63 maneiras de usar limão em casa - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

63 maneiras de usar limão em casa

Seja para temperar carnes e saladas ou fazer suco, o limão está presente em boa parte das casas brasileiras. É uma fruta deliciosa e perfumada e do gosto talvez se goste ainda mais, em deliciosas receitas de mousse, torta, suco – e a imbatível caipirinha. 



Mas você sabia que ele também é um ótimo “quebra-galho”? Descubra a seguir como ele pode ser usado para diversos fins como limpeza, remoção de manchas, receitas de beleza e até mesmo para a brincadeira das crianças.
Isso mesmo... o limão tem mil e uma utilidades surpreendentes.


63 maneiras de usar limão em casa


Acompanhe:

Uso do limão na limpeza:


63 maneiras de usar limão em casa

1. Geladeira 
 Para desodorizar a geladeira e deixar um cheirinho fresco no interior dela, o recomendado é colocar meio limão para cima em um pratinho ou então um chumaço de algodão embebido no sumo do limão, lembrando de trocá-lo uma vez por semana. 

2. Micro-ondas 
 Para limpar até as manchas mais difíceis do interior do micro-ondas, coloque nele um recipiente com sumo ou rodelas de limão e água até a metade. Deixe de três a cinco minutos em potência máxima e, depois de desligado, deixe o aparelho fechado por cinco minutos. Finalmente, limpe o interior do micro-ondas com um pano úmido ou papel toalha. De quebra, o aparelho vai ficar com um perfumado. 

3. Liquidificador 
Para limpar e afiar as lâminas do liquidificador, coloque no aparelho rodelas de limão congeladas e ligue-o por alguns minutos.


63 maneiras de usar limão em casa


4. Pratos e panelas 
 Para remover gordura de pratos e panelas, coloque duas colheres de sopa de sumo de limão no detergente e lave a louça normalmente. 

5. Tábua de corte 
Para higienizá-la esfregue meio limão na superfície da tábua, deixe o sumo agir durante a noite e lave-a na manhã seguinte. Já para tirar manchas de gordura da tábua, esfregue nela sal e depois meio limão. 

6. Potes plásticos 
Mergulhe os recipientes em uma mistura de água e suco de limão para remover odores e manchas. Pode-se acrescentar ainda bicarbonato de sódio e esfregar os itens, que depois devem ser enxaguados e deixados para secar. 



7. Ralador 
O ralador é um utensílio difícil de limpar, mas pode ter os resíduos e a gordura eliminados se meio limão for esfregado por dentro e por fora do acessório. 

8. Chaleira 
 Para limpar a chaleira, ferva nela o sumo de meio limão e dois copos de água, deixando o líquido esfriar antes de enxaguá-la. 

9. Pia 
Para limpar a parte metálica da pia, faça uma pasta consistente com sal e sumo de limão, aplique-a nela, esfregue com uma bucha vegetal e enxágue a área. 

10. Ralo 
Para desentupi-lo e facilitar o escoamento da água, despeje nele uma mistura de sumo de limão com bicarbonato de sódio.


63 maneiras de usar limão em casa


11. Cesto de lixo 
Para neutralizar os maus odores desses recipientes, basta colocar cascas de limão dentro deles. Outras áreas onde haja acúmulo de lixo podem ter o mau cheiro eliminado com a aplicação de uma mistura do sumo de um limão com algumas colheres de chá de bicarbonato de sódio nos locais afetados, de preferência com a ajuda de um pano.  

12. Triturador de lixo 
Para limpar e desodorizar facilmente o triturador de lixo, jogue nele os restos de limões usados na cozinha. Outra possibilidade é jogar pelo encanamento um litro de água quente com meia xícara de sumo de limão.

13. Forno 
Para limpar o forno, esfregue no interior dele uma mistura de suco de limão e bicarbonato de sódio, deixe repousar por 15 minutos e depois limpe com um pano limpo. A receita serve também para o vaso sanitário. 

14. Torneiras 
Para limpar as torneiras (da cozinha e de outros locais da casa), encharque um pano de algodão em sumo de limão coado e passe nelas. Deixe atuar por 10 minutos e depois retire o líquido com água morna ou pano úmido. 


63 maneiras de usar limão em casa


15. Limpeza das mãos 
Uma mistura de limão com vinagre é infalível para tirar as manchas de frutas das mãos, mas após a aplicação e antes de sair ao ar livre elas devem ser lavadas com sabonete por causa da reação do limão com o sol.

16. Panela em banho-maria 
Para não escurecer a panela em banho-maria, coloque rodelas de limão na água. O mesmo princípio funciona para panelas e chaleiras escuras e manchadas: ferva nelas o suco de meio limão e algumas rodelas com dois copos de água, deixe-as esfriar totalmente, esvazie-as e finalmente enxague-as. 

17. Pia de mármore 
A pia de mármore poroso, tão difícil de limpar, pode ser limpa facilmente ao se esfregar nela meio limão coberto com sal e, em seguida, enxaguá-la. Mas só use o limão em último caso, pois o ácido do limão pode danificar o mármore. 



18. Tire as manchas de metais
Diga adeus às peças escurecidas de bronze, cobre ou aço inoxidável. Prepare uma pasta de suco de limão-siciliano e sal (ou substitua o sal por bicarbonato de sódio) e cubra a área afetada. Deixe agir por 5 minutos. Depois lave em água morna, enxágue e seque dando polimento.
Use a mesma mistura para limpar pias metálicas de cozinha. Aplique a pasta, esfregue delicadamente e lave.

19. Limpeza da banheira 
Para limpar a banheira de forma eficiente e natural, basta misturar partes iguais de água e sumo de limão e esfregar a mistura na sujeira das paredes. As manchas amareladas da banheira e da pia brancas desaparecem se for esfregado limão na área, deixando agir por 30 minutos. Depois, é só passar sabão e enxaguar bem. 


63 maneiras de usar limão em casa


20. Limpeza do vaso sanitário 
Para limpar e desinfetar o vaso sanitário por dentro e por fora, misture uma xícara de bórax em pó e uma xícara de suco de limão.  Outra forma de fazer a mesma coisa é passar em ambos os lados do vaso uma mistura de limão com sal e, se quiser, bicarbonato de sódio. 

21. Limpeza de azulejos 
Para limpar e desengordurar azulejos (no banheiro, mas também na cozinha), aplique sumo de limão com vaporizador ou esponja na área a ser limpa, deixe o líquido agir e depois enxugue com um pano limpo úmido. 

22. Manchas de sabão 
Para eliminar manchas de sabão que aparecem em torneiras, chuveiros, banheiras e paredes do banheiro, esprema limão diretamente nelas, deixando descansar por alguns minutos e depois limpando a área. 



23. Limpeza de rejuntes 
Para limpar os rejuntes dos azulejos ou dos pisos, faça uma pasta fina com duas colheres de chá de creme de tártaro e de suco de limão, aplique a pasta nos rejuntes, esfregue com uma escova de dentes velha e enxágue. 

24. Boxe do banheiro 
Os resíduos de sabão do boxe do banheiro podem ser eliminados ao esfregar nele meio limão e depois limpar normalmente. Se estiverem muito difíceis de tirar, faça uma mistura de limão, vinagre e água, aplicando na área e limpando-a repetidamente até as manchas sumirem. 

25. Mancha de ferrugem
 Se o problema for as manchas de ferrugem, misture bórax e sumo de limão e aplique essa mistura nas manchas de ferrugem, deixando agir por duas horas e, em seguida, esfregando a área. 



Uso do limão como desodorizador 


63 maneiras de usar limão em casa


26. Desodorizador de ambientes 
Prepare o seu próprio desodorizador de ambientes, que também funciona como um umificador para os dias mais secos. Se tiver um fogão a lenha, ponha uma panela ou tigela de ferro fundido esmaltado no fogo, encha-a com água e acrescente casca de limão (e/ou de laranja), paus de canela, cravos e casca de maçã. Não tem fogão a lenha? Use o fogão comum, deixe a água ferver e cozinhe em fogo baixo.

27. Neutralize o cheiro da caixa de areia 
Não é preciso usar um spray para neutralizar o odor desagradável da caixa de areia do gato ou o do banheiro. Corte alguns limões ao meio e coloque-os, com o lado cortado para cima, sobre um prato no cômodo em questão. Logo, logo o ambiente terá um refrescante odor cítrico.



28. Desodorize o umidificador 
Quando o umidificador começar a adquirir um cheiro estranho, desodorize-o com facilidade: ponha 3 ou 4 colheres de chá de suco de limão na água. Isso não apenas eliminará o odor como o substituirá por uma fragrância refrescante de limão. Repita a operação a cada duas semanas para evitar que o cheiro desagradável retorne.

29. Elimine o odor da lareira

Não existe nada mais aconchegante numa noite fria de inverno que o calor do fogo na lareira – a menos que o cheiro não seja bom. Na próxima vez que o fogo trouxer um cheiro desagradável ao ambiente, tente jogar alguns pedaços de casca de limão nas chamas. Ou, como medida preventiva, queime um pouco de casca de limão com a lenha.


Uso do limão para afastar insetos:


63 maneiras de usar limão em casa


30. Afaste os insetos da cozinha - Não é preciso usar inseticida ou armadilhas para se livrar das formigas. Faça um tratamento com limão. Primeiro, esprema um pouco de suco de limão na soleira das portas e nos peitoris das janelas. Depois, ponha o suco em todos os buracos e rachaduras para onde se dirigem as formigas. Por fim, espalhe algumas pequenas fatias de casca de limão em volta da porta de entrada. As formigas entenderão a mensagem de que não são bem-vindas.




Uso do limão nas roupas:


63 maneiras de usar limão em casa


31. Use para alvejar tecidos delicados 
A água sanitária comum pode fazer com que o ferro contido na água se precipite para o tecido, deixando manchas. Para que um alvejante não provoque manchas, deixe as roupas delicadas de molho numa mistura de suco de limão-siciliano e bicarbonato de sódio por pelo menos 1 hora antes de lavar.

32. Aumente a potência do sabão em pó
Para remover ferrugem e outras manchas de camisetas, calcinhas e cuecas de algodão, ponha 1 xícara de suco de limão-siciliano na máquina de lavar durante o ciclo de lavagem. A ação alvejante natural do suco tira as manchas e deixa um cheiro refrescante nas roupas.

33. Remova as manchas das axilas nas camisas
Você pode remover as feias manchas embaixo dos braços de camisas e blusas simplesmente esfregando-as com uma mistura de partes iguais de suco de limão-siciliano (ou vinagre branco) e água.



34. Tire o mofo de roupas e assessórios
Você tira do armário aquelas roupas guardadas há algum tempo e descobre que algumas peças estão com manchas de mofo. Para livrar-se do mofo das roupas, prepare uma pasta de suco de limão-siciliano e sal e esfregue-a na área afetada, depois deixe as roupas secarem ao sol. Repita o processo até a mancha sumir. Também funciona bem com manchas de ferrugem nas roupas.

35. Branqueie roupas
Diluído ou puro, o suco de limão-siciliano é um alvejante de tecidos seguro e eficaz quando misturado à água da lavagem. As roupas também ficam com um cheirinho refrescante de limão.



Uso do limão nos alimentos:


63 maneiras de usar limão em casa


36. Cheiro de repolho e de gordura 
 Para evitar o cheiro forte do repolho na hora de cozinhar, coloque algumas rodelas de limão na água. De quebra, o limão vai tirar o cheiro de gordura do ar. 

37. Conservação de alimentos 
 O limão é muito bom conservante de alimentos. Basta colocar umas gotinhas no abacate e outras frutas, assim como nas saladas, em especial quando há alface. Uma casca de limão trocada sempre que secar também é perfeita para conservar sem engrossar ou empedrar o açúcar mascavo em um recipiente hermeticamente fechado.  



38. Escurecimento de batata e couve-flor 
 Ao cozinhar esses alimentos, adicione uma colher de chá de sumo de limão.

39. Arroz soltinho 
Para o arroz ficar bem soltinho e não grudar no fundo da panela, coloque um pouco de água fria com gotas de limão quando a primeira água do cozimento estiver secando. Outra dica para um bom preparo do arroz é lavar os grãos com limão e sal antes de levá-los ao fogo. 

40. Tirar sal do feijão 
Se o feijão ficou muito salgado, acrescente algumas gotas de limão à panela e deixe os grãos ferverem bastante. 

41. Reaproveitamento de óleo 
se você quiser reaproveitar o óleo usado na fritura do peixe, elimine o cheiro dessa carne do óleo: deixe-o esfriar e depois pique pedacinhos de limão na panela, enquanto a aquece novamente. 

42. Escurecimento de frutas 
Para evitar que frutas como maçã e pera escureçam depois de cortadas, coloque-as em um recipiente com água e algumas gotas de limão ou borrife o limão diretamente nelas. O limão também pode ser colocado diretamente na parte cortada de frutas como banana e abacate que não vão ser consumidas logo. E se quiser deixar as frutas prontas antes de um jantar sem que elas escureçam, esprema limão nelas, em especial o abacate e a salada de frutas.

43. Conservação de alface 
 Para evitar que a alface fique murcha, mergulhe as folhas dela em água gelada com sumo de limão por uma hora. 

44. Tempero de carnes
 Qualquer tipo de peixe, depois de pronto, combina com o sabor do limão, assim como a carne de vaca, de preferência misturada com ervas. Já a carne de frango ficará mais macia e saborosa se um limão cortado ao meio for colocado dentro dele. 


63 maneiras de usar limão em casa


45. Suco de limão congelado 
Um toque especial pode ser dado ao copo de água, à limonada ou ao refrigerante de cola com pedrinhas de gelo feitas com suco de limão.

46. Evite que a batata escureça
Batata e couve-flor tendem a escurecer quando fervem, especialmente quando há convidados para o jantar. Para ter certeza de que os legumes claros continuarão claros, esprema uma colher de chá de suco fresco de limão-siciliano na água do cozimento.

47. Mantenha a cor do guacamole
Depois de passar o dia inteiro preparando guacamole para uma grande festa, você não quer que ele escureça na superfície antes de os convidados chegarem. A solução: salpique uma quantidade generosa de suco fresco de limão por cima e ele vai permanecer fresco e verde. O sabor do suco de limão é um complemento natural para o abacate do guacamole.
Você pode preparar a salada de frutas com horas de antecedência também: esprema um pouco de suco de limão sobre as fatias de maçã e elas permanecerão bem branquinhas.



48. Deixe a folha de alface fresca novamente
Não jogue fora a folha de alface murcha. Com um pouco de suco de limão, você pode usá-la na salada. Ponha o suco de meio limão numa tigela com água fria. Depois, ponha a alface murcha na água e leve à geladeira por 1 hora. Seque bem as folhas antes de usá-las em saladas ou sanduíches.

Uso do limão nas brincadeiras com as crianças:


63 maneiras de usar limão em casa


49. Brinque com as crianças
As crianças adoram enviar e receber mensagens secretas, e quer maneira melhor do que escrevê-las usando tinta invisível?
Tudo o que precisam é de suco de limão-siciliano para usar como tinta, um cotonete para escrever e uma folha de papel branco. Quando a tinta secar e as crianças estiverem prontas para ler a mensagem invisível, faça com que segurem o papel contra a luz de uma lâmpada. O calor tornará bege a parte escrita, possibilitando a leitura da mensagem. Tome cuidado para que não aqueçam demais o papel, pois ele pode queimar.

50. Transforme o limão numa bateria com seus filhos
Ela não vai dar partida no carro, mas vocês vão sentir a corrente elétrica na língua. Role o limão contra uma superfície lisa para “ativar” o suco. Depois faça dois pequenos cortes com cerca de 1,25 cm de distância entre eles. Coloque uma moeda de cobre em um dos cortes e uma moeda de prata no outro. Depois, encoste a ponta da língua nas duas moedas ao mesmo tempo. Você vai sentir um toque de eletricidade.
Veja como funciona: o ácido do limão reage de forma diferente com cada um dos tipos de metal. Uma moeda contém cargas elétricas positivas, e a outra, negativas. As cargas elétricas criam uma corrente. A língua conduz as cargas, provocando a corrente de uma pequena quantidade de eletricidade.


Uso do limão nos cuidados pessoais:


63 maneiras de usar limão em casa


51. Clareie manchas de idade
Antes de comprar cremes caríssimos para clarear manchas indesejáveis, experimente o seguinte: aplique suco de limão-siciliano diretamente na área com um cotonete, deixe descansar por 15 minutos, depois enxágue bem a pele. O suco de limão é um agente clareador da pele eficaz. Mas cuidado: limão na pele e exposição ao sol podem resultar em queimaduras graves!

52. Limpe e clareie as unhas
Cuide das unhas sem auxílio da manicure. Adicione o suco de 1⁄2 limão-siciliano a 1 xícara de água morna e deixe os dedos imersos na mistura por 5 minutos. Depois de empurrar as cutículas, esfregue um pouco da casca de limão nas unhas.



53. Refresque o hálito
Faça um bochecho improvisado usando suco de limão. Depois de bochechar o suco, engula-o para prolongar a sensação refrescante na boca. O ácido cítrico do suco altera o pH da boca, matando as bactérias que causam mau hálito. Depois de alguns minutos, faça um bochecho com água para retirar o suco, pois a exposição prolongada ao ácido do limão pode danificar o esmalte dos dentes.

54. Elimine a caspa
Se sua cabeça estiver coçando por causa da caspa, o alívio pode estar na geladeira. Faça uma massagem no couro cabeludo com 2 colheres de sopa de suco de limão-siciliano e enxágue com água. Depois, misture 1 colher de chá de suco de limão em 1 xícara de água e lave o cabelo com essa solução. Repita o procedimento diariamente até a caspa desaparecer. Você estará livre da coceira na cabeça, e os cabelos ficarão com cheirinho de limão.

55. Amacie cotovelos ressecados
É bastante desagradável ter cotovelos ressecados e irritados. Eles ficarão bem melhor depois de algumas sessões do seguinte tratamento: misture bicarbonato de sódio e suco de limão-siciliano até obter uma pasta abrasiva. Depois esfregue a pasta no cotovelo para aliviar, amaciar e esfoliar a pele.

56. Desinfete cortes e arranhões
Estanque o sangramento e desinfete pequenos cortes e arranhões. Aplique algumas gotas de suco de limão diretamente sobre o corte ou use um pouco de algodão, segurando-o firmemente sobre o local por um minuto.



57. Alivie a urticária
Você não precisa tomar um banho de loção antialérgica da próxima vez que entrar em contato com plantas irritantes. Aplique uma forte solução de limão-siciliano com água diretamente na área afetada para aliviar a coceira e diminuir a irritação.

58. Dê um trato a mãos ásperas e pés doloridos
Não é preciso muito trabalho para cuidar das extremidades. Se tiver mãos ásperas ou pés doloridos, lave-os com uma solução de partes iguais de suco de limão e água, depois massageie com azeite de oliva e seque com um pano macio.


63 maneiras de usar limão em casa


59. Remova verrugas
Você tentou inúmeros procedimentos para livrar-se das verrugas e nada parece funcionar. Da próxima vez, tente o seguinte: aplique um pouco de suco de limão-siciliano diretamente sobre a verruga, com um cotonete. Repita a operação por vários dias até a acidez do suco de limão consumir a verruga por completo.

60. Brilho no cabelo 
Se você tem cabelos claros e quer lhes dar mais brilho, pode colocar neles uma pequena quantidade de sumo de limão e ficar uma hora sob o sol. Cuidado para não deixar traços de limão no rosto ou nas mãos.

61. Cabelo macio e suave 
Para deixar seu cabelo mais macio e suave, aplique nele uma mistura de suco de limão e água morna, deixando-a agir por alguns minutos e depois enxaguando-o também com água morna.  



62. Desodorante natural
 O limão pode ser um desodorante natural, bastando passar a face externa de meio limão nas axilas. Mas não se exponha ao sol depois de utilizar o limão dessa maneira.

63. Pele 
Para limpar, tirar manchas e esfoliar a pele do rosto, lave-o com um copo de suco de limão antes de dormir. Pela manhã, lave bem o rosto para eliminar qualquer vestígio de limão. 

Fontes:
selecoes.com.br
homify.com.br

Imagens:
Google.com

Aproveite e leia também:


01. Benefícios do chá de caroço de abacate para a saúde




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também: