Coléus: É impossível olhar e não lembrar das casas aconchegantes de nossos avós.
As folhas variam bastante de forma, de cor e tamanho. Suas cores tornam essa planta ornamental bastante apreciada que se desenvolve bem em jardins e até mesmo em vasos.
Essa planta pode ser encontrada com folhagens em tons esverdeados, em roxo, avermelhadas e cor-de-rosa. Pode ser cultivada em cores e tamanhos diferenciados já que o comprimento das folhas também podem variar muito.
Suas cores vibrantes podem ser uma ótima opção para quem aprecia folhagens coloridas e se destacam na composição dos canteiros e arranjos em vasos.
Como plantar coléus
Essa planta adaptasse bem a quase todo tipo de clima, porém não suporta temperaturas muito baixas e necessita de sol direto ou sombra parcial.
Suas cores ficam mais vivas e a sua aparência melhor se cultivadas em sombra parcial.
Se você for plantar as sementes a germinação geralmente ocorre em uma ou duas semanas.
Após a germinação deixe as mudinhas na bandeja até atingirem 4 cm de comprimento e faça a mudança para saquinhos ou pequenos vasos.
Mas você pode fazer a propagação por estaquia, ou seja, com ramos retirados da planta saudável e bem desenvolvidas. Na prática qualquer galhinho que você pegar e plantar enraíza com facilidade. Você pode deixar ela para enraizar na água, se preferir.
O espaçamento recomendado entre as plantas para o plantio no solo é de 20 a 45 cm, para que não fiquem competindo pelos mesmos nutrientes do solo. Mas se você não tem esse espaço não se preocupe pois ela se adapta bem umas com as outras, podendo surgir até ou outras cores. E isso digo por experiência própria!!!!
A coléus tolera muitos tipos de solo, por isso é de fácil cultivo, mas o ideal é um PH entre 6 e 7.
Como regar a coléus
A planta exige irrigação constante e o solo deve permanecer sempre umido. Uma dica é fazer o plantio em uma jardineira auto irrigável para que a coléus não sofra com a falta de água e drene a quantidade necessária.
Ciclo de cultivo
A coléus é uma planta perene, como eu já disse.
Com o tempo ela vai se tornando menos compacta e com as folhagens mais esparsas, portanto, muitas vezes é cultivada como anual ou bienal, mesmo em regiões de clima quente. Não deixe suas flores crescerem cortando para que não sugue a energia da planta e ela permaneça robusta.
A seguir selecionamos algumas imagens para te inspirar na hora de plantar a sua coléus.
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
Adoro estas plantas. Chegam, quase, a substituir flores.
ResponderExcluir