O yarnbombing (termo em inglês para bombardeio de fios) também é conhecido por diferentes nomes: yarn storming, guerilla knitting, urban knitting ou graffiti knitting.
É uma intervenção artística que invadiu as ruas do mundo, trazendo cor, alegria e trabalho artesanal com fios, adornando estátuas, pontes, árvores, bicicletas, ônibus e muito mais.
A princípio, tudo começou no Texas, em 2006, com a artista têxtil Magda Sayeg. Sem saber o que estaria influenciando, ela apenas começou a transformar o caminho que via todos os dias, sua vizinhança. Envelopou a maçaneta de seu ateliê, uma placa de pare na rua, árvores, e a cada ação sua as pessoas tinham reações curiosas e animadas com aquelas intervenções.
Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades
As intervenções tornaram-se um grande movimento no mundo todo, principalmente por meio das redes sociais, como uma forma de arte pública elaborada pela comunidade. Um dos grupos que realiza essas intervenções e que se tornou muito popular é o grupo inglês Knit the City.
Hoje, qualquer pessoa pode fazer seu próprio yarnbombing. A única regra é escolher o local, pedir permissão para as autoridades locais e remover o trabalho, quando estiver sujo ou deteriorado.
Dia 11 de junho foi denominado o Dia Internacional do yarnbombing.
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
04.
Nenhum comentário:
Postar um comentário