34 Benefícios e Utilidades do Pepino - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sábado, 1 de setembro de 2018

34 Benefícios e Utilidades do Pepino

Os pepinos contêm muitas vitaminas, minerais essenciais e substâncias que ajudam a manter a pressão arterial normal, ajudam na perda de peso e ainda estão associados à redução do risco de vários tipos de câncer. 
Juntamente com o valor nutricional dos pepinos, existem qualidades extras a serem observadas, já que há muitos benefícios para a sua pele e cabelos, especialmente quando usados com ingredientes básicos que podem ser facilmente encontrados. 



Com a lista abaixo, os maravilhosos benefícios dos pepinos!



1. Máscara para os olhos
Vamos começar com o uso mais comum de pepinos para cuidar da pele. A maioria de nós já viu pessoas colocando fatias de pepino em seus olhos e, se você não sabe o motivo, vamos contar: é porque esta é uma maneira maravilhosa de tratar os olhos. Os fitoquímicos nos pepinos ajudam o colágeno a agir na pele, reduzem o inchaço e as olheiras ao redor dos olhos e ainda tornam a pele delicada e mais clara. Para obter os melhores resultados, o pepino que você usa deve estar frio (tirado direto da geladeira); cortado em duas fatias grossas e colocado sobre os olhos fechados de 10 a 15 minutos. Você pode repetir esse processo muitas vezes, sem se preocupar, porque ele é completamente natural e livre de substâncias químicas nocivas.

34 Benefícios e Utilidades do Pepino


2. Loção natural para a pele 


Muitas pessoas não hidratam a pele diariamente, o que é um problema, pois a hidratação tem grandes benefícios. A loção de pepino, por exemplo, ajuda a acalmar e enrijecer a pele e ainda fecha os poros abertos para que a sujeira não penetre. Para fazer uma loção de pepino tudo que você tem a fazer é misturar ½ pepino (com a casca), 3 colheres de sopa de hamamélis (extrato ou secas) e 2 colheres de sopa de água mineral (ou água fervida e resfriada) até que a mistura fique uniforme. Remova os sólidos restantes coando a mistura com um filtro, deixando-a cair num recipiente limpo. A emulsão resultante deve ser colocada em local frio e usada nas primeiras semanas diariamente.
34 Benefícios e Utilidades do Pepino



3. Loção para pele oleosa
Se você tem pele oleosa, provavelmente tem poucas rugas, mas sofre de cravos pretos e tende a desenvolver acne. Juntamente com os medicamentos recomendados por diferentes médicos para estes casos, existem outras soluções naturais, como esta loção à base de pepino. Usando este produto simples, você consegue fazer uma máscara que irá ajudá-lo a lidar com as várias espinhas. Tudo o que você precisa é de suco de pepino e açafrão em pó (ambos na mesma proporção), e algumas gotas de suco de limão. Misture todos os ingredientes e aplique suavemente sobre a pele, deixando agir por cerca de 15 minutos e depois enxágue bem. Você pode repetir essa ação quantas vezes quiser, dependendo de suas necessidades pessoais.

4. Máscara capilar
Nadar na piscina é uma maneira maravilhosa de passar o tempo no verão ou no inverno, mas um dos problemas que raramente prestamos atenção é o dano que o cloro na água pode causar aos nossos cabelos. É exatamente por isso que existem vários remédios que tratam os danos do cloro, e essa máscara natural é um deles. Tudo o que você precisa fazer é pegar um ovo, uma colher de sopa de azeite e metade de um pepino descascado, colocá-los num processador de alimentos e misturar até obter uma pasta homogênea. Você deve aplicar essa mistura uniformemente por todo o cabelo e deixá-la por cerca de 10 minutos. Em seguida, enxágue bem e repita, se necessário.

34 Benefícios e Utilidades do Pepino

5. Esfoliante anticelulite
Quando o pepino é misturado com outras substâncias naturais pode fortalecer certas áreas da pele em nossos corpos que tendem a desenvolver celulite. Isso ocorre porque os pepinos têm fitoquímicos que ajudam a estimular o colágeno e tornam a camada externa da pele mais sólida. Tudo o que você precisa fazer é amassar e espremer um pepino inteiro e coar os sólidos, depois misturar o suco com uma colher de chá de café em pó, e uma colher de chá de mel para obter uma esfoliação espessa e granular. Você pode aplicar em áreas que tendem a desenvolver celulite. Após o uso, enxágue bem e aplique hidratante. 



6. Óleo para banho
Durante o verão ou nas férias, costumamos ficar longos períodos na piscina ou na praia, por isso é importante lembrar que nossa pele precisa revitalizar-se, especialmente depois de um longo tempo sob o sol escaldante. Para conseguir isso, você pode fazer um óleo natural de banho que irá fortalecer e refrescar a pele do seu corpo. Os aromas naturais que ele emite irão ajudá-lo a relaxar após um dia difícil. Tudo o que você precisa fazer é encher uma banheira com água morna e adicionar 2 pepinos fatiados, 5 raminhos de hortelã e uma ou duas xícaras de sal grosso. Sente-se em seu banho por cerca de 20 minutos, depois escorra a água e lave bem a pele.

34 Benefícios e Utilidades do Pepino

7. Máscara facial hidratante
O abacate, assim como o pepino, tem muitos benefícios para a saúde e ambos podem ser combinados para tratar a pele seca do rosto. Gordura de abacate, juntamente com os fitoquímicos de pepino, fornecem grande umidade que você pode aproveitar para melhorar a pele do seu rosto. Tudo o que você precisa fazer é misturar ½ xícara de pepino picado, 1 xícara de abacate picado, 1 clara de ovo e 2 colheres de chá de leite em pó num processador de alimentos até obter uma mistura espessa. Depois de pronta a mistura, você pode aplicá-la no rosto, mas recomenda-se primeiro colocá-la na geladeira por pelo menos meia hora. Quando você for aplicar a máscara, massageie-a em seu rosto com movimentos circulares, deixando-a sobre a pele por cerca de 30 minutos. Por fim, enxágue bem.
8. Máscara para pele mista
Pele mista é uma condição na qual uma pessoa tem pele seca e oleosa ao mesmo tempo, e se você tem esse tipo de pele, trate-a combinando pepino com iogurte tradicional. Iogurte é rico em antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a coceira e a pele seca. Para preparar o creme, separe ½ pepino e 1 colher de sopa de iogurte natural, e misture os dois num processador de alimentos até ficar uniforme. A mistura resultante deve ser aplicada na face e no pescoço, e deixada por cerca de 20 minutos. Em seguida, enxágue a máscara com água morna e depois com água fria para ajudar a pele a enrijecer e fechar seus poros.
34 Benefícios e Utilidades do Pepino

9.Evita e trata azia

O pepino é capaz de aliviar os sintomas da azia. A queimação característica de uma alimentação ruim ou mesmo exagerada pode ser amenizada se você ingerir uma saladinha refrescante de pepino. E pode e deve ser oferecido às crianças!

10. Atua na proteção do coração

Uma vez que o pepino tem alta concentração de potássio, ele é benéfico para sua saúde cardíaca. Um pepino médio apresenta cerca de 440 miligramas de potássio. Uma vez que esse nutriente equilibra os valores de sódio no organismo, pode prevenir a subida da pressão alta, por exemplo.

11. Melhora a saúde dos ossos

A vitamina K e o cálcio, ambos nutrientes presentes no pepino, são responsáveis por auxiliar na produção de células ósseas. De acordo com especialistas, o consumo de um pepino fornece em média 63% da dose diária de vitamina K que um ser humano adulto médio necessita.
34 Benefícios e Utilidades do Pepino

12. É diurético

Devido à alta quantidade de água em sua composição, o pepino tem um conhecido efeito diurético no organismo.

13. Evita a retenção de líquidos

Justamente por ser um alimento diurético, o pepino proporciona a eliminação de líquidos. Isso é benéfico, uma vez que reduz o inchaço da barriga, o que, inclusive, faz reduzir os números da balança.

14. Fortalece o sistema imunológico

Visto que o pepino é repleto de muitas vitaminas que o corpo precisa, ele é capaz de melhorar as defesas do organismo.

15. Elimina toxinas prejudiciais no corpo

Um dos benefícios desse vegetal é atuar na limpeza do corpo. Ele remove muitas toxinas comuns em seu corpo. Ele ainda é responsável por evitar que se formem pedras nos rins.

16. Diminui a prisão de ventre

Como o pepino tem boas doses de fibras, é responsável por regular as funções intestinais e digestivas. Ele evita, portanto, a prisão de ventre e a constipação crônica.


34 Benefícios e Utilidades do Pepino

17. Auxilia na luta contra a balança



Os benefícios do pepino para emagrecer são vários, e ele é um dos melhores alimentos quando o assunto é perder peso. Primeiro porque é baixíssimo em calorias. Em segundo lugar, sua capacidade de ajudar a eliminar líquidos já reduz em parte o peso do corpo. Se você considerar ainda as fibras, deve se lembrar de que esse nutriente fornece sensação de saciedade quase imediata.

18. Ajuda diabéticos e pode ajudar a prevenir a doença

O pepino tem um componente importantíssimo que auxilia o pâncreas a produzir insulina. Isso é muito benéfico a pessoas que estejam enfrentando a diabetes. Claro que de jeito nenhum o consumo do pepino substitui os medicamentos e os tratamentos médicos para essa doença.
Leia também: 35 UTILIDADES INCRÍVEIS DO ÓLEO DE COCO

19. Reduz os níveis de colesterol

O colesterol é um tipo de elemento químico necessário ao organismo, uma vez que ele desempenha funções essenciais à saúde de seu corpo. No entanto, por inúmeros motivos seus níveis podem se elevar. O consumo regular e moderado de pepino pode diminuir o colesterol no sangue, equilibrando suas taxas de modo a mantê-las em um nível saudável.

20. Cura mau hálito

Ninguém gosta de ter um hálito ruim. Além de anti-higiênico, é socialmente mal visto pelas pessoas. Se você tomar suco de pepino, você verá que seu hálito ficará mais refrescante. Isso se deve ao fato de o pepino regenerar as células das gengiva, eliminando as que estão mortas.
34 Benefícios e Utilidades do Pepino

21. É anti-inflamatório

Já que o pepino tem fortes propriedades anti-inflamatórias, ele alivia dores nas articulações. O consumo desse vegetal é capaz de aliviar problemas nos tornozelos, nos joelhos e em demais pontos articulatórios. É bastante indicado para atletas que praticam atividades de alta intensidade.

22. Ajuda a manter os rins saudáveis

Assim como o pepino pode prevenir que se formes os cálculos renais em seu organismo, ele também ajuda a controlar a quantidade de ácido úrico que você produz. Isso é bastante benéfico para que você tenha rins em bom estado de saúde.

23. Ajuda a amenizar os sintomas de uma ressaca

Bebeu demais e acordou no dia seguinte se sentindo mal? O pepino pode lhe ajudar a reduzir os efeitos da bebedeira. Uma vez que ele tem efeito detox no organismo e é composto por 97% de água, ele certamente auxilia a eliminar as toxinas do álcool que você ingeriu.

24. Pode ajudar a prevenir câncer de mama

O pepino tem taxas importantes de um carotenoide conhecido como luteína. Esse elemento é conhecido entre os especialistas como um dos principais combatentes do câncer de mama.



Há pesquisas significativas na área que apontam esse vegetal como um dos melhores alimentos para incluir na dieta se a intenção é evitar esse tipo específico de tumor.

25. É um bom antioxidante

Em comparação a outros vegetais, principalmente aos coloridos, o pepino tem menos potencial antioxidante. Ainda assim, ele é super benéfico nesse sentido. Não é à toa que um dos benefícios do pepino é justamente ajudar a rejuvenescer a pele. Isso se deve ao fato de que ele elimina os radicais livres presentes em suas células. Isso previne o envelhecimento precoce.
34 Benefícios e Utilidades do Pepino

26. Previne dores de cabeça

A medicina aponta que uma das maiores causas para o surgimento das cefaleias, ou as famosas dores de cabeça, é a desidratação. Como você já viu, um dos benefícios do pepino é justamente hidratar o corpo. Por ser rico em água e em magnésio, consuma esse vegetal com regularidade para evitar esse problema.

27. Pode ser benéfico no combate ao Mal de Alzheimer

O pepino contém em sua composição um flavonoide conhecido como fisetina. A fisetina tem uma atuação anti-inflamatória poderosa, o que, de acordo com alguns estudos, pode prevenir problemas de memória. Apesar de ainda não haver comprovações científicas contundentes, um dos benefícios do pepino pode ser a prevenção do Mal de Alzheimer.

28. É um analgésico natural

O pepino não só tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como também tem propriedades analgésicas. Ou seja: é indicado o seu consumo regular se você quiser aliviar todos os tipos de dores, sejam elas musculares ou de outros tipos.



29. Regula a coagulação sanguínea e evita hemorragias

A vitamina K, como você já sabe, é uma aliada é da saúde do coração. Mas não só. Ela ajuda a regular a coagulação do sangue, assim como evita que se formem hemorragias.

30. Evita o aparecimento de câimbras

O magnésio presente no pepino é ótimo para a contração muscular, prevenindo o aparecimento de dores e de câimbras.

31. É benéfico à saúde dos dentes

A vitamina D é responsável por tornar o metabolismo do cálcio pelo organismo mais eficiente. Uma vez que o pepino é uma fonte importante de ambos os nutrientes, seus dentes se beneficiam disso. O consumo do pepino é, portanto, uma ótima forma de manter a saúde dental em dia.
34 Benefícios e Utilidades do Pepino

32. Trabalha na alcalinização do sangue

Se o médico lhe disser que seu sangue está muito ácido, uma forma de alcalinizá-lo é consumir o pepino. Dê preferência ao pepino japonês, uma das espécies desse alimento.
Isso porque um dos maiores benefícios do pepino japonês, especificamente, é amenizar os efeitos de uma alimentação ácida. Uma alimentação ácida é capaz de prejudicar seu estômago, sendo a azia uma das principais consequências disso.

33. Acelera o metabolismo

O potássio auxilia na aceleração das funções metabólicas. Isso, por consequência, faz com que você perca mais peso rapidamente.
34 Benefícios e Utilidades do Pepino

34. Pode ser utilizado em praticamente qualquer tipo dieta

De nada adiantam todos os benefícios acima se você não puder consumir esse vegetal. Saiba, no entanto, que existem várias formas de você inserir esse alimento em sua dieta. Independente do tipo de alimentação que segue, o pepino pode ser incluído sem qualquer problema. Basta usar a criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE AQUI