Como tirar fotos de qualidade para o Instagram - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Como tirar fotos de qualidade para o Instagram

13 segredos para tirar fotos melhores para o Instagram com o celular

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram


Quando pensamos no Instagram o visual é sem dúvida importante.  Uma foto bem composta consegue se destacar imediatamente e pode prender mais atenção do que outras fotos que estiverem rolando no feed. 

O Instagram é um lugar onde a criatividade deve ser explorada. A própria rede social incentiva creators a criarem e compartilharem conteúdos, explorando os recursos existentes na rede social, dando visibilidade às suas criações.

Tornar as suas fotografias atraentes e com boa qualidade é um dos pilares para o sucesso no Instagram.

Selecionamos 14 dicas valiosas sobre como tirar fotos para o Instagram 

1. Mantenha a câmera do celular sempre limpa

Não adianta ter uma câmera com super qualidade se a sua lente estiver suja, com marcas de dedos ou de gordura, não concorda?

Por isso, para evitar que as suas fotos saiam embaçadas, é válido passar um paninho ou até mesmo a camiseta para limpar a lente.

É um detalhe simples, mas que faz toda a diferença.

Afinal, seu celular passa por diversos lugares durante o dia e essa limpadinha na câmera pode ser crucial para uma foto nítida e de qualidade.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



2. Saiba utilizar a iluminação ao seu favor

A iluminação é uma peça-chave de qualquer tipo de fotografia. Mesmo as edições e os filtros podem não salvar uma foto que está mal iluminada.

Assim, uma das principais dicas para fotos para Instagram é utilizar a luz natural sempre que for possível.

Então, se estiver ao ar livre, de manhã cedo, no final da tarde ou em dia nublado – que são horários nobres para fotografar – aproveite a luz, use sua criatividade e escolha ângulos diferentes de luz.

O contraste do sol com as formas e as sombras pode ter um efeito interessante e atrativo.

Apenas tenha atenção com o jogo de sombras, pois elas podem esconder traços e expressões.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



3. Escolha cenários neutros

Uma boa foto tem um ponto de interesse claro, seja uma pessoa em primeiro plano ou uma paisagem que atraem o olhar do espectador para a imagem.

O segredo é manter um ou mais pontos de interesse sem deixar a sua composição confusa.

Ótimas fotos devem contar uma história sobre a pessoa ou o lugar.

Assim, escolher um cenário neutro, sem muito exagero de itens decorativos e que não tire atenção do assunto principal é o ideal.

A exceção é se o cenário for parte de sua estratégia para chamar a atenção das pessoas, como uma parede legal, por exemplo.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



4. Aproveite o espaço negativo

Essa dica segue a mesma linha da anterior.

Enquadre o assunto de modo que você aproveite o espaço negativo, isto é, aquele espaço em branco na foto.

Isso criará equilíbrio e harmonia, além de proporcionar espaço para os olhos se concentrarem no assunto.

Se você tiver problemas para criar esse espaço, tente aplicar a regra dos terços, no caso, manter o assunto em 1/3 da foto e espaço em branco como o resto.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram





5. Utilize filtros para favorecer seus pontos fortes

Existem uma quantidade considerável de filtros disponíveis, tanto no Instagram como em outros aplicativos de edição de imagens, que podem ser escolhidos para editar sua foto.

O ideal é que você escolha um filtro que esteja alinhado com o tema da fotografia.

Uma foto na praia, por exemplo, pede um filtro com cores mais quentes e com um contraste mais acentuado.

Já uma foto em um dia nublado pode pedir um filtro com cores mais frias e menos brilho.

 
segredos para tirar fotos melhores para o Instagram


6. Explore os modos de câmera

Conhecer o equipamento que você está usando é a melhor forma de tirar o maior proveito dele. Hoje, as câmeras dos celulares possuem diversos modos para que possamos tirar fotos de qualidade, independente das situações ou adversidades.

A maioria delas, inclusive, permite que você controle configurações de foco, exposição e até oferecem modos em que é possível brincar com a profundidade de campo.

Seja curioso! Explore as configurações da câmera do celular, descubra os diferente modos de disparo e ajuste tudo que for necessário para liberar todo o potencial criativo que existe em você.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



7. Estude composição

A composição é a forma que você organiza os elementos que aparecerão no quadro, ou seja, em sua foto. Há muitas regras primordiais de composição porém, a mais conhecida delas é a regra dos terços, justamente por ser a mais básica.

Ela funciona da seguinte forma: você deve dividir a imagem com o auxílio de duas linhas horizontais e duas linhas verticais, criando nove quadros e quatro pontos de interseção. Esses pontos criados por meio das interseções das linhas representam o lugar onde os nossos olhos retêm maior atenção e, por isso, é onde você deve concentrar o objeto principal da sua foto.

Existem várias outras regras para compor fotografias como, por exemplo, por meio  de linhas verticais, horizontais e até mesmo diagonais; mas o melhor conselho é: experimente, teste e olhe os elementos que estão ao redor. Eles podem te ajudar a compor a sua foto.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram




8. Edite suas fotos

Muitas vezes, antes de publicarmos uma foto no Instagram, é preciso realizar pequenos ajustes, nem que seja apenas na exposição e no contraste. Alterações na cor também podem ser um ótimo atrativo para criar uma identidade única para o perfil e talvez seja o que falta para você ter um feed mais bonito, que chame atenção de pessoas que ainda não te seguem.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



Existem centenas de aplicativos para editar fotos, diretamente do celular. Escolhemos três dos mais usados pelo time do Postgrain para te mostrar que é possível tirar uma foto, editar e postar sem precisar ter uma câmera profissional ou ligar um computador:

VSCOé um dos aplicativos mais conhecidos para edição. São milhares de filtros para você editar suas fotos e também vídeos, caso assine a versão premium do aplicativo. Possui também o básico para ajuste de fotografias como contraste, saturação e granulação. É um aplicativo bastante fácil de usar  daí a sua popularidade  e que guarda as informações de suas edições para que você possa aplicá-las em outras fotos rapidamente. Disponível para iOS e Android.

A Color Story: se você gosta de edições de fotos brilhantes e coloridas,
esse é o aplicativo ideal. É possível ajustar a foto,adicionar filtros e também efeitos especiais. Você também pode salvar as suas edições para usar novamente em um outro momento. Disponível para 
iOS e Android.

Lightroom: o mais completo e preciso dos aplicativos para edição de fotos para celular. O Lightroom Mobile, assim como em sua versão desktop, permite realizar ajustes avançados em fotografias, como curva de tons, mistura de cores e utilizar presets, que são configurações pré-definidas, que transformam sua foto num clique. Você pode criar os seus próprios presets ou, então, importá-los para o celular. Disponível para iOS e Android.



9. Use o recurso de carrossel de fotos

Este é um dos recursos mais notáveis que o Instagram trouxe recentemente. Com o carrossel, é possível postar até 10 fotos ou vídeos em uma única publicação.

Vamos supor que você fez a viagem dos seus sonhos nas férias. Com certeza você terá milhares de fotos que gostaria de postar, não é mesmo?

Ao invés de inundar o feed dos seus seguidores com várias fotos, você pode fazer uma seleção e montar boa sequência das melhores fotos da viagem e publicar tudo em um post só.

Lembre que alcançar certa linearidade nas fotos é bom para manter a originalidade da sua publicação.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



10. Poste conteúdos diferentes

Não basta apenas chamar a atenção dos seguidores, também é preciso mantê-la.

É crucial que você tenha um feed com um tema consistente, sim, mas isso não impede que você poste conteúdos diferentes.

Por isso, busque variar ângulos, poses e cenários para continuar atraindo o olhar do seguidor e fazer com que ele esteja sempre visitando seu perfil em busca de inspiração ou indicando-o para amigos e familiares.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



11. Cuidado com o ângulo

Você já deve ter ouvido alguém falar que um ângulo pode transformar uma foto, não é mesmo?

E isso não deixa de ser verdade.

Uma visão que parece normal pode parecer incrível se for fotografada de uma perspectiva completamente diferente da que estamos acostumados a ver.

Fotografar um assunto de cima para baixo ou de baixo para cima no chão pode render fotos mais interessantes.

Porém, quando se trata de tirar retratos de uma pessoa ou selfies – e quem é que não tira várias? -, é preciso ter um certo cuidado com o ângulo.

Você com certeza deve ter aquele ângulo que te deixa melhor, não é mesmo?

Mas no caso da selfie, é bom evitar ângulos de baixo para cima, pois podem deixar o rosto desproporcional.

Aposte no celular inclinado cerca de 45º de cima para baixo. Assim, você evita que seu rosto fique achatado.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



12. Utilize o enquadramento adequado

Existem duas coisas importantes que você deve pensar ao tirar fotos para Instagram: enquadramento e iluminação.

Já falamos sobre iluminação. Agora, vamos ao enquadramento.

O enquadramento adequado depende bastante do seu objetivo com aquela foto, ou seja, da maneira de direcionar quem está vendo para o assunto da foto enquanto captura uma história ou emoção.

Você pode começar aplicando a regra de ouro da fotografia – a regra dos terços.

Para sua sorte, seu smartphone têm uma incrível ferramenta de grade que faz isso para você. Tudo o que você precisa fazer é ativar a configuração "grade" nas configurações da sua câmera.

Então, é só alinhar seu assunto com os pontos de interseção da grade para permitir que uma imagem flua de seção para seção e crie energia e interesse.

Vale lembrar que, no caso da fotografia de pessoa, o ideal é o enquadramento do corpo inteiro ou o plano americano (da cintura para cima).

Para a fotografia de objetos, se recomenda enquadrar tudo o que deseja mostrar e evitar recortes no assunto principal.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram



13. Evite usar o zoom

Uma dica de ouro para não perder a qualidade da sua foto é recortá-la ao invés de dar um zoom para escolher um enquadramento melhor.

Isso porque o zoom da maioria das câmeras é digital e acaba afetando a qualidade e nitidez da foto, deixando os pixels mais evidentes e deformados.

O ideal é que você tire a foto completa e então recorte aquilo que deseja enquadrar.

A boa notícia é que a maioria das câmeras também já possuem câmeras com mais de 8 megapixels.

Assim, você consegue recortar substancialmente sua foto ao mesmo tempo em que garante uma resolução digna para a exibição.

segredos para tirar fotos melhores para o Instagram

Gostou das dicas? Então se liga no Pinterest:



Aproveite e leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também: