Ter plantas na decoração interna é trazer harmonia e beleza ao ambiente – elas proporcionam uma sensação de relaxamento, acolhimento e até ajudam a purificar o ar.
Num escritório, por exemplo, elas ajudam a aliviar o estresse e servem como pontos de fuga para o olhar, relaxando a mente.
O local exato de cada planta depende de cada ambiente. Mas de forma geral elas podem ficar em vasos no chão, na parede, sobre os móveis ou até pendurados no teto. Podem ser usadas também plantas alimentícias, criando pequenas hortas na cozinha ou na varanda, por exemplo.
Uma maneira prática de ter plantas dentro de casa sem ter que se preocupar com a rega constante são os vasos autoirrigáveis. Eles ficam com água em um reservatório, e a planta vai puxando conforme precisa. Assim é possível viajar tranquilo, com a própria plantinha cuidando dela mesma. A única preocupação é a de repor a água do reservatório de vez em quando.
Veja as características de algumas plantas que podem ser usadas dentro de casa:
Marantas
Também conhecida como planta rezadeira, a maranta possui uma folhagem estampada que ilumina qualquer casa com suas cores. Os ambientes internos são perfeitos para elas, assim como varandas e jardins que recebem pouca luz, já que não toleram raios solares diretos (provoca enrolamento e queimadura das folhas).
Antúrio
Possui flores chamativas, e gosta de lugares iluminados, porém sem contato direto com a luz solar. Requer solo úmido, e precisa de muita rega.
Babosa
Muito versátil, pode ser plantada em vasos ou em canteiros com outras plantas. Fica bem no chão, pois é mais larga do que alta. Não deve ter contato direto com a luz do sol nem com temperaturas muito baixas, como geadas, ou ao ar-condicionado, que além de gerar frio resseca o ar. A babosa precisa de umidade.
Camedórea elegante
Palmeira ornamental de pequeno porte, que pode ser plantada em vasos. Mesmo quando está plantada no solo, não ultrapassa a altura de 2 metros. Prefere ambientes mais úmidos, com rega frequente, e sem contato direto com a luz solar.
Cheflera
Planta muito resistente, que fica maior conforme o tamanho do vaso. Requer poucos cuidados, e pode ter muito ou pouco contato direto com a luz do sol. Precisa ser plantada em vasos sem outros tipos de plantas, para não prejudicá-las.
Dracena ou pau d’água
Não precisa de muita luminosidade nem de conato direto com a luz do sol. Portanto é ideal para ambientes com poucas janelas. Exige pouca manutenção, pois não precisa de muita água, mas não resiste a temperaturas muito baixas.
Samambaias
Hoje em dia as samambaias mais utilizadas na decoração são a paulistinha, a samambaia prata, a renda-portuguesa, a de metro e a americana. Sendo essa última a mais preferida por ser muito fácil de cuidar. Durante muitos anos ela ficou esquecida e chegou até a ser considerada cafona, mas graças a essa onda vintage voltou a decorar ambientes e devido a frondosa aparência de suas folhas consegue espaço decorativos incríveis.
Jade
Jade
Planta que requer poucos cuidados, bastante usada dentro de casa. A terra onde está plantada requer pouca rega, e inclusive não deve ser encharcada. Pode ficar na sombra, mas deve receber luz solar direta em pelo menos uma parte do dia.
Jibóia
Uma das poucas trepadeiras que se adapta bem a ambientes fechados. Suas folhas ficam verde e amarelas se ficar exposta ao sol e somente verde se ficar sempre na sombra. Precisa de rega constante, pois gosta de umidade.
Lança ou espada de São Jorge
Resistente e imponente, com folhas cilíndricas esculturais e flores em algumas épocas do ano. Não precisa de contato direto com a luz solar e precisa ser regada sem molhar as folhas.
Lírio da paz
Pode ficar sempre na sombra, com pouca luz. A luz solar queima suas folhas, por isso não deve ter contato direto. Cresce rápido em ambientes mais quentes, e não resiste a temperaturas muito baixas.
Violeta
Pequena planta com folhas aveludadas e flores coloridas. Costuma gostar do contato com a luz indireta do sol. Ou seja, um local com bastante luminosidade mas sem a incidência de raios solares diretamente sobre ela. A rega precisa ser feita apenas na terra, sem molhar as folhas ou as flores.
Zamioculcas
Planta muito resistente, que não precisa ser regada com muita frequência. Pode ficar em locais pouco ou muito iluminados. Porém costuma ficar com as folhas mais brilhantes quando recebe pouca luminosidade. Não suporta o contato direto com os raios solares e prefere ambientes quentes.
Filodendro
Para decorar a casa com plantas é interessante criar diferentes alturas e volumes, misturando texturas e cores. Não tenha medo de errar na hora de combinar: planta combina com planta. Lembre-se de colocar juntas plantas que gostem das mesmas condições de luz.
No chão
Os vasos grandes são as melhores alternativas e podem ter cores mais sóbrias ou mais fortes, dependendo do estilo da decoração do cômodo.
Suportes e pendentes
Na estante
Aproveite e leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário