Pra Quem tem Estilo 13 mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

13 mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos

Todo mundo sabe que o universo capilar é bastante extenso e esconde muitos segredos. E também não é novidade pra ninguém que desde sempre lidamos com histórias sobre “cortar o cabelo na lua cheia faz o fio crescer mais forte” ou “dormir de cabeça molhada faz mal ao cabelo”, ou até mesmo “lavar as madeixas todo dia é prejudicial”. São muitas histórias, mas, como saber qual delas é verdade ou mentira?

Todo mundo sabe que o universo capilar é bastante extenso e esconde muitos segredos. E também não é novidade pra ninguém que desde sempre lidamos com histórias sobre “cortar o cabelo na lua cheia faz o fio crescer mais forte” ou “dormir de cabeça molhada faz mal ao cabelo”, ou até mesmo “lavar as madeixas todo dia é prejudicial”. São muitas histórias, mas, como saber qual delas é verdade ou mentira?



01. ÁGUA QUENTE FAZ MAL PARA OS CABELOS?

Verdade. A água muito quente retira a oleosidade natural dos fios. Para repor a oleosidade perdida, os cabelos produzem mais sebo. Resultado: os fios ficam ainda mais oleosos! Por isso, o ideal é tomar banho de água morna ou fria, ok?

A água muito quente retira a oleosidade natural dos fios. Para repor a oleosidade perdida, os cabelos produzem mais sebo. Resultado: os fios ficam ainda mais oleosos!



02. RASPAR OS FIOS FAZ O CABELO ENGROSSAR.

Mito. Raspar  os cabelos com lâmina não altera o diâmetro dos fios. Os fios ficam mais finos quando são retirados com a raiz, como com o uso da cera. De qualquer forma, os fios não engrossam.

Raspar  os cabelos com lâmina não altera o diâmetro dos fios. Os fios ficam mais finos quando são retirados com a raiz, como com o uso da cera. De qualquer forma, os fios não engrossam.



03. ÁGUA FRIA DÁ BRILHO NOS CABELOS

Verdade. A água fria fecha as cutículas dos cabelos, o que, consequentemente, deixa os fios mais alinhados e brilhosos.

A água fria fecha as cutículas dos cabelos, o que, consequentemente, deixa os fios mais alinhados e brilhosos.



04. CORTAR AS PONTAS FAZ O CABELO CRESCER MAIS RÁPIDO

Mito. Os cabelos crescem pela raiz e, por isso, cortar as pontas não fará diferença na velocidade do crescimento dos fios. O que acontece é que os cabelos aparentam mais saudáveis após o corte.

Os cabelos crescem pela raiz e, por isso, cortar as pontas não fará diferença na velocidade do crescimento dos fios. O que acontece é que os cabelos aparentam mais saudáveis após o corte.



05. SHAMPOO PARA CABELO TINGIDO MANTÉM A COR POR MAIS TEMPO

Verdade. Esse tipo de produto possui ativos antioxidantes que combatem a oxidação da cor. Tomar banhos com água morna ou fria também ajudará a manter a cor por mais tempo.

Esse tipo de produto possui ativos antioxidantes que combatem a oxidação da cor. Tomar banhos com água morna ou fria também ajudará a manter a cor por mais tempo.



06. DORMIR COM OS CABELOS MOLHADOS FAZ MAL

Verdade. A umidade e o calor criam um ambiente perfeito para a proliferação de fungos. Como resultado, podem surgir caspa, aumento da oleosidade e até queda capilar. Melhor evitar!

A umidade e o calor criam um ambiente perfeito para a proliferação de fungos. Como resultado, podem surgir caspa, aumento da oleosidade e até queda capilar. Melhor evitar!



07. ALGUNS ALIMENTOS AJUDAM NO CRESCIMENTO DOS FIOS.

Verdade. Para ter cabelos bonitos e saudáveis, os cuidados começam no prato, uma vez que os cabelos e unhas recebem parte dos nutrientes ingeridos. Por isso, não deixe faltar cenoura, folhas escuras, couve-flor e brócolis na sua alimentação! Ingerir alimentos ricos em ferro, como carnes, também é importante.

Para ter cabelos bonitos e saudáveis, os cuidados começam no prato, uma vez que os cabelos e unhas recebem parte dos nutrientes ingeridos. Por isso, não deixe faltar cenoura, folhas escuras, couve-flor e brócolis na sua alimentação! Ingerir alimentos ricos em ferro, como carnes, também é importante.



08. LAVAR O CABELO TODO DIA FAZ MAL

Mito. Lavar as madeixas todos os dias de forma alguma faz mal à saúde capilar. Na verdade, tudo depende da necessidade do cabelo de cada pessoa. Indivíduos com fios muito oleosos, ou que sejam expostos diretamente à impurezas, normalmente precisam lavar o cabelo todos os dias por um questão de necessidade, e isso não é algo prejudicial.

Lavar as madeixas todos os dias de forma alguma faz mal à saúde capilar. Na verdade, tudo depende da necessidade do cabelo de cada pessoa. Indivíduos com fios muito oleosos, ou que sejam expostos diretamente à impurezas, normalmente precisam lavar o cabelo todos os dias por um questão de necessidade, e isso não é algo prejudicial.



09. CHAPINHA E SECADOR FAZEM MAL AO CABELO

Parcialmente verdadeiro. Como colocamos no tópico sobre tratamento químico, o que prejudica a saúde capilar neste caso é o uso de maneira exagerada desses utensílios. O que queremos dizer com isso é que, por exemplo, utilizar um secador, babyliss, chapinha em altas temperaturas pode prejudicar a cutícula capilar e detonar o fio, principalmente se o cabelo não estiver em condições de receber tamanha intensidade de calor. Por isso, esteja sempre com o fio hidratado e preste atenção na temperatura.

Como colocamos no tópico sobre tratamento químico, o que prejudica a saúde capilar neste caso é o uso de maneira exagerada desses utensílios. O que queremos dizer com isso é que, por exemplo, utilizar um secador, babyliss, chapinha em altas temperaturas pode prejudicar a cutícula capilar e detonar o fio, principalmente se o cabelo não estiver em condições de receber tamanha intensidade de calor. Por isso, esteja sempre com o fio hidratado e preste atenção na temperatura.



10. AUMENTAR O NÚMERO DE ESCOVAÇÕES FORTALECE O CABELO

Mito. Ao contrário do que algumas pessoas dizem por aí, escovar o cabelo em excesso na verdade pode até ferir e machucar o couro cabeludo, além de danificar os fios. Esses utensílios precisam ser usados de maneira moderada, com bastante suavidade, mesmo em casos de desembaraçamento.

Ao contrário do que algumas pessoas dizem por aí, escovar o cabelo em excesso na verdade pode até ferir e machucar o couro cabeludo, além de danificar os fios. Esses utensílios precisam ser usados de maneira moderada, com bastante suavidade, mesmo em casos de desembaraçamento.



11. REPARADOR DE PONTAS RESTAURA O CABELO

Mito. Muita gente acha que a função do reparador de pontas é justamente “reparar” as extremidades dos fios. Mas a verdade é que esta não seria a palavra mais correta para definir o produto. O reparador não “repara” ou “restaura” as pontas do cabelo, o que ele faz é unicamente proteger o local provisoriamente. Ele atua na parte lesionada do fio (pontas duplas) e apenas o sela para que ele não seja ainda mais afetado por agentes externos. Portanto, assim que o efeito passar ou você lavar o cabelo, tudo volta ao normal.

O reparador não “repara” ou “restaura” as pontas do cabelo, o que ele faz é unicamente proteger o local provisoriamente. Ele atua na parte lesionada do fio (pontas duplas) e apenas o sela para que ele não seja ainda mais afetado por agentes externos. Portanto, assim que o efeito passar ou você lavar o cabelo, tudo volta ao normal.





12. A ÁGUA DO MAR PREJUDICA O CABELO

Verdade. Quem costuma ir à praia constantemente sabe que após o mergulho, o cabelo fica de certa forma bem ressecado. Isso acontece, pois a água marítima é rica em cloreto de sódio, substância que realiza a abertura das cutículas, trazendo muito mais porosidade ao fio. O cabelo perde líquido e consequentemente fica mais seco. Por isso, após chegar em casa, é sempre importante tomar uma ducha de água “doce”, além de hidratar o cabelo para que esse acúmulo de sal possa se desvencilhar dos fios. Essa dica é válida principalmente para quem possui cabelos tingidos.

Quem costuma ir à praia constantemente sabe que após o mergulho, o cabelo fica de certa forma bem ressecado. Isso acontece, pois a água marítima é rica em cloreto de sódio, substância que realiza a abertura das cutículas, trazendo muito mais porosidade ao fio. O cabelo perde líquido e consequentemente fica mais seco. Por isso, após chegar em casa, é sempre importante tomar uma ducha de água “doce”, além de hidratar o cabelo para que esse acúmulo de sal possa se desvencilhar dos fios. Essa dica é válida principalmente para quem possui cabelos tingidos.



13. GESTAÇÃO DEIXA OS CABELOS MAIS BONITOS

Verdade. Durante a gestação o corpo feminino passa por um processo de várias transformações e alterações hormonais, e essas alterações também afetam positivamente os fios, proporcionando um crescimento acentuado (prolongação da fase anágena) e uma certa diminuição da queda (diminuição da telógena). Além disso, nesta fase o cabelo cresce muito mais bonito nas futuras mamães.

Durante a gestação o corpo feminino passa por um processo de várias transformações e alterações hormonais, e essas alterações também afetam positivamente os fios, proporcionando um crescimento acentuado (prolongação da fase anágena) e uma certa diminuição da queda (diminuição da telógena). Além disso, nesta fase o cabelo cresce muito mais bonito nas futuras mamães.

Aproveite e leia também:

01. Como assumir os cabelos grisalhos

02. 20 ideias de cabelos coloridos estilo Peekaboo

03. + de 30 Cabelos estilosos para copiar

04. 36 inspirações de penteados para cabelo curto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE AQUI