A roseira é muito fácil de ser plantada por ser pouco exigente, entretanto, devemos tomar o mínimo de cuidado para que ela receba nutrientes suficientes para florescer e crescer.
A primeira coisa em que se deve prestar atenção quando sua roseira não dá flor é o ambiente, o ideal para ter uma roseira florida e saudável é cuidar do ambiente onde ela será plantada antes mesmo do plantio, para isso, é necessário que o solo esteja com pH neutro (entre 6,5 e 7). Além do pH neutro, é recomendável fazer uma mistura de esterco e farinha de ossos ao solo, ela não é necessária mas pode ter certeza de que ajudará.
Apesar de não ser essa uma planta exigente, a roseira precisa de bastante sol, o ideal é deixá-la em local onde receba ao menos 6 horas de sol por dia e onde chova pouco, afinal, a roseira é sensível ao ar úmido, que pode fazer com que cresçam fungos em suas folhas, enfraquecendo a planta.
Adubo caseiro para roseiras
Após se certificar de que o ambiente onde sua roseira está é adequado para o crescimento da planta, é a hora de checar o solo. Mesmo após fazer a mistura inicial de esterco e farinha de ossos, a terra da roseira precisa ser adubada e o melhor adubo de todos é o caseiro, nem pense em comprar misturas prontas, elas podem sair mais caras e sempre serão menos eficazes do que as caseiras. A adubação da terra da roseira deve ser feita 3 vezes ao ano.Para o adubo caseiro de roseira você vai precisar de:
- 200g de farinha de ossos;
- 200g de pó de café;
- 2kg de composto orgânico.
Após preparar a mistura, basta colocá-la ao redor da planta, tome cuidado com as quantidade pois muito adubo pode fazer mal para sua roseira, queimando as raízes. Se você não plantou sua roseira no solo e quer saber como adubar roseira em vasos para ter rosas sempre lindas, saiba que o procedimento é o mesmo, basta colocar o adubo ao redor da planta, não misture muito com a terra pois isso pode prejudicar as raízes. Outra dica muito importante em relação à terra: procure misturar uma terra argilosa com 1 terço de areia para permitir a passagem de ar e não sufocar sua planta.
Como podar roseiras
Para roseiras arbustivas a poda recomendada a pode recomendada deve seguir os seguintes passos:
- Faça uma limpeza inicial removendo os galhos, folhas e flores velhos ou com má formação.
- Tenha como base o ponto mais forte e central da roseira, meça a planta e na altura de aproximadamente 1 metro remova os galhos mais finos que ultrapassarem essa altura, não os remova completamente, apenas pode o suficiente para que a altura seja nivelada.
- Não pode ou remova os galhos mais grossos e fortes.
- Faça sempre cortes diagonais.
Para roseiras pequenas a poda deve ser um pouco mais agressiva para permitir que novos galhos e flores surjam, veja como podar roseiras pequenas:
- Faça uma limpeza inicial removendo os galhos, folhas e flores velhos ou com má formação.
- Corte todo os galhos deixando-os com no máximo 25 centímetros a partir da bifurcação no "tronco".
- Faça sempre cortes diagonais.
Quando devo podar minha roseira?
Não existe época precisa para podar sua roseira, as podas podem ser feitas a partir do primeiro ano de sua planta e deve acontecer sempre que houver muitos galhos e folhas fracas, mortas e velhas. É recomendável que se faça uma poda mais severa durante o início do inverno para favorecer o florescimento de sua roseira na primavera.
Aproveite e leia também
Nenhum comentário:
Postar um comentário