Pra Quem tem Estilo Conheça 13 alimentos que podem virar adubo - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Conheça 13 alimentos que podem virar adubo

Restos de comida podem ser usados como adubo ou fertilizante natural, sendo preparados de forma caseira. O principal benefício que esse procedimento traz é alimentar microrganismos terrestres, fornecendo mais nutrientes para a raiz da planta. Além de deixá-la mais forte e saudável, o adubo natural é altamente econômico e ajuda a preservar o meio ambiente. 

Atenção: Entre no grupo do telegram e fique por dentro das novidades

QUAIS ALIMENTOS PODEM VIRAR ADUBO PARA CULTIVO?

A variedade de nutrientes que podem ser extraídos dos restos de comida e transformados em adubo para cultivo é interminável – o segredo é observar a composição do alimento para que nada de prejudicial à planta seja introduzido em sua nutrição. Em geral, quanto mais cru e menos processado for o alimento, melhor.

Leia também: Aprenda a Fazer Compostagem em Casa 

Se aplicados corretamente, os restos de comida não só ajudam a planta a crescer como também auxiliam no controle de pragas. Pensando nisso, listamos a seguir 12 alimentos bem comuns que podem virar adubo para cultivo.

1. Borra de café

Rica em nitrogênio, faz a alegria das minhocas. Além disso, combate fungos, formigas e outros organismos que danificam as plantas. Espalhe borra seca por cima da terra.

Borra de café Rica em nitrogênio, faz a alegria das minhocas. Além disso, combate fungos, formigas e outros organismos que danificam as plantas. Espalhe borra seca por cima da terra.

Leia também: Café da vida nova as plantas



2. Casca de ovo

Rica em cálcio. Moa no liquidificador (e aproveite para afiar as lâminas do eletrodoméstico) e misture à terra.

Casca de ovo Rica em cálcio. Moa no liquidificador (e aproveite para afiar as lâminas do eletrodoméstico) e misture à terra.



3. Cascas de batata

É rica em nutrientes diversos e ajuda nas folhagens. Até a água do cozimento pode ser usada na rega, depois de fria.

Cascas de batata É rica em nutrientes diversos e ajuda nas folhagens. Até a água do cozimento pode ser usada na rega, depois de fria.





4. Cascas de banana

Rica em fósforo e potássio, importantes para as plantas. Pode ser picada em cubinhos ou batida no liquidificador e misturada à terra.

Cascas de banana Rica em fósforo e potássio, importantes para as plantas. Pode ser picada em cubinhos ou batida no liquidificador e misturada à terra.

Leia também:
Benefícios da Casca de Banana para as Orquídeas 


5. Restos de cenoura

Contêm vitaminas e sais minerais, úteis para enriquecer a terra.

Restos de cenoura Contêm vitaminas e sais minerais, úteis para enriquecer a terra.



6. Cascas de manga

Como não é uma fruta cítrica, pode ser usada para enriquecer a terra.

Cascas de manga Como não é uma fruta cítrica, pode ser usada para enriquecer a terra.



7. Coentro

Os talos podem ser batidos com água para fazer um spray que ajuda a combater ácaros e pulgões.

Coentro Os talos podem ser batidos com água para fazer um spray que ajuda a combater ácaros e pulgões.



8. Restos de frutos do mar

Ainda crus, os restos podem ser enterrados em buracos de cerca de 40 centímetros abaixo do solo e cobertos com terra para evitar mau cheiro. São fontes de fósforo e nitrogênio.

Restos de frutos do mar Ainda crus, os restos podem ser enterrados em buracos de cerca de 40 centímetros abaixo do solo e cobertos com terra para evitar mau cheiro. São fontes de fósforo e nitrogênio.



9. Leite

Lave as embalagens de leite e regue as plantas. Tomateiros gostam muito dessa rega rica em cálcio.

Leite Lave as embalagens de leite e regue as plantas. Tomateiros gostam muito dessa rega rica em cálcio.



10. Feijões e leguminosas

Plante alguns feijões junto dos vasos com outras plantas, depois corte as folhas e enterre-as. Isso ajuda na produção de nitrogênio e na rotação de culturas dos vasos.

Feijões e leguminosas Plante alguns feijões junto dos vasos com outras plantas, depois corte as folhas e enterre-as. Isso ajuda na produção de nitrogênio e na rotação de culturas dos vasos.



11. Vinagre

Ajuda no crescimento das plantas, além de servir como inseticida natural. É possível pulverizar vinagre diluído em água nas plantas ou colocar panos embebidos em vinagre amarrados em estacas fincadas nos vasos ou jardins.

Vinagre Ajuda no crescimento das plantas, além de servir como inseticida natural. É possível pulverizar vinagre diluído em água nas plantas ou colocar panos embebidos em vinagre amarrados em estacas fincadas nos vasos ou jardins.



12. Couve e brócolis

Os talos podem ser picados em cubinhos pequenos e enterrados para ajudar a terra a se renovar.

Couve e brócolis Os talos podem ser picados em cubinhos pequenos e enterrados para ajudar a terra a se renovar.


13. Cascas de alho e cebola

 É fácil de preparar: coloque as cascas da cebola e do alho em uma panela com água. Deixe lá até ferver e desligue o fogo. Espere a água esfriar e, depois, coe. Coloque esse líquido num borrifador e aplique nas plantas.

Cascas de alho e cebola  É fácil de preparar: coloque as cascas da cebola e do alho em uma panela com água. Deixe lá até ferver e desligue o fogo. Espere a água esfriar e, depois, coe. Coloque esse líquido num borrifador e aplique nas plantas.



Aproveite e leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE AQUI