Pra Quem tem Estilo Multipotencialidade: quem disse que você precisa ser uma coisa só? - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Multipotencialidade: quem disse que você precisa ser uma coisa só?

 A multipotencialidade é um termo usado para identificar pessoas que têm diferentes interesses e que desenvolvem diversas competências ao longo da vida; será que você é uma delas?


Por muitos anos fomos pressionados a rótulos, a eleger uma única profissão até o fim da nossa carreira profissional, Não é mesmo?



O novo futuro pede que a singularidade das profissões, abrindo caminho para a pluralidade das competências em recursos com multitalentos. Felizmente as coisas não são mais assim e aquelas pessoas que acumulam diversas habilidades podem uma vez por todas conquistar o seu espaço.


A multipotencialidade é um termo usado para identificar pessoas que têm diferentes interesses e que desenvolvem diversas competências ao longo da vida; será que você é uma delas?




O que é ser multipotencial?


A multipotencialidade é um termo usado para identificar pessoas que têm diferentes interesses e que desenvolvem diversas competências ao longo da vida. Por conta disso, podem mudar várias vezes de carreira, atuar em diferentes áreas ao mesmo tempo ou combiná-las, criando algo novo.


O "normal" era a escolha de uma única profissão ou área a seguir, com isso havia o estudo, a especialização e o desenvolvimento em torno de uma carreira única. Esse tipo de comportamento sempre certo desconforto em pessoas com mente multipotenciais, pois elas sentem a necessidade de estarem envolvidas em mais de um projeto, descobrindo seus novos potenciais.


A multipotencialidade é um termo usado para identificar pessoas que têm diferentes interesses e que desenvolvem diversas competências ao longo da vida; será que você é uma delas?


 

Como entender se você é uma pessoa multipotencial?

Para ajudar no processo de autoconhecimento e reflexão sobre o assunto faça-se as seguintes perguntas:

  • Do que eu não abro mão na minha vida?
  • O que eu faço bem e no que eu não mando tão bem?
  • O que eu amo fazer?
  • O que eu gostaria de aprender mais?

Lembre-se: você não precisa ser uma coisa só!


Muitos projetos iniciados, poucos finalizados 


A pessoa multipotencial abandona as atividades iniciadas não por  falta de interesse ou talento. Em geral é uma curiosidade nata que faz com que busquem novos conhecimentos em áreas distintas e naturalmente abandonam a evolução das atividades iniciadas. É um perfil que pode ser definido também como generalista, combinando suas diferentes áreas de conhecimento para chegar ao melhor resultado.


O grande interesse por projetos diversos é sinônimo de uma mente sempre ativa, buscando por novidade e aprendizado, aliada ao desejo de crescimento. Por isso é comum que, na falta de oportunidade no ambiente corporativo, muitas pessoas se aventuram em iniciativas na vida pessoal, desenvolvendo projetos artísticos, participando de organizações voluntárias ou até mesmo criando negócios digitais, como lojas e/ou prestação de serviços.  


O fato de um projeto não tomar forma como você gostaria é absolutamente normal, uma vez que com o passar do tempo você pode descobrir que aquilo não é exatamente com o que gostaria de se envolver, ou então não foi como você imaginou. Além disso, no meio do processo você pode descobrir novas formas de dedicar o seu tempo ao que te interessa, por isso os aprendizados são o que devem ficar.  


A multipotencialidade é um termo usado para identificar pessoas que têm diferentes interesses e que desenvolvem diversas competências ao longo da vida; será que você é uma delas?





Falta de conexão entre interesses  


Num belo dia você acordou e imaginou que seria interessante conhecer mais sobre plantas e botânica. Na semana seguinte você se sentiu atraído(a) por conteúdos relacionados à psicologia e na semana seguinte o mercado de investimentos chamou a sua atenção. Se você observar, de forma direta não há relação entre nenhum dos seus interesses.  

Esse é mais um sinal de multipotencial, ou seja, sua mente é capaz de identificar diferentes oportunidades de aprendizado e de conhecimento, mesmo que isso saia da sua zona de conforto. Pessoas com multipotencial conseguem demonstrar interesse em diferentes projetos e situações, mesmo que um não corresponda ao outro.  

E essa talvez seja a característica mais interessante do profissional multipotencial. Como dissemos ainda nesse texto, você não precisa mais escolher isso ou aquilo, você pode somar essa e aquela habilidade! Se algo despertou o seu interesse, vá em frente e se aventure até que você tenha o domínio daquilo, ou não, apenas até que algo novo chame sua atenção. Você sempre carregará consigo os aprendizados.  


Perda de interesse por algo que você sempre foi bom


Com o passar dos anos é comum que os nossos interesses mudem, afinal, dia após dia vamos acumulando novas experiências, consumindo novos conteúdos e tudo isso é responsável pela formação da nossa curiosidade e entusiasmo. Culturalmente falando ainda somos também muito influenciados, mais um motivo que altera os nossos esforços e nos permite aprender algo novo.  

Por isso, não se sinta incomodado com a situação de perder o interesse em algo que você sempre amou! Isso é bastante normal e mais uma característica das pessoas multipotenciais, que não se prendem a uma única competência


 


Dificuldade ou medo na escolha da carreira 


Em algumas oportunidades a vida se responsabiliza por nossos primeiros compromissos profissionais, mas em outros casos é necessário que nós sejamos responsáveis ​​pelas escolhas. A simples escolha do curso desejado acaba não sendo tão simples e pode causar muita dor de cabeça. E são esses momentos em que as pessoas multipotenciais enfrentam a incerteza e a indecisão. Além disso, no meio do processo você pode descobrir novas formas de se dedicar ao seu tempo ao que te interessa, por isso os aprendizados são o que devem ficar.


A multipotencialidade é um termo usado para identificar pessoas que têm diferentes interesses e que desenvolvem diversas competências ao longo da vida; será que você é uma delas?




Vantagens do ser multipotencial


Algumas das vantagens em atuar de uma forma tão plural!
  • Aquisição de habilidades e conhecimentos diferentes, conquistados pela experiência em diferentes interesses

  • Descoberta de novas áreas relevantes para o seu momento atual, despertando seu interesse, sejam elas correlatas ou não

  • Adaptabilidade e facilidade de aprendizado, uma vez que pessoas multipotenciais conseguem permear com desenvoltura por diferentes áreas

  • Encarar os desafios sem medo de errar, compreendendo que cada nova aventura também significa novos aprendizados

  • Autoconhecimento bem desenvolvido, o que permite conhecer os seus pontos fortes e fracos e identificar oportunidades de melhorias



Existem tipos diferentes de multipotenciais


Pois é mesmo sendo pessoas multipotenciais somos bem diferentes na forma com a qual administramos as nossas tarefas e paixões. Assista ao vídeo de Carol Mazzochin - Exército Multipotencial:

Carol Mazzochin - Exército Multipotencial



Aproveite e leia também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário