A monstera é uma planta muito procurada para se integrar na decoração. Existem diferentes variedades e, sem dúvida a mais conhecida de todas, é a monstera delicioso que é uma planta com grandes folhas verdes escuras brilhantes e que embelezam qualquer ambiente.
Ilustração de Aaron Apsley |
Qualquer uma das variedades dessa planta requerem o mesmo cuidado. Vamos mostrar a você 9 diferentes tipos de monstera que você pode ter dentro de casa.
Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades
Tipos de monstera
Essa planta é uma das mais comumente compradas para dentro de casa pois adapta-se bem as condições de ambientes fechados, porém bem iluminados.
01. Monstera acuminata
A monstera acuminata é uma planta nativa da Guatemala e atinge até 2 m de altura. Essa planta tem folhas verdes escuras com numerosos orifícios pequenos.
02. Monstera Adansonii
A monstera Adansonii é uma planta nativa da América central e do Sul e também atinge 2 metros de altura. Essa planta tem folhas verdes que tem de ser muito escuras e buracos grandes que variam muito de folha para folha . Existe uma variedade sua chamada arquipélago que apresenta folhagem variada entre verde, amarela e branca.
03. Monstera borsigiana
A monstera borsigiana tem folhas com muito menos estrias que são verdes e simples, com o caule unindo-as ao resto da planta . Seu crescimento é como de uma trepadeira.
04. Monstera delicioso
A monstera delicioso também conhecida como costela de Adão, é uma planta nativa do México ao norte da Argentina. Essa é uma planta que pode atingir até 20 m de altura e tem folhas muito grandes. Suas folhas podem atingir até 90 cm de comprimento por até 80 cm de largura. Ela desenvolve sucos que dividem a folha em numerosos folículos e o caule que a conecta o restante da planta fica ondulado o mesmo enrugado, o que a torna mais flexível.
05. Monstera epipremnoides
A Monstera epipremnoides é um pouco parecida com a monstera Adansonii, porém tem folhas maiores e buracos maiores que ocupam uma boa parte da folha.
06. Monstera mínima
A monstera mínima é uma planta trepadeira fácil de cuidar, conhecida por ser uma miniatura da monstera deliciosa. É nativa da Tailândia e da Malásia que possui folhas verde brilhante que chegam a 4 m de altura.
07. Monstera pinnatipartita
Monstera pinnatipartita é uma espécie muito rara. É uma planta trepadeira perene e bonita originária da América do Sul que se parece com a monstera deliciosa. Suas folhas se dividem quando ela está adulta e ainda possui raízes aéreas que dão sua aparência selvagem.
08. Monstera standleyana
A Monstera standleyana é uma planta trepadeira que tem vários rajados brancos ao longo das folhas e, por isso, disse que ela é albo variegata. Quanto mais luminosidade ela recebe mais o branco aparece.
09. Monstera Dubia
A Monstera Dubia é uma espécie de folhagem brasileira (ocorre na Amazônia – não só no Brasil), trepadeira, que possui folhas pequenas, inteiras, com coloração verde clara e pontos prateados na frase imatura e acabam perdendo o prateado e ganhando furos na fase madura (quando se fixam em algum lugar fortemente).
Cuidados com a planta Monstera
A monstera é uma planta pouco exigente e é resistente a esquecimentos de rega e a pragas e doenças. Confira alguns cuidados para ter uma planta exuberante bonita em sua casa:
- Luminosidade: natural de um ambiente tropical, adapta-se a uma grande variedade de condições de luz. Prefere bastante luz indireta ou filtrada, mas tolera ambientes mais escuros e até mesmo só direto.
- Rega: no caso da Monstera é sempre preferível regar a menos do que a mais pois o excesso de água ou uma drenagem, pode provocar o apodrecimento das raízes.
- Substrato: o solo deve ser um solo florestal rico em matéria orgânica. As mudanças de vaso devem ser feitas na primavera ou verão, com plantas maduras, A cada dois ou três anos.
Atenção e cuidados com o seu pet: as folhas e os caules da monstera contém substâncias tóxicas que podem provocar envenenamentos graves sim ingeridos.
Monstera na natureza
Na natureza, a monstera utiliza o caule das árvores apenas para sua sustentação ascendente, possui raízes aéreas grossas que absorvem umidade e nutrientes.
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário