O abacaxi-roxo é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e colorida, cultivada em diferentes regiões tropicais do mundo por suas qualidades como ornamental. Ela forma rosetas densas e simétricas, com suas folhas eretas, côncavas e lanceoladas. Tipicamente, as folhas apresentam a página superior verde oliva e a inferior violácea, mas há uma variedade de folhas totalmente verdes, a ‘Concolor’, e uma de folhas variegadas, com listras vermelhas e amarelas, a ‘Vittata’. À medida que a planta vai crescendo e as folhas mais inferiores vão caindo, o caule curto é revelado, mas dificilmente a planta cresce além de um metro de altura. Floresce na primavera e verão, despontando inflorescências em rácemos, nas axilas foliares. As inflorescências são formadas por pares de brácteas, que lembram pelo formato um pequeno barco ou canoa, e pequenas flores brancas, trímeras e efêmeras, de pouca importância ornamental. O fruto formado é do tipo cápsula.
Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades
No paisagismo, essa planta pode ser usada em vasos. Porém, no solo elas fazem o papel de uma forração tropical, cuja coloração cria contrastes interessantes em qualquer jardim.
Como cuidar de abacaxi roxo
Na hora de cuidar de uma planta é preciso compreender suas necessidades. Afinal, engana-se quem pensa que uma planta precisa apenas de água. Dessa forma, veja algumas dicas de como cuidar do seu abacaxi roxo que vão fazê-lo causar inveja.
Luz: essa planta deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra. Se o clima for mais quente, deve-se ter o cuidado de fazer a planta receber apenas o sol da manhã.
Rega: por ser uma planta de origem tropical, o abacaxi roxo precisa de regas regulares para que o solo fique sempre úmido. Porém, não se deve encharcar seu substrato.
Cultivo: as Tradescantia ficam mais saudáveis se forem replantadas a cada dois anos. Além disso, a adubação deve ser feita na primavera e no verão com o fertilizante NPK 10-10-10. Ao fim do inverno pode-se usar um composto orgânico.
Mudas: a propagação dessa planta por meio de sementes ou estaquia é muito difícil. Por isso, as mudas devem ser feitas a partir da divisão dos rizomas subterrâneos, os quais vão gerar novas plantas.
Substrato: as Tradescantia precisam ser cultivadas em solo bem drenado e rico em matéria orgânica.
Podas: as podas regulares não são mandatórias. Porém, uma poda drástica anual, no início da primavera, pode renovar completamente a saúde e beleza dessa planta.
Confira as imagens a seguir:
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
04.
Nenhum comentário:
Postar um comentário