina, vitamina do complexo B, diminui a inflamação juntamente com a vitamina C que retarda o desgaste dos tecidos. Até mesmo a água da batata pode ser eficaz contra a inflamação.
5- Facilitam a digestão
A batata é mundialmente conhecida por possuir um grande número de carboidratos e são justamente esses que facilitam a digestão. Ainda, as fibras auxiliam o corpo a se manter saciado por mais tempo e previnem doenças relacionadas ao intestino.
10  Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde
6- Previne contra doenças cardiovasculares
Por ser rica em vitamina B6, a batata combate a homocisteína, que provoca inflamação nas artérias do coração levando há uma chance maior de ter um ataque cardíaco.
7- Previne o câncer
Por conter folato, uma dieta com a presença de batatas impede a formação de células cancerígenas. Além disso, possui flavonóides que protegem contra o câncer e, ainda, a vitamina C impede a ação dos radicais livres.
8- Fortalece os ossos
Para a boa saúde dos ossos é necessário uma combinação de minerais que os mantêm fortes. Na batata encontramos cálcio, magnésio, fósforo e ferro.


9- Reduz a vontade de comer
Por incrível que pareça, os carboidratos que a batata possui ajudam nesse processo, já que nosso corpo precisa de energia. As fibras dão uma sensação de saciedade ao corpo o que diminui a vontade de comer. A batata cozida possui 26 calorias, o que é relativamente pouco para quem está querendo emagrecer.
10- Diminui o açúcar no organismo
Como vimos, as fibras têm importantes funções no nosso corpo e nesse caso a batata torna a absorção do amido mais lento no organismo de forma mantém os níveis de açúcar normais. Porém, não é indicado para diabéticos já podem ter o efeito contrário.
Dica Bônus: 
10  Incríveis Benefícios da Batata para a Saúde

Batata-doce seca a barriga



Comece a colocar este tubérculo no seu cardápio. Ele ajuda a enxugar medidas e a controlar o diabetes

O poder desse tubérculo se deve a seu baixo índice glicêmico, o famoso IG. Isso significa que ele é digerido de forma mais lenta e, portanto, dá mais saciedade, auxiliando no combate à obesidade. E, por liberar a glicose de forma gradual, evita que ela seja armazenada no corpo feito gordura
A batata-doce é benéfica até para quem apresenta tendência ao diabetes. Afinal, com a produção de insulina na dose certa, o pâncreas, encarregado de fabricá-la, não trabalha adoidado


Nenhum comentário:

Postar um comentário