O cultivo de uma planta em ambiente interno é importante especialmente para quem mora em cidades grandes ou apartamentos, devido a dificuldade do contato com a natureza.
Nada mais belo do que um ambiente decorado com uma planta. Além de adicionar beleza e charme ao local, elas ainda podem livrar o ar de possíveis impurezas.
Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades
Cada vez mais aumenta a preocupação com a qualidade do ar dos interiores principalmente em ambientes climatizados, onde passamos a maior parte do nosso tempo. Por isso utilizar plantas que filtram o ar pode ser benéfico para sua saúde e bem-estar.
Os gases tóxicos encontrado em ambientes internos e testados no estudo da NASA são:
Benzeno – encontrado em tintas , óleos, plásticos, borrachas, detergentes, gasolina , farmacêutica, o fumo do tabaco e em fibras sintéticas.
Formaldeído – encontrado em isolamento de espuma , produtos de madeira compensada , de madeira pressionado , sacos de supermercado, papel encerado , retardadores de fogo , colas adesivas de revestimentos , fumaça de cigarro.
Tricloroetileno – encontrado no desengorduramento de metais e indústrias de limpeza a seco ; também em tintas de impressão , tintas, vernizes , vernizes, adesivos.
Xileno - encontrado em tintas e vernizes; Adesivos; Perfumes e cosméticos; Repelentes; Farmacêutica; Pesticidas; Limpeza industrial
Amônia- encontrado em limpadores de vidro, ceras de assoalho e fertilizantes
Pensando nisso, preparamos esta lista com 14 plantas que ajudam a purificar o ar reduzindo impurezas e substâncias poluentes. Confira!
01. Aloe vera
Um ponto interessante desta planta é que quando o ar está muito poluído surgem pequenos pontos marrons em suas lindas folhas verdes.
Aloe vera pertence à família de plantas suculentas e, portanto, é particularmente fácil de cuidar e manter em casa. Original, como todos os outros cactos, aloe vera quer ambientes totalmente aceso: no apartamento deve ser colocado nos pontos de brilho máximo, por exemplo, perto de uma janela virada a sul.
02. Samambaia
Além de serem ótimas para retirar as impurezas do ar, existem estudos que sugerem que as samambaias ainda são capazes de remover arsênico e mercúrio do solo. Capaz de suportar baixas temperaturas no inverno, é uma das plantas mais comumente cultivadas em lares por todo o país.
03. Lírio da paz
Esta planta precisa de pouca luz e pouca água para se desenvolver bem. Não é recomendado que ela fique em locais com muita corrente de ar e com temperaturas muito baixas.
Ela tem uma grande capacidade de filtrar o ar, absorvendo diversos poluentes e até mesmo a fumaça de cigarro. Além disso, o lírio da paz tem uma flor muito bonita, sendo ótimo também para decorar o ambiente
04. Orquídeas
Segundo alguns especialistas, esta espécie filtra o xileno, que está presente em colas e tintas. Elas também realizam a troca do oxigênio durante o período da noite, sendo uma ótima opção para se manter no quarto.
Belíssimas e com cores variadas, as orquídeas não toleram regas em excesso, por isso é ideal evitar deixar água parada no pratinho do vaso. As plantas necessitam de pouca exposição ao sol: quatro horas já são o suficiente para manterem-se saudáveis.
05. Espada de São Jorge
Além desta planta liberar oxigênio durante a noite, também absorve substâncias tóxicas como benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno.
06. Imbé
Especialistas afirmam que esta planta esta planta possui a capacidade de eliminar todos os tipos de compostos voláteis do ar.
O imbé pode ser cultivado em amplos vasos desde que ganhe podas constantes. Esta planta possui folhagem em formato de coração, com uma coloração verde brilhante. O ideal é cultivá-la em solo adubado, e não é recomendada para lares com bichos de estimação.
Podendo ser posicionada tanto na sombra quanto na meia sombra, se exposta por muito tempo ao sol pode ficar com suas folhas amareladas.
07. Jiboia
A jiboia é uma planta bastante resistente, não precisa de muitos cuidados e requer pouca rega, apenas quando a terra está seca.
08. Palmeira ráfia
Esta espécie possui a função de eliminar do ar o formaldeído, xileno e amoníaco, compostos presente em materiais de limpeza, tecidos e tintas para cabelo.
A palmeira ráfia também é conhecida como palmeira-dama. Com alto crescimento, pode atingir até 3 metros, devendo ter podas periódicas para delimitar sua altura. A planta prefere áreas com temperaturas médias e sem a incidência direta de luz solar.
09. Hera inglesa
Uma das melhores plantas que ajudam a purificar o ar da casa, a hera inglesa é ótima para absorver toxinas. E mais: ela ajuda a umidificar os ambientes.
Ela pode ser cultivada em vasos em ambientes fechados, pode ser moldada para seguir treliças e pode, ainda, servir como forração para muros e janelas.
10. Escudo prateado
Espécie da família Araceae, com nome de Homalomena wallisii, é bem semelhante à velha conhecida “comigo-ninguém-pode”. É uma planta de menor porte, podendo ser cultivada em vasos pequenos, possuindo folhas verde manchadas de creme.
Com o poder de absorver amoníaco, tolueno e xileno, o escudo prateado necessita de ambiente mais úmidos, demandando regas frequentes. O alerta fica para os amantes de gato: esta planta é extremamente tóxica para estes animais.
11. Tamareira-anã
Como o nome indica, a tamareira-anã é pequena, se comparada com as palmeiras, espécies da mesma família. Ainda assim, ela pode chegar até quatro metros de altura.
Também chamada de tamareira-de-jardim e originária da região da Tailândia e do Vietnã, esta planta é ótima para projetos paisagísticos. E, devido à sua capacidade de absorver fumaça de escapamento de carro, uma boa dica é colocá-la na entrada da casa.
12. Dracena
Combatendo os poluentes presentes em vernizes e óleos, a dracena prefere locais bem iluminados, necessitando ser regada com água mineral, já que a água de rua contém altos níveis de flúor.
Planta de alto porte com múltiplos troncos finos, suas folhas são pontudas e longas, coloridas em verde ou rosadas, podendo compor belos arranjos. Dentre os tóxicos que combate, pode-se citar a amônia, o tolueno, o formaldeído, o benzeno e o tricloroetileno.
13. Antúrio
Muito utilizado em decoração, o antúrio chama a atenção por suas folhas com um verde intenso e pelas folhas modificadas na cor avermelhada.
A planta vai bem em ambientes internos, bem iluminados mas sem luz direta e sem muito vento. Quanto à sua ação purificadora, o antúrio é ideal para absorver a amônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário