Pra Quem tem Estilo Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

segunda-feira, 23 de março de 2020

Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico

A forma mais eficaz de manter a imunidade é adotando hábitos de vida saudáveis como ter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente, mas também existem algumas plantas medicinais que podem ser utilizadas para melhorar o funcionamento do sistema imunológico.

Ter um sistema imunológico bem fortalecido e funcionando corretamente é muito importante para evitar pegar infecções que podem ser causadas por vírus, fungos ou bactérias.



Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico



Você pode se preparar com um chá desses durante 7 ou 15 dias se já estiver com gripe ou doenças no sistema respiratório, como sinusites e rinites

Mas, atenção, não vale recorrer a eles como tratamento de alguma doença ou especialmente se você já toma algum remédio. Algumas substâncias interagem com medicamentos e podem reduzir sua ação.






E... cuidado com as misturas
As receitas ensinadas aqui foram elaboradas por nutricionistasmas tome cuidado na hora de criar suas próprias infusões. Recomenda-se que se consuma, preferencialmente, a infusão com base em apenas uma planta para evitar possíveis interações entre ela.
Não pense que se tratar de algo natural, não faça mal. Cada planta tem sua dose de toxidade.

1. Guaco

O guaco serve para tratar a gripe, tosse, rouquidão, infecção na garganta, bronquite, alergias e infecções na pele. Além disso, esta planta é usada popularmente para tratar o reumatismo.

Apesar de serem atribuídas ao guaco várias indicações terapêuticas populares, somente a ação broncodilatadora, antitussígena, expectorante e edematogênica sobre as vias respiratórias foram comprovadas. 

Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico



Ingredientes:
  • 1 colher de guaco seco;
  • 200 ml de água.
Modo de preparo:
Leve a água para ferver em uma leiteira e adicione o guaco seco. Desligue o fogo, tampe e reserve por aproximadamente 10 minutos. Em seguida é só coar e adoçar com mel. Se for preparar com a planta utilize duas folhas da planta para 500 ml de água.


2. Limão

Sabia que um copo de limonada por dia já é o bastante para ajudar o organismo a aumentar a imunidade? Isso mesmo! Essa qualidade refere-se, principalmente, às altas quantidades de vitamina C , um dos nutrientes que mais contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.

O limão é uma ótima opção para quem está com a imunidade baixa ou mesmo para suprir a necessidade da vitamina no dia a dia! Um limão já é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de vitamina C.

Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico


Receita de limonada fortificante

Ingredientes:

2 limões taiti
500ml de água gelada
4 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de açúcar
Gelo a gosto

Modo de preparo:
Corte os limões em 4 partes e retire as partes brancas. Coloque no liquidificador, adicione a água, o leite condensado, o açúcar e bata por 2 minutos. Passe por uma peneira, transfira para copos altos, adicione o gelo e sirva, se desejar, decorada com rodelas de limão.



3. Gengibre

O gengibre contém um importante substância ativa, conhecida como gingerol, que parece diminuir o risco de infecções no organismo, tendo efeito comprovado contra o crescimento de bactérias e desenvolvimento de vírus, especialmente no trato respiratório.
Além disso, as substâncias do gengibre também parecem diminuir a inflamação geral do corpo, o que facilita o funcionamento do sistema imunológico, melhorando a imunidade.
Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico

Ingredientes
  • 1 a 2 cm de raiz fresca de gengibre
  • 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Esmagar o gengibre e depois colocar na xícara com a água fervente. Deixar repousar por 5 a 10 minutos, coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Na forma de suplemento, o gengibre deve ser ingerido numa dose de até 1 g por dia.



4. Alho

Este alimento é rico em compostos sulfurados, em que o principal é a alicina, que proporciona o cheiro característico do alho, sendo um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico


O chá deve ser preparado com 1 dente de alho por cada 100 a 200 mL de água. Para isso, deve-se colocar o alho picado e amassado na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois retirar do fogo, coar e deixar esfriar.
Para melhorar o sabor do chá pode ser adicionado à mistura gengibre ralado, umas gotas de limão ou 1 colher de sobremesa de mel, por exemplo.



5. Mel e própolis

Um dos principais benefícios do própolis e outros alimentos imunomoduladores (cúrcuma e glutamina, por exemplo) é atuar contra o processo de inflamação do organismo. Ele também é antioxidante. Ou seja, suas vitaminas e minerais vão auxiliar no processo de limpeza dos nossos sistemas.

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso, o mel é considerado anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante

Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico



Ingredientes
8 colheres de sopa de mel;
8 gotas de Extrato de Própolis;
Suco de 1 limão médio.
Modo de Preparo: 
Num frasco de vidro com tampa, adicione o mel e o suco de limão e coloque as gotas de extrato de própolis.
Mexa bem com uma colher para misturar bem todos os ingredientes.
Este xarope deve ser tomado 3 a 4 vezes por dia ou sempre que sentir a garganta seca e arranhada, durante alguns dias até os sintomas desaparecerem. 



6. Chá verde

Pesquisas mostram que pessoas que bebem regularmente chá verde são menos propensas a infecções virais e bacterianas. 

A mensagem é clara. O chá verde aumenta a imunidade. O chá verde impede as bactérias e vírus de se unirem às paredes celulares e assim infectá-las. 

Essa propriedade antimicrobiana também protege contra respirar mal, disenteria, diarreia, cárie dentária, indigestão, gripes, tosse e constipações e colite, que são causadas por fungos e ação microbiana;

Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico


Deve-se utilizar uma colher de chá rasa para cada xícara de chá em infusão. Após a fervura da água, desligar o fogo, colocar o chá e tampar para que as propriedades medicinais não evaporem. 

O chá deve ser ingerido dentro de 1 hora (após sua preparação) para que não se perca grande parte de sua propriedade medicinal. Dosagem normal de 1 a 3 xícaras por dia.



7. Ginseng

Presente em alguns estudos sobre a imunidade, o ginseng, ou Panax ginseng, parece ser uma planta que ajuda a regular o sistema imunológico, sendo capaz de aumentar o número de linfócitos e ativar macrófagos, que são células importantes de defesa.
Além disso, o ginseng tem ainda forte ação antioxidante que ajuda a proteger as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres e da radiação, que, se não forem combatidos, podem diminuir a imunidade.
Conheça 7 chás caseiros para fortalecer o sistema imunológico


Ingredientes
  • 5 gramas de raiz de ginseng;
  • 250 ml de água.
Modo de preparo
Colocar os ingredientes para ferver durante 15 minutos. Depois coar e deixar amornar. Beber 2 a 3 vezes por dia.
O gingens pode também ser usado na forma de cápsulas, sendo que nesse caso é recomendado tomar 200 a 400 mg por dia, ou de acordo com a orientação do fabricante.

Aproveite e leia também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário