Hoje vamos falar um pouco sobre a valorização da mulher e como os homens ainda não se adaptaram a isso.
Bom, por mais que se fale em empoderamento feminino e valorização da mulher, tanto no mercado de trabalho, como na política e nos empreendimentos, ainda há uma grande necessidade de mudar muitas regras. Infelizmente, apesar de muitos homens afirmarem serem a favor da valorização da mulher, ainda tem atitudes machistas, disfarçadas de boas intenções.
O preconceito ainda existe e, pior ainda, entre a maioria dos homens, mesmo esses dizendo que se importam sim com suas esposas, companheiras, diretoras, assistentes e por aí afora. Na hora da valorização de pessoas ao seu redor ainda há distinção entre homens e mulheres. Sim, e tenho certeza que todas vocês se deparam com isso no seu dia a dia.
Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades
Há um esforço enorme em tentar mostrar que os homens se importam sim com o papel feminino na sociedade, na política e outros setores abrangentes. Para isso são obrigados a cumprir cotas femininas em seus partidos e em suas associações, mas na hora de escolher um representante para acompanhá-los em eventos e reuniões importantes, ainda preferem a figura masculina. Ah, mas alguns levam lideranças femininas consigo em reuniões, palestras e outros, porém a realidade é que eles fazem isso para disfarçar o seu machismo. Infelizmente a lei tem que obrigar a ter uma cota feminina ou os homens tomam conta de tudo e ainda disfarçam dizendo que as mulheres é que não se interessam.
Mecanismos para acelerar a inclusão das mulheres na política, por exemplo, foram instituídos nos últimos anos, porém os entraves para essa eficácia é a falta da valorização dos próprios homens quanto à figura feminina. Os homens ainda trazem a distinção de que a figura masculina tem maior representatividade e importância e que o comportamento masculino é que faz a diferença.
Na minha opinião, se ainda deve se ter uma cota para que se cumpram as vagas femininas dentro da sociedade, isso ainda quer dizer que o machismo reina entre nós.
Essa mudança deve começar dentro de casa. Ainda percebemos empresas em que o casal começa junto, porém só carrega o nome masculino nos holofotes, como se o nome da mulher só pode aparecer em salões de beleza, lojas de roupas... E, sim, a mulher é que tem que cuidar de tudo sendo deixada de lado na hora de receber o troféu, os elogios sobre a empresa, a influencia no mercado de trabalho. Estamos tão acostumadas com essa "educação que recebemos" que nos desdobramos em mil para dar conta da casa, da empresa, do visual do esposo e sua reputação, dos filhos, da contabilidade que acabamos esquecendo de nos impor e exigir a atenção e respeito que merecemos.
Precisamos construir uma sociedade em que a mulher se sinta segura e até mesmo protegida, mas nunca em um sentido paternalista, mas como afirmação de sua liberdade e importância, assumindo seu papel de mãe sem ter que deixar de lado sua profissão, seus desejos e objetivos, por exemplo.
Precisamos nos unir, enaltecer, aplaudir outras mulheres. Fomos criadas para sermos rivais, mas devemos quebrar esse ciclo e nos fortalecer. Unidas podemos mais.
Separamos algumas frases lá do Pinterest para fazer você pensar mais sobre o assunto e por em prática a sua própria valorização e de outras mulheres. Confira!
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
04.
Nenhum comentário:
Postar um comentário