Analytics.setUserProperty("true", forName: AnalyticsUserPropertyAllowAdPersonalizationSignals) Pra Quem tem Estilo APRENDA EM 06 PASSOS COMO CUIDAR DA ORQUÍDEA QUE VOCÊ GANHOU DE PRESENTE - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

segunda-feira, 9 de maio de 2022

APRENDA EM 06 PASSOS COMO CUIDAR DA ORQUÍDEA QUE VOCÊ GANHOU DE PRESENTE

  Você acabou de ganhar uma orquídea linda. Embalada para presente, com laços, papéis lindos, celofane...e  você quer que esta beleza dure o máximo possível, certo? 


As orquídeas são consideradas as plantas mais evoluídas do mundo por se adaptarem a diversos habitats. O único lugar no mundo que não possui exemplares dessa espécie é na Antártida devido ao frio extremo. Por serem plantas com flores maravilhosas, são muito usadas como presentes. 


Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades


As dicas a seguir vão ajudar quem tem uma orquídea plantada em vaso. Confira!

01. Identifique qual o gênero de sua orquídea


O gênero das orquídeas é muito vasto, no entanto, poucas são consideradas de valor comercial (presentes). As mais comercializadas são (nome popular): Cimbidio, Falenopsis, Catiléia, Híbridos, Chuva de Ouro, Olho de boneca, Sapatinho. Destas, a cimbidio e sapatinho são terrestres, são plantas que vivem na terra, suas raízes são utilizadas para absorção de nutrientes e, portanto, o seu meio de crescimento tem que possuir terra ou outro composto orgânico misturado a pedriscos, casca de pinus, coxim, etc



É importante, antes de qualquer coisa, identificar qual é a planta presenteada. Pois esse passo irá determinar o tipo de substrato a ser utilizado no replantio. O gênero das orquídeas é muito vasto, no entanto, poucas são consideradas de valor comercial (presentes). As mais comercializadas são (nome popular): Cimbidio, Falenopsis, Catiléia, Híbridos, Chuva de Ouro, Olho de boneca, Sapatinho. Destas, a cimbidio e sapatinho são terrestres, são plantas que vivem na terra, suas raízes são utilizadas para absorção de nutrientes e, portanto, o seu meio de crescimento tem que possuir terra ou outro composto orgânico misturado a pedriscos, casca de pinus, coxim, etc. As outras, são epífitas, são plantas que possuem raízes para sustentação, com baixa capacidade de absorção de nutrientes e podem ser amarradas em arvores ou plantadas em vasos com substrato para orquídeas. 

Descubra qual é a sua Clicando Aqui



02. Como deve ser feito a rega da orquídea?

Sendo uma espécie que aprecia umidade, a orquídea precisa de rega diária, mas sem encharcar a planta. Não é indicado o uso de um prato com água embaixo. Uma dica muito importante é colocar o dedo no substrato e ver como ele sai: se o dedo ficar limpo é porque a planta precisa de mais água; se sair sujo de terra é porque a orquídea está úmida e não necessita de regas no momento.


Como deve ser feito a rega da orquídea? Sendo uma espécie que aprecia umidade, a orquídea precisa de rega diária, mas sem encharcar a planta. Não é indicado o uso de um prato com água embaixo. Uma dica muito importante é colocar o dedo no substrato e ver como ele sai: se o dedo ficar limpo é porque a planta precisa de mais água; se sair sujo de terra é porque a orquídea está úmida e não necessita de regas no momento.



03. E quanto à luminosidade para orquídeas?

A orquídea adora luz, tanto em ambientes internos como externos, mas cuidado: ela não deve ser exposta ao sol forte diariamente, pois assim diminuirá sua vida. Para quem mora em apartamento, o indicado é deixar a planta perto da janela ou lugares que tenham mais luz natural e ventilação.


A orquídea adora luz, tanto em ambientes internos como externos, mas cuidado: ela não deve ser exposta ao sol forte diariamente, pois assim diminuirá sua vida. Para quem mora em apartamento, o indicado é deixar a planta perto da janela ou lugares que tenham mais luz natural e ventilação




04. Como deve ser feito a adubação e qual o vaso certo para cultivar orquídea?

Simplicidade é a palavra certa quando se fala em orquídeas. Para a adubação, você pode utilizar uma mistura feita de folhas decompostas e matéria orgânica ou até mesmo optar por produtos próprios para as orquídeas, encontrados facilmente em floriculturas ou grandes supermercados.


Como deve ser feito a adubação e qual o vaso certo para cultivar orquídea? Simplicidade é a palavra certa quando se fala em orquídeas. Para a adubação, você pode utilizar uma mistura feita de folhas decompostas e matéria orgânica ou até mesmo optar por produtos próprios para as orquídeas, encontrados facilmente em floriculturas ou grandes supermercados



05. Devo replantá-la na terra ou substrato?

Depois que a planta for identificada. Vamos preparar o seu meio de crescimento. As epífitas não gostam de terra, podem até demonstrar um crescimento, a curto prazo, mas acabam definhando, pois suas raízes também possuem a capacidade de realizar a fotossíntese (ponta das raízes) e auxiliam na alimentação da planta (metabolismo vegetal), a terra ou outro composto fino, acaba entupindo estas raízes o que prejudica o seu crescimento. Já as terrestres possuem raízes grossas, chamadas tuberosas que são próprias para absorção de nutrientes, dessa forma é importante que haja nutrientes misturados a essa terra ou condicionador de solo e, no caso do cimbidium, casca de pinus e coxim, para aumentar a retenção de umidade.


+ de 8 ideias para cultivar orquídeas 


Após o termino da Floração, é importante fazer o replantio. As orquídeas possuem uma grande formação de raízes e com isso, a maioria dos vasos não possuem mais lugar para o crescimento radicular. Além disso, as plantas presenteadas são decoradas com produtos que embelezam o vaso, mas que não participam do crescimento radicular por estarem fora do vaso. Essa decoração pode ser Biobric, Casca de Pinus, esfagno, pedriscos, etc.


Técnica de como fazer sua orquídea florir


Após o termino da Floração, é importante fazer o replantio. As orquídeas possuem uma grande formação de raízes e com isso, a maioria dos vasos não possuem mais lugar para o crescimento radicular. Além disso, as plantas presenteadas são decoradas com produtos que embelezam o vaso, mas que não participam do crescimento radicular por estarem fora do vaso. Essa decoração pode ser Biobric, Casca de Pinus, esfagno, pedriscos, etc.





Na escolha do vaso, opte pelos de barro ao invés de plástico, pois eles têm mais porosidade e drenam melhor a água. Caso escolha de plástico, é preciso ficar atento para não encharcar a planta.


Para retirar a planta do vaso, deve-se segurar a base da planta, rente ao substrato e puxar devagar para que as raízes soltem do vaso. Se você sentir uma leve dificuldade, o vaso pode ser apertado nas laterais ou cortado com uma faca ou tesoura (vasos de plástico). O vaso a ser escolhido para receber a planta deve ser 2 a 3 vezes maior, assim a planta terá mais espaço para desenvolver e crescer.


Para realizar o plantio, deve-se fazer a drenagem do vaso com manta bidim, britas, cascalho, cacos de telha, etc. Colocar o substrato no fundo do vaso, até a altura do vaso, colocar a planta, preencher as laterais com o substrato e pressionar com os dedos para que a planta fique firme. Para plantas epífitas, o plantio deve ser feito na borda do vaso, abrindo espaço para o crescimento linear da planta. No entanto, para plantas terrestres, o plantio deve se feito no centro do vaso, essas plantas crescem de forma arredondada como touceiras.



06. Replantei minha orquídea em um novo vaso, mas ela está definhando. O que faço?

Mesmo após o replantio do vaso ainda há risco da planta paralisar o crescimento, definhar e até morrer. Como a planta passou grande parte da vida recebendo nutrientes através da água, ela se tornou dependente desses nutrientes, dessa forma é importante que, após o replantio seja iniciada uma adubação foliar, deixando cair a solução no vaso, a cada 7 ou 15 dias para garantir o crescimento saudável da planta e dessa forma, a produção vigorosa de raízes, folhas e flores.


Orquídea Amarelando? Veja o que fazer.


Replantei minha orquídea em um novo vaso, mas ela está definhando. O que faço? Mesmo após o replantio do vaso ainda há risco da planta paralisar o crescimento, definhar e até morrer

Aproveite e leia também:

01. + de 8 ideias para cultivar orquídeas 

02. Pulgões? APRENDA A FAZER ESSES 5 REMÉDIOS NATURAIS 

03. Orquídea Amarelando? Veja o que fazer.

04. Técnica de como fazer sua orquídea florir

Benefícios da Casca de Banana para as Orquídeas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE AQUI