A “loucura” geral por suculentas tem feito aumentar a produção das plantinhas, as fotos dessas no Instagram e impulsiona até mesmo as mentes de engenheiros ligados à tecnologia.
Hexa é o nome do robô que vai acabar com a morte das plantas de donos esquecidos.
Hexa é o nome do robô que vai acabar com a morte das plantas de donos esquecidos.
Desenvolvido por Tianqi Sun, CEO da empresa de robótica Vincross, o objeto com formato de aranha tem como função cuidar da planta que alberga na sua cabeça.
Imagem: Gazeta do Povo |
Concebida através da modificação de um robô já existente, o trabalho eleva-se a arte, ao invés só da funcionalidade.
Tianki disponibilizou a alteração feita no passado ano, contudo, apenas teve atenção após a publicação de um artigo no The Verge, este mês. No artigo, o CEO revela que se inspirou num girassol, que morreu por não estar perto dos outros girassóis, ao sol.
E agora a parte mais fofa: mais do que um guia para a luz do sol, o Hexa avisa o “seu humano” quando a suculenta precisa de água fazendo uma dancinha.
O empresário contou que o projeto nasceu a partir da morte prematura de um girassol, que precisava apenas mover-se alguns centímetros por dia para pegar mais sol. “O girassol morreu por causa de sua limitação por natureza. Enquanto isso, nós humanos usamos tecnologia o tempo todo para quebrar nossas limitações naturais. A planta não pode andar pela natureza, mas pode andar com tecnologia”, resumiu.
Tianki percebeu que, se o girassol se pudesse mover um pouco que fosse, ele teria sobrevivido. Por isto, decidiu criar um robô que atendesse às necessidades das plantas.
Hexa pode mover a sua planta para a luz ou para a sombra e, uma vez exposto à luz solar, pode girar, de modo a permitir uma melhor exposição à planta.
Quando precisa de água, o robô bate com os pés, quando está feliz, dança, embora seja ainda desconhecida a razão da sua felicidade e brinca com os seres humanos. |
O Hexa é um robô programável, parecido com uma aranha ou um caranguejo, que é ao mesmo tempo amigável e robusto. A versão adaptada para as suculentas não estará disponível para venda, mas Tianqi estuda colocar o modelo no mercado. A versão básica do Hexa (sem entrega para o Brasil) custa 949 dólares (cerca de R$ 3.665).
Nenhum comentário:
Postar um comentário