A Gazânia, popularmente conhecida como Funcionária, é uma bela opção para dar ao jardim um forte colorido.
Esta linda flor é uma planta com altura de aproximadamente 10 a 30 cm, chegando algumas vezes a até 50 cm de altura. Suas pétalas possuem cores intensas, variadas e vibrantes e, curiosamente, estas pétalas se fecham a noite ou em dias muito nublado. São plantas resistentes, suportando muitas vezes solos mais pobres, arenosos e até mesmo um tanto salinos. Quando plantadas juntas, conseguem formar uma linda paisagem, como uma espécie de tapete no jardim. Ela também pode ser facilmente cultivada em vasos ou jardineiras.
A Gazania tem origem africana, sendo uma herbácea florífera de baixa estatura que possui grande quantidade de flores, suportando dias mais quentes e até a períodos de seca. Assim, é uma planta ideal para quem costuma se esquecer de regar suas plantinhas, por exemplo. A Gazania também possui folhas de duas cores: verdes e cinzas.
O que chama muito a atenção para este tipo de flor é que a parte inferior central é de uma tonalidade muito forte, mas que possui, no entanto, a mesma cor do restante de suas pétalas, dando uma aparência surpreendente e muito bonita à flor. Geralmente esta cor varia do brando ao vermelho, utilizando-se de todas as variáveis possíveis entre ambas.
Como plantar gazânias?
Essa flor costuma se adaptar bem a diferentes espaços – vasos, canteiros, jardineiras – quando recebem as condições e cuidados adequados. Podem ser plantadas formando um “tapete” no jardim ou em uma composição com outras plantas que não façam sombra sobre elas.
Vamos explicar como preparar o solo, frequência de regas e dicas para cultivá-la a partir de sementes. Confira!
Solo
A gazânia é bastante tolerante quanto ao solo, desde que seja bem drenado e leve. Suporta solos pobres, solos salinos ou solos muito arenosos.
O ideal é que o solo seja um pouco arenoso, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 6,2.
Clima e Luz
É uma planta de clima quente e cresce bem em temperaturas acima de 18°C. Não suporta baixas temperaturas e geadas. Tenha cuidado com o excesso de umidade, pois favorece o surgimento de doenças na gazânia.
A gazânia necessita de luz solar direta quando a planta está adulta.
Plantio
Por sementes: podem ser semeadas no local definitivo se as condições climáticas forem adequadas ou em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes.
Por estaquia: cortes de ramos basais podem usados no plantio. Plante os ramos da gazânia em vasos com solo úmido e mantenha-os em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, até o enraizamento dos ramos.
O espaçamento recomendado entre plantas é de 15 a 50 cm, dependendo da altura da variedade cultivada e se as plantas serão cultivadas apenas por algumas estações do ano ou por vários anos.
Como regar a gazânia?
O ideal é manter o solo levemente úmido durante o crescimento inicial. O solo pode secar superficialmente entre as regas quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. A gazânia é uma planta relativamente resistente a curtos períodos de seca.
Época de floração
Em regiões de clima frio, floresce do final da primavera ou verão até o começo do outono. Em regiões de clima quente, com condições adequadas, pode florescer durante todo o ano.
Normalmente começa a florescer aproximadamente em 60 a 90 dias depois do plantio se as condições climáticas forem adequadas. Uma peculiaridade dessa flor é que seus capítulos florais se fecham durante a noite e em dias nublados e escuros.
Ciclo de cultivo
São plantas perenes em regiões de clima subtropical ou tropical. Em regiões com inverno rigoroso é cultivada geralmente como anual.
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
04.
Nenhum comentário:
Postar um comentário