Pra Quem tem Estilo Tipos De Gerânios: 11 Variedades Com Nomes E Fotos - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Tipos De Gerânios: 11 Variedades Com Nomes E Fotos

 Gerânios são plantas herbáceas que se tornaram muito populares graças às suas belas flores e ao seu fácil cultivo e reprodução. Principalmente nativos da África do Sul, eles são muito rústicos e podem suportar geadas leves. Eles são usados ​​principalmente em vasos de plantas (ou plantadores), mas também podem formar canteiros coloridos em algum canto do jardim.

Estas lindíssimas e perfumadas plantas dão preferência a temperaturas mais amenas, mas, no entanto, conseguem suportar bem temperaturas mais fortes, como o inverno brasileiro, por exemplo, que é em geral mais brando, quando comparado a invernos mais rigorosos de certas regiões. Mas são plantas bem sensíveis de uma maneira geral, muito suscetíveis a fungos e bactérias. Por isto, necessitam de um cuidado especial, para que possam florir bastante e embelezar o ambiente em que estão. 

Eles se adaptam a todos os tipos de solo, e a única coisa que vão pedir é que você os coloque em uma exposição ensolarada e regue cerca de 3 vezes por semana no verão e no resto do ano uma ou duas vezes por semana. Mas, além disso, existem vários tipos de gerânios.Confira:


1. Pelargonium Hortorum

A Pelargonium hortorum é uma variedade constituída como um pequeno arbusto, que cresce de forma ereta, ramificada, com folhagem densa, onde distribuem-se folhas ligadas por pecíolos, com um verde bastante intenso, dispostas alternadamente, com bordas denteadas e algumas nervuras superficiais.

Tipos De Gerânios



2.Pelargonium Zonale

A Pelargonium zonale é uma das espécies utilizadas em processos de cruzamentos para a constituição da nossa conhecida Pelargonium hortorum.

Na verdade as espécies produzidas a partir dela são as que mais se destacam pela variedade das cores, pelo aroma bastante característico e pela harmonia das suas formas.

Outras características dessa espécie dizem respeito ao fato de ela dar preferência a um clima mais para o temperado ou subtropical, com desenvolvimento de florações por todo o período entre a primavera e o outono; mas desde que, obviamente, sejam protegidas de geadas, granizos, chuvas intensas, temperaturas muito baixas, entre outras situações extremas.

Tipos De Gerânios





3.Pelargonium Peltatum

A peltatum é uma variedade à parte dentro desse gênero, pois possui a singular característica de desenvolver-se na forma de uma trepadeira (planta pendente).

Essa espécie ainda possui folhas bastante vistosas, flores com pétalas bem mais discretas, entre outras características que a tornam uma das preferidas para a formação de renques, maciços, para compor “cercas vivas”, jardineiras, entre outras formações que porventura você queira emoldurar com gerânios.

A variedade peltatum costuma apresentar-se em belas inflorescências, de onde destacam-se um conjunto de flores duplas de um carmesim originalíssimo! Mas também em exuberantes tons de vermelho, rubro, salmão, rosa, escarlate, entre outras variações intensas e bastante chamativas.

Tipos De Gerânios




4.Pelargonium Echinatum

A principal característica da Pelargonium echinatum é o fato de ela ser uma das espécies decíduas (que perdem as suas folhas) dentro desse formidável universo do gênero Pelargonium.

Essa é uma característica que faz da echinatum uma das mais originais no seio dessa família, já que, curiosamente, ela perde boa parte da sua folhagem justamente no verão, quando então utiliza-se do original expediente de realizar a fotossíntese apenas por meio do seu caule.

Fisicamente ela pode ser caracterizada como um pequeno arbusto vigoroso, atarracado, e ainda com a formação de pequenos espinhos em suas hastes – o que lhe conferem ainda mais originalidade.

Para essa variedade, o inverno é a época do ano ideal para que floresça em abundância, com as suas inflorescências na forma de um pedúnculo comprido, encimado por um grupo de 4 a 7 flores, que constituem-se na forma de uma “cabeça”.

A Pelargonium echinatum, por questões óbvias, caracteriza-se por não tolerar bem o excesso de água das regas – o que é responsável pela maioria dos insucessos com o cultivo dessa planta.

Tipos De Gerânios

Tipos De Gerânios




5. Pelargonium Radens

Pelargonium Radens chama a atenção por ser uma das que exalam os aromas mais intensos e característicos, em uma combinação inusitada de notas que lembram a adstringência do limão e o frescor das rosas.

Isso sem contar o seu aspecto físico, em uma exuberante folhagem na qual distribuem-se um conjunto de folhas pinadas (com a forma de pena, abas ou asas); e que, em combinação com as suas belas flores, em uma variação de rosa, púrpura e branco, produzem um aspecto magnífico.

Quando mantida adequadamente, costuma atingir uma altura entre 1,2 e 1,5 m; e pode servir como uma bela variedade ornamental para ser mantida em vasos, jardineiras e canteiros.

Tipos De Gerânios




6. Pelargonium x Domesticum

O Pelargonium x domesticum também pode ser encontrado como “Malvão” ou “Gerânio inglês”. E, nele, o que chama a atenção, entre outras coisas, é o fato de apreciar um clima frio, ou mesmo temperado, como é típico da América do Norte.

Essa variedade não é tolerante ao calor e não se desenvolve tão bem no exterior das residências como os outros tipos mais comuns de gerânios.

E sobre as suas principais características físicas, podemos destacar o seu conjunto de folhas denteadas nas bordas, enrugadas em sua estrutura, de um verde bastante discreto; além de flores miúdas, muito parecidas com pequenos olhos, e que ajudam a compor um todo bastante compacto, robusto e ramificado.

Tipos De Gerânios




7. Gerânio Cheiroso

Essa é outra das espécies de gerânios que chamam a atenção pela capacidade de exalar perfume até mesmo das suas folhas – um aroma agradabilíssimo, semelhante a uma combinação de menta, limão, hortelã e de rosas, que consegue sensibilizar até mesmo os que não são assim tão admiradores de espécies florais.

Obviamente, não precisa nem dizer que a Pelargonium graveolens é uma espécie ornamental por natureza (como não é nenhuma novidade entre as variedades desse gênero).

Ela cresce até atingir uma altura entre 0,9 e 1,2 m, para ser usada em pequenos tufos aromatizadores de ambiente, ou mesmo para que se extraia das suas folhas (esmagadas em água e coadas) um poderoso óleo essencial bastante eficaz para o tratamento de acnes, eczemas, queimaduras, picadas de insetos, entre outras afecções relacionadas com a pele.

Tipos De Gerânios




8. Pelargonium Endlicherianum

Essa é uma variedade herbácea, perene, com uma folhagem de um verde bastante discreto, folhas coriáceas e inflorescências numa coloração entre o branco e o rosa.

É uma espécie quase rara, curiosamente nativa da América do Norte, e por isso mesmo bastante afeita ao clima tipicamente temperado desse continente.

Mas a Pelargonium endlicherianum também convive bem com o típico clima mediterrâneo, o que faz dela uma das espécies mais originais da flora da Turquia; assim como também uma variedade ornamental por natureza, capaz de dar um verdadeiro show de exuberância em jardins e jardineiras dos mais diversos cantos do planeta.

Essas plantas dão um show especialmente quando cultivadas em regiões frias, onde as temperaturas não ultrapassem os 15°C, e ainda apresentem um solo bastante firme, rico em matéria orgânica, profundo e suficientemente drenável – já que essa é uma daquelas espécies que não suportam, de forma alguma, água em abundância.

Tipos De Gerânios




9.Pelargonium Sidoides

Também conhecida como “Gerânio Sul-africano”, essa variedade apresenta, como outra das suas incontáveis curiosidades, o fato de ser a matéria-prima para a extração do princípio ativo do medicamento Umckan, bastante utilizado no Brasil para o combate a infecções das vias respiratórias.

Distúrbios como amigdalite, rinofaringite, sinusite, bronquite, entre diversas outras afecções do ouvido, nariz e garganta, podem ser eficientemente combatidas pelas suas substâncias expectorantes, que também são antibacterianas, bactericidas e estimulantes das defesas do organismo.

Tipos De Gerânios




10.Pelargonium Inquinans

A variedade Pelargonium inquinans já é por demais conhecida por ser, juntamente com a Pelargonium zonale, a espécie utilizada em processos de cruzamentos e hibridizações que resultaram na criação da Pelargonium hortorum.

E ela é outro exemplar que destaca-se mais pelas suas propriedades farmacológicas; em especial as que possuem ação hidratante e antipirética (que combate a febre).

Elas ainda são capazes de combater úlceras, gastrites, feridas na pele, queimaduras, entre outras afecções que possam ser eliminadas por meio das suas propriedades bactericidas, cicatrizantes, antimicrobianas, entre outras.

A Pelargonium inquinans também é conhecida, podemos destacar a sua constituição na forma de caules suculentos, macios, e de onde pendem folhas com um aspecto meio ondulado nas suas bordas. E que competem em extravagância com as suas flores, geralmente vermelhas, pentâmeras (com cinco pétalas) e que surgem em um conjunto de 5 ou 6 flores, para unir-se à sua folhagem como um todo bastante vigoroso e discreto.

Tipos De Gerânios




11. Geranium Sylvaticum

Essa é uma variedade com uma resistência incomparável em relação à maioria das espécies desse gênero; um habitante das florestas temperadas da Europa e do norte da Turquia, capaz de atingir entre 65 e 80 cm de altura, como uma espécie herbácea, perene, arbustiva, e às vezes até como um gramado.

Essas são apenas algumas das principais característica desse membro exótico e dos mais rústicos do gênero Pelargonium; famoso por resistir com certa facilidade às variações de temperaturas; e por isso mesmo capaz de espalhar-se pelas mais diversas regiões do planeta.

O Gerânio sylvaticum pode constituir-se como uma erva ou como uma folhagem abundante, em um tom de verde-claro, composta por folhas obovadas, serrilhadas, basais, lobadas, e que competem em extravagância com as suas belas inflorescências.

É um conjunto formidável, composto por flores em uma singular coloração lilás, que podem variar para um azul claro – da mesma forma belíssimo.

E essas flores surgem durante todo o verão para atrair uma magnífica comunidade de bem-te-vis, beija-flores, mariposas, borboletas, entre outras espécies que chegam desabaladamente em busca do saboroso néctar das suas flores.

Tipos De Gerânios


Aproveite e leia também:

Conheça 14 tipos de samambaias para sua decoração

25 tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa

15 ESPÉCIES DE SUCULENTAS E COMO CULTIVÁ-LAS

Um comentário: