Plantas que fizeram sucesso no passado voltam a ocupar espaço na decoração e fazem bonito em ambientes com pagada retrô.
Nas décadas de 1980 e 1990, era difícil entrar em uma casa que não ostentasse uma bela samambaia. Depois de anos meio esquecidas, essas plantas retornaram com tudo na decoração de ambientes. Além de embelezar, são espécies carregadas de significado afetivo: para muita gente, relembram os velhos tempos na casa dos pais e avós. E não são só as samambaias que estão em alta: várias outras plantas que lembram o quintal da vovó estão voltando a ganhar espaço nas residências. A espada-de-são-jorge, peperômia, fitônia, begônia e maranta são algumas delas. Apesar das samambaias exigirem um pouco mais de cuidado, as últimas são de fácil manutenção.
Elas são as mais procuradas porque são fáceis de cuidar. Você deve regá-las duas a três vezes na semana, no máximo. E o bom é que elas são plantas de sombra, assim como as samambaias e podem ficar dentro de casa
Samambaias
Algumas das espécies de samambaias mais populares são a samambaia-americana e chifre-de-veado. A mini-samambaia-havaiana também é muito procurada, principalmente por quem tem espaços pequenos. Apesar de resistentes, as samambaias necessitam de cuidados diários. É preciso instalá-las em locais de meia sombra, em que possam receber luz solar indireta — janelas viradas para o sul são perfeitas para isso. O lugar escolhido deve ter boa ventilação.
As samambaias adoram umidade, portanto, o solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado. Para saber se está no ponto ideal, coloque o dedo na terra: se sair sujo, não é preciso regar. A rega deve ser feita diretamente no solo, porém, quando o tempo estiver quente, uma boa pedida é borrifar água sobre as folhas uma ou duas vezes na semana. No inverno, mantenha a samambaia longe do vento, que pode desidratar a planta e fazer com que as folhas caiam.
Como essas plantas não suportam temperaturas muito baixas, uma opção é transportá-las para o banheiro em dias de muito frio, onde poderão desfrutar de um ambiente aquecido e úmido, ou para locais da casa que sofram menos variação térmica. Outra indicação para deixar as samambaias lindas como as de floriculturas é adubá-las uma vez por mês.
Flores retrô
Quem gosta de flores também pode levá-las para dentro do lar para criar o clima aconchegante de casa de vó. Na época dos nossos avós era muito comum ter um vaso de antúrio no canto da sala. As violetas também. As azaleias, que eram bem flor de jardim de casa, hoje são comercializadas em vasos de pequeno porte, você pode trazer para dentro de casa.
Vintage e atual
Engana-se quem pensa que o visual da decór fica ultrapassado com as plantas da vovó. Com toques modernos, esses vegetais nostálgicas dão um toque cool ao ambiente. A principal dica é usar os estilosos cachepôs para receber as plantas.
Confira as imagens á seguir e inspire-se:
Aproveite e leia também:
Confira as imagens á seguir e inspire-se:
Aproveite e leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário