A lantana, também conhecida como camará, é uma planta ornamental que com sua simplicidade traz um colorido muito especial ao ambiente. Também é uma planta resistente e versátil.
Essa é uma planta muito encontrada em matas e em campos e era considerada uma planta invasora de pastos e lavouras. É um arbusto, que apesar de ser uma planta daninha, tem muitos benefícios e utilidades.
Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades
Suas folhas e flores são utilizadas na pele ou ingeridas na forma de chá. Possui propriedades antimicrobianas fungicidas e nematocidas. O óleo essencial obtido da planta é usado no tratamento de coceiras de feridas, da lepra e da sarna. Suas raízes são utilizadas no tratamento de gripe, tosse, caxumba, febre, malária, dores de dente e ouvido, dor de cabeça e diversos outros problemas de saúde.
As flores da lantana são usadas para hemoptise e tuberculose pulmonar. Também são utilizadas em condições como constipação, hipertensão dermatite eczema, sarampo, inflamação uretral, resfriados e bronquite.
Outros benefícios da lantana
- Estimulante de atividade física e mental;
- Desenvolve as faculdades mentais;
- Aumenta a circulação e o ritmo cardíaco;
- Aumenta a força muscular e a resistência do músculo á fadiga;
- Aumenta o gasto calórico;
- Facilita a digestão e favorece a evacuação e micção;
- Melhora a memória e desenvolve as faculdades mentais;
- Regulariza a respiração e previne contra gripes e resfriados;
- Diminui o colesterol e triglicerídeos;
- Tonifica o sistema nervoso;
Precauções e contraindicações
Se consumido em excesso, o camará pode causar efeitos colaterais indesejados, como náuseas, vômitos, diarreia, fraqueza e dificuldade para respirar. Procure orientação médica imediatamente caso apresente sintomas.
Confira:
Sementes de Lantana Camara Sortida pra Mudas / Flor
Sementes De Lantana Branca para jardim
Além disso, o chá não é indicado para crianças e gestantes. O uso moderado é livre para outras pessoas, sempre lembrando que doses exageradas podem causar intoxicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário