Pra Quem tem Estilo Fake News: É falso que caixões vazios estão sendo enterrados no Amazonas - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Fake News: É falso que caixões vazios estão sendo enterrados no Amazonas

Circula nas redes sociais uma fotografia mostrando uma trincheira com diversos caixões enfileirados no Amazonas. A legenda diz: 

“Estão enterrando caixões vazios para causa pânico a população do amazonas. Denunciaram hoje no jornal da Band”




Nós do praquemtemestilo.com não sabemos explicar o porque desse tipo de Fake News circular pelas redes sociais, se é por disputa política, por pura maldade ou por burrice (desculpem a expressão). Nosso principal foco é o incentivo a sustentabilidade, a reciclagem e reúso, o consumo consciente e artesanato, mas também focamos na saúde e o que está acontecendo no mundo atualmente não é  brincadeira para que tais "molequices" espalhem terror na população. Isso é um crime contra a Saúde Psicológica do Povo. Já não basta nossas rotinas terem mudado completamente, pessoas sem ganhar seu pão de cada dia, passando por dificuldades financeiras? O que precisamos é de incentivo aos cuidados com nossa saúde e meio ambiente, precisamos orar mais, ler a bíblia, mas não usá-la para explicar suas Fake News.  Mais respeito por favor!

Fake News: É falso que caixões vazios estão sendo enterrados no Amazonas



Porém, como isso vem afetando pessoas próximas a nós, afetando a cabeça de nossa família, amigos e vizinhos resolvemos  pesquisar tal notícia e encontramos a seguinte informação numa verificação feita pela agência Lupa:

Fake News: É falso que caixões vazios estão sendo enterrados no Amazonas




A publicação foi feita no dia 21 de abril. Na edição do Jornal da Band anterior à publicação, do dia 20, e nas duas edições posteriores, do dia 21 e dia 22, não foram encontradas reportagens “denunciando” caixões vazios em cemitérios do Amazonas.

Por WhatsApp, a direção da Band Amazonas disse a esse site de verificação de fake news "Lupa" que “não publicou nada acerca” de caixões vazios, e classificou o post como “fake news”. 





“Fizemos uma reportagem sobre valas comuns que estavam sendo feitas pela prefeitura para enterrar vítimas de Covid-19. (…) Mas não [fizemos] texto nem narração falando de caixões vazios”, disse a direção. 

Fake News: É falso que caixões vazios estão sendo enterrados no Amazonas


Em nota, a Prefeitura de Manaus, que é a responsável pelos cemitérios, afirmou que “não procede a informação que caixões estão sendo enterrados vazios”. A prefeitura também disse ter entrado em contato com a emissora. De acordo com eles, a direção informou que “não foi publicada notícia com essa informação”.
Fake News: É falso que caixões vazios estão sendo enterrados no Amazonas

Segundo a Prefeitura de Manaus, o número de sepultamentos mais do que triplicou nos últimos dias, saltando de uma média diária de 30 enterros para mais de 100 por dia. Por conta da alta demanda, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) adotou o sistema de trincheiras no cemitério Nossa Senhora Aparecida. Esse é o único cemitério público com capacidade para receber novas covas, fazendo com que o sepultamento só possa ser realizado em outro cemitério caso a família já possua sepultura no local.
Até quarta-feira (22), o estado do Amazonas tinha 2.479 casos confirmados e 206 mortes por Covid-19. Na capital Manaus, eram 1.958 casos e 173 óbitos. Esses números não incluem casos suspeitos. O estado tem a proporção mais alta de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o país: cerca de 62 a cada 100 mil habitantes.
Aproveite e leia também:

01. Fake News: Mensagens que acusam máscaras importadas de contaminação são falsas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE AQUI