Pra Quem tem Estilo 25 tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

terça-feira, 6 de abril de 2021

25 tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa

As peperômias são plantas caseiras populares porque são resistentes e requerem pouca manutenção.

Peperômias, que descreve plantas pertencentes a um gênero composto por mais de 1.000 plantas tropicais, variam amplamente em aparência. Muitas dessas plantas são vendidas como plantas domésticas. 

Conheça algumas:

1. Peperômia caperata marron

É uma herbácea perene, resistente e compacta, o que a torna perfeita para quem tem pouco espaço em casa. Ela não cresce muito.

A peperômia caperata se adapta super bem em ambientes internos. Suas folhagens chamam a atenção pela textura, tornando-as super decorativas, podem ter o formato de coração ou folhas arredondadas. 

Produz pequenas espigas de flores brancas ou creme quando encontram as condições ideais (regas, adubação e luminosidade). 


peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa





2. Peperômia caperata "Rosso"

É uma variação da espécie, onde variam o tamanho das folhas e cores. Os cuidados são os mesmos da Caperata Marrom.

Embora essas plantas não cresçam bem em ambientes escuros, elas podem ser cultivadas com sucesso em iluminação fluorescente. É importante evitar regar em excesso esta variedade de Peperômia. No entanto, você não deve permitir que o solo seque completamente entre as regas. Deixe a parte superior secar entre as sessões de rega.

peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



3. Peperômia argyreia

Peperomia argyreia é comumente referida como Peperômia melancia porque as folhas se parecem com melancias.

Nativa da Mata Atlântica e pouco exigente nos cuidados, ela vai te surpreender com o crescimento rápido. Tudo graças à suculência do caule e das folhas, que precisam de poucos recursos para desenvolver sua estrutura e porte pequeno.

Basta você piscar e lá vem um brotinho cheio de vida. Não é raro que de uma folha caída sobre a terra venha a surpresa de novas raízes trazendo outra pequena peperômia para morar no seu cantinho.

Pouco exigente nos cuidados, ela vai te surpreender com o crescimento rápido. 

peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



4. Peperômia Rainbow 

Peperômia clusiifolia , que é comumente conhecida como  Peperomia Rainbow é uma suculenta nativa do sul da Flórida e da América Central. Suas distintas bordas vermelhas tornam-a um ótimo complemento para qualquer coleção de plantas. 

Esta planta pode ser cultivada em uma ampla variedade de ambientes. Por exemplo, ele pode tolerar condições de pouca luz, mas as cores não serão tão vibrantes. 

 Evite colocar esta planta perto de portas e janelas com correntes de ar, pois não tolera muito bem o frio.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa





5. Peperômia Perciliata

A Peperômia perciliata , também chamada de Peperômia fagerlindii , é um achado raro e não é comumente vendido em viveiros ou lojas grandes.

 Infelizmente, esta planta está ameaçada de extinção em seu habitat natural (Panamá e Colômbia). Se você conseguir colocar as mãos em uma dessas plantas, é melhor colocá-la diretamente na frente de uma janela (de preferência com exposição leste ou oeste). Peperômia perciliata também é um ótimo complemento para terrários, pois é uma planta de baixo crescimento.

peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



6. Peperômia colombiana

Peperômia metallica , comumente referida como Peperômia colombiana, é conhecida por suas folhas vermelhas e brilhantes. É uma planta rasteira com folhas de cor escura. Embora nenhuma planta possa ter folhas verdadeiramente pretas, as folhas escuras de cor vinho desta planta chegam muito perto! A Peperômia metallica cresce melhor em vasos menores, pois gostam de ficar um pouco presos à panela. Essas plantas toleram condições de pouca luz, mas nunca devem ser colocadas sob a luz direta do sol, pois as folhas queimam.

Peperômia colombiana



7. Peperômia Besouro

Peperômia pertence à família Piperaceae e é nativo do Panamá e do Brasil. Estas plantas crescem melhor com luz baixa e média. Ficam muito bem em vasos e terrários. Em condições de alta luminosidade, os caules ficarão com uma cor avermelhada. Como outras Peperômiasela pode ser propagada a partir de estacas de folhas. Simplesmente remova uma folha grande e saudável com seu pecíolo e coloque-a em solo úmido para envasamento. É considerada uma suculenta, mas ainda prefere crescer em solo que fica úmido o tempo todo.


tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa




8. Peperômia verticillata 

Peperômia verticillata é nativa da Bolívia. Suas folhas escuras e tamanho compacto fazem delas uma planta de mesa perfeita. Cresce melhor em luz solar indireta e brilhante - idealmente perto de uma janela voltada para o sul ou oeste. 

Ao contrário de muitas das outras Peperômias nesta lista, essa Peperômia pode suportar alguma luz direta. Permita que o solo seque entre as sessões de rega, pois esta planta é muito sensível ao excesso de água. Para evitar a rega excessiva, coloque esta planta em um vaso com boa drenagem. Adicionar perlita à mistura de solo também melhora a drenagem através do perfil do solo.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



9. Peperômia obtusifolia

Peperômia obtusifoliaé nativa do sul da Flórida, México e Caribe. Na natureza, essa planta cresce como epífita, e não no solo. 

O nome obtusifolia significa folhas rombas, e esta planta é chamada por suas folhas redondas. Esta planta é suculenta e retém água nas folhas.É sensível ao excesso de água. Para evitar a rega excessiva, deixe os 3-4 polegadas superiores do solo secarem completamente entre as sessões de rega. 

Esta planta se dá melhor com luz forte e indireta, mas pode crescer em condições de pouca luz por vários meses. Peperômia obtusifolia ganhou o Prêmio de Mérito Jardim da Royal Horticultural Society.

 

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa


10. Peperômia feltrada

Peperômia incana , comumente conhecida como Peperômia feltrada, é nativa do Brasil. As folhas verde-azuladas desta planta têm uma textura difusa e são macias ao toque. Esta planta atinge uma altura máxima de 6 a 12 polegadas, que é um pouco maior do que outras espécies de Peperômias.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa





11. Peperômia serpens

Em seu habitat natural, esta planta cresce sob as copas das árvores. Ao levar essa peperômia para seu lar, tenha isso em mente. Essas plantas se desenvolvem melhor quando cultivadas perto de uma janela voltada para o leste. Embora esta planta tenha folhas parecidas com suculentas, Peperômia serpens não é uma suculenta. 

Essa planta tem necessidades de rega muito semelhantes às de outras Peperômias. Permita que os 2-3 centímetros superiores do solo sequem completamente entre as sessões de rega. Para evitar problemas de excesso de água, mantenha esta planta em um vaso com orifícios de drenagem. Como outras Peperômias, esta planta é propagada por meio de estacas de folhas.

Peperômia serpens


12. Peperômia rubéola

Peperômia rubéola é uma planta bonita e rasteira com folhas difusas que é endêmica da Jamaica. É um achado bastante raro e não é comumente vendido em lojas / viveiros grandes. 

A Peperômia rubéola atinge uma altura de cerca de dez centímetros e se espalha como uma videira. Esta planta tem folhas menores do que outras espécies de Peperômias. 

Esta espécie anã cresce bem em terrários e em recipientes. Como outras Peperômias e não cresce bem sob a luz solar direta. Ela fica melhor em sombra parcial. Como a planta é nativa da floresta tropical, ela se dá melhor em ambientes úmidos.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



13. Cordão de tartarugas 

Peperômia prostrata , que é comumente conhecida como Cordão de Tartarugas, é outra planta rasteira que é ótima para cultivo dentro de casa e um ótimo complemento para terrários. É uma suculenta, por isso as folhas retêm água.

As folhas marcantes são delicadas e caem da planta com bastante facilidade, por isso é melhor colocar a planta em um local onde não seja batida ou movida. Peperomia prostrata não requer rega frequente. Folhas mofadas são um sinal de excesso de água.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa




14. Peperômia japônica


Peperômia japônica é uma planta rasteira com folhas verdes e caules vermelhos ou verdes. Possui folhas mais grossas do que a maioria das outras plantas pertencentes ao gênero Peperômia .

Peperômia japônica também é uma boa planta de casa e tolera condições de pouca luz melhor do que muitos outros tipos de plantas. 

Se a sua Peperômia japônica ficar pernuda (aumenta o espaço entre as folhas), precisa de mais luz

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa






15. Peperômia orba


 Essa peperômia tem folhas pequenas e redondas que têm uma aparência cerosa e são nativas da América Central. Algumas plantas terão folhas verdes escuras, enquanto outras terão folhas verdes claras / verde-limão. As variedades de verde limão terão alguma variegação ao longo das folhas. Peperômia orba tem requisitos de iluminação e irrigação que são típicos para Peperômias. Esta planta cresce bem em peitoris de janela e tolera condições de pouca luz.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa




16. Peperômia verschaffeltii 

A planta é nativa do Brasil e possui necessidades de rega típicas de outros tipos de Peperômia. Como muitos outros tipos de Peperômia, esta planta pode prosperar em uma ampla variedade de condições de iluminação. No entanto, as folhas podem não ser tão vibrantes em condições de pouca luz. Da mesma forma, muita luz pode fazer com que as veias escuras nas folhas se tornem menos proeminentes. É importante cultivar essas plantas em uma mistura de envasamento porosa e bem drenada.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa





17. Peperômia rotundifolia

É uma planta epíftica nativa das florestas tropicais da América do Sul. Na natureza, eles podem ser encontrados crescendo em fendas nas rochas e em árvores. Essas plantas podem ser cultivadas na maioria das casas e se dão bem em pequenos cestos suspensos para estimular o rastreamento. 

Peperômia rotundifolia é uma boa planta de casa, mas requer umidade adequada. Para atender a essas necessidades, considere colocar esta planta perto de um umidificador de planta. Infelizmente, essas plantas são um tanto difíceis de encontrar nas lojas.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



18. Pimenta de Oração ( Peperomia dolabriformis )

Pimenta de Oração ( Peperomia dolabriformis ) é uma suculenta arbustiva com folhas em forma de vagem de ervilha. 

Peperômia dolabriformis é chamada de Pimenta de Oração porque as folhas verdes claras parecem estar abertas em oração devido a um centro semitransparente verde mais escuro. O caule torna-se lenhoso com a idade. Ela é nativa dos vales quentes do norte do Peru e tem necessidades de água semelhantes às de outras suculentas.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa





19. Peperômia nivalis  

Peperômia nivalis é uma suculenta que cresce até 6 centímetros de altura e é nativa das florestas tropicais do Peru. As folhas verdes e grossas costumam ser variegadas e crescem entre 2,5 e 10 centímetros. Os caules carnudos produzem seiva com perfume de anis. Como outras Peperômias, esta planta prospera em luz brilhante indireta - idealmente perto de uma janela voltada para o norte ou leste. Como outras suculentas, o método de molhar e secar deve ser usado para regar Peperômia nivalis . Este método de rega envolve regar a planta completamente e permitir que o solo seque completamente entre as sessões de rega. Durante o verão, a planta produzirá uma pequena flor que cheira mal se você chegar perto o suficiente da planta.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



20. Peperômia Cupido ( Peperômia scandens ) 

Peperômia Cupido é uma linda planta rasteira com folhas em forma de coração. Esta planta é uma planta epifítica nativa do México e da América do Sul. É uma boa planta de casa e tem requisitos de cuidados típicos das Peperômias. 

Esta planta prefere condições de luz parcial e pode ser cultivada ao ar livre nas  desde que colocada à sombra.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



21. Peperômia puteolata

Peperômia puteolata é nativa da América do Sul. Em seu habitat natural, espalha-se rapidamente pelo solo da floresta. Ele também é uma ótima planta de casa e é adequado para iniciantes em plantas de casa. Como as outras plantas desta lista, Peperômia puteloata se dá melhor em luz indireta. A exposição inadequada à luz forte pode causar crescimento atrofiado. Peperômia puteloata pode ser propagada por meio de estacas de folhas e caules.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



22. Peperômia brasileira ( Peperomia urocarpa )

Peperômia urocarpa , comumente conhecida como Peperomia brasileira, também é conhecida como Peperomia subpubistachya . Apesar do nome, a Peperômia brasileira pode ser encontrada em muitos lugares, incluindo Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Brasil. 

Esta planta é freqüentemente confundida com Peperomia pellucida , mas Peperômia urocarpa tem folhas mais longas.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa


23. Peperômia graveolens

Peperômia graveolens  “Ruby Glow” é um ótimo complemento para escrivaninhas e estantes. É uma boa suculenta para iniciantes e cresce bem com luz filtrada.

Peperômia graveolens 'Ruby Glow' é nativa dos sub-bosques das florestas equatorianas. Como tal, ele se adaptou a condições de pouca luz. Se você teve pouco sucesso com o cultivo de suculentas em sua casa, recomendo que experimente. Estas plantas têm necessidades de rega típicas das suculentas. Como tal, o método de molhar e secar é uma técnica de rega eficaz. Esta planta está adaptada a um clima mais seco, por isso é importante evitar a rega excessiva. Esta planta também requer uma boa drenagem, então eu recomendo adicionar um pouco de perlita à sua mistura de envasamento.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa





24. Peperômia albovittata 

Peperômia albovittata , comumente conhecida como Piccolo Banda, é uma cultivar desenvolvida na Holanda. Como muitas das outras plantas desta lista, é uma planta de casa popular e as folhas são semelhantes às da  peperômia melancia

Ela pode tolerar a luz solar direta durante as horas da manhã e durante o inverno, mas a luz solar direta e quente pode queimar as folhas. Esta espécie de Peperômia é semi-suculenta. Como resultado, as poucas polegadas superiores do solo devem secar entre as sessões de rega. Como outras Peperômias, Piccolo Banda pode ser propagada por meio de estacas de folhas e caules. Demora cerca de oito semanas para esta planta enraizar.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa



25. Peperômia  “Fuzzy Mystery”

Peperômia “Fuzzy Mystery” é um tipo sem nome de Peperômia que se tornou cada vez mais popular. Como você pode imaginar pelo nome, as folhas têm uma textura macia e difusa. A coloração das folhas é semelhante a outros tipos de Peperômia. Existem vários varejistas online que vendem esta planta.

tipos de peperômias que são ótimas para cultivo dentro de casa


Aproveite e leia também:

01. Conheça a Suculenta Carpete Dourado




Nenhum comentário:

Postar um comentário