Todo mundo sabe que o universo capilar é bastante extenso e esconde muitos segredos. E também não é novidade pra ninguém que desde sempre lidamos com histórias sobre “cortar o cabelo na lua cheia faz o fio crescer mais forte” ou “dormir de cabeça molhada faz mal ao cabelo”, ou até mesmo “lavar as madeixas todo dia é prejudicial”. São muitas histórias, mas, como saber qual delas é verdade ou mentira?
01. ÁGUA QUENTE FAZ MAL PARA OS CABELOS?
Verdade. A água muito quente retira a oleosidade natural dos fios. Para repor a oleosidade perdida, os cabelos produzem mais sebo. Resultado: os fios ficam ainda mais oleosos! Por isso, o ideal é tomar banho de água morna ou fria, ok?
02. RASPAR OS FIOS FAZ O CABELO ENGROSSAR.
Mito. Raspar os cabelos com lâmina não altera o diâmetro dos fios. Os fios ficam mais finos quando são retirados com a raiz, como com o uso da cera. De qualquer forma, os fios não engrossam.
03. ÁGUA FRIA DÁ BRILHO NOS CABELOS
Verdade. A água fria fecha as cutículas dos cabelos, o que, consequentemente, deixa os fios mais alinhados e brilhosos.
04. CORTAR AS PONTAS FAZ O CABELO CRESCER MAIS RÁPIDO
Mito. Os cabelos crescem pela raiz e, por isso, cortar as pontas não fará diferença na velocidade do crescimento dos fios. O que acontece é que os cabelos aparentam mais saudáveis após o corte.
05. SHAMPOO PARA CABELO TINGIDO MANTÉM A COR POR MAIS TEMPO
Verdade. Esse tipo de produto possui ativos antioxidantes que combatem a oxidação da cor. Tomar banhos com água morna ou fria também ajudará a manter a cor por mais tempo.
06. DORMIR COM OS CABELOS MOLHADOS FAZ MAL
Verdade. A umidade e o calor criam um ambiente perfeito para a proliferação de fungos. Como resultado, podem surgir caspa, aumento da oleosidade e até queda capilar. Melhor evitar!
07. ALGUNS ALIMENTOS AJUDAM NO CRESCIMENTO DOS FIOS.
Verdade. Para ter cabelos bonitos e saudáveis, os cuidados começam no prato, uma vez que os cabelos e unhas recebem parte dos nutrientes ingeridos. Por isso, não deixe faltar cenoura, folhas escuras, couve-flor e brócolis na sua alimentação! Ingerir alimentos ricos em ferro, como carnes, também é importante.
08. LAVAR O CABELO TODO DIA FAZ MAL
Mito. Lavar as madeixas todos os dias de forma alguma faz mal à saúde capilar. Na verdade, tudo depende da necessidade do cabelo de cada pessoa. Indivíduos com fios muito oleosos, ou que sejam expostos diretamente à impurezas, normalmente precisam lavar o cabelo todos os dias por um questão de necessidade, e isso não é algo prejudicial.
09. CHAPINHA E SECADOR FAZEM MAL AO CABELO
Parcialmente verdadeiro. Como colocamos no tópico sobre tratamento químico, o que prejudica a saúde capilar neste caso é o uso de maneira exagerada desses utensílios. O que queremos dizer com isso é que, por exemplo, utilizar um secador, babyliss, chapinha em altas temperaturas pode prejudicar a cutícula capilar e detonar o fio, principalmente se o cabelo não estiver em condições de receber tamanha intensidade de calor. Por isso, esteja sempre com o fio hidratado e preste atenção na temperatura.
10. AUMENTAR O NÚMERO DE ESCOVAÇÕES FORTALECE O CABELO
Mito. Ao contrário do que algumas pessoas dizem por aí, escovar o cabelo em excesso na verdade pode até ferir e machucar o couro cabeludo, além de danificar os fios. Esses utensílios precisam ser usados de maneira moderada, com bastante suavidade, mesmo em casos de desembaraçamento.
11. REPARADOR DE PONTAS RESTAURA O CABELO
Mito. Muita gente acha que a função do reparador de pontas é justamente “reparar” as extremidades dos fios. Mas a verdade é que esta não seria a palavra mais correta para definir o produto. O reparador não “repara” ou “restaura” as pontas do cabelo, o que ele faz é unicamente proteger o local provisoriamente. Ele atua na parte lesionada do fio (pontas duplas) e apenas o sela para que ele não seja ainda mais afetado por agentes externos. Portanto, assim que o efeito passar ou você lavar o cabelo, tudo volta ao normal.
12. A ÁGUA DO MAR PREJUDICA O CABELO
Verdade. Quem costuma ir à praia constantemente sabe que após o mergulho, o cabelo fica de certa forma bem ressecado. Isso acontece, pois a água marítima é rica em cloreto de sódio, substância que realiza a abertura das cutículas, trazendo muito mais porosidade ao fio. O cabelo perde líquido e consequentemente fica mais seco. Por isso, após chegar em casa, é sempre importante tomar uma ducha de água “doce”, além de hidratar o cabelo para que esse acúmulo de sal possa se desvencilhar dos fios. Essa dica é válida principalmente para quem possui cabelos tingidos.
13. GESTAÇÃO DEIXA OS CABELOS MAIS BONITOS
Verdade. Durante a gestação o corpo feminino passa por um processo de várias transformações e alterações hormonais, e essas alterações também afetam positivamente os fios, proporcionando um crescimento acentuado (prolongação da fase anágena) e uma certa diminuição da queda (diminuição da telógena). Além disso, nesta fase o cabelo cresce muito mais bonito nas futuras mamães.
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
04.
Nenhum comentário:
Postar um comentário