Que tal decorar unindo o antigo e o moderno?
O segredo é saber dosar. Mesclar, por exemplo, objetos e mobiliários modernos com acessórios que remetem ao que é antigo, ou vice versa.
Algumas tendências do passado estão com tudo novamente, como é o caso do veludo e as luminárias. Se você não quer deixar a decoração datada, o segredo é misturar as épocas.
Afinal, reutilizar itens antigos e dar uma nova funcionalidade a eles é uma ótima maneira de experimentar diferentes estilos de decoração, num estilo clássico e vintage.
Se você é daqueles que adora garimpar objetos em feirinhas, fica de olho naquelas antiguidades guardadas pela família, mas ao mesmo tempo é fã do estilo moderno, essa matéria é para você. Confira nossas dicas!
1. Decoração com discos de vinil
Além de ser uma alternativa sustentável, a decoração usando discos de vinil é bonita, muito criativa e pode dar um visual totalmente novo para a sua casa.
Nesse tipo de decoração, é possível utilizar os discos de vinil da maneira tradicional, isto é, em sua forma natural, ou adaptando-os, modificando sua estrutura ou unindo-os a outras peças. O vinil é um material bem maleável que permite uma infinidade de modificações.
O disco de vinil é um tipo de mídia que foi muito utilizado nas décadas de 1970 e 1980. A ideia de reutilizá-lo, portanto, não é tão distante, afinal todo mundo tem alguma relíquia musical dessa época ou conhece algum familiar com um baú recheado delas.
2. Decoração com rádio vintage
A evolução do rádio é uma coisa extraordinária. Existem aparelhos com os mais diversos tamanhos, materiais, texturas e funções que são capazes de combinar com qualquer cômodo. Os de madeira, pequenos e arredondados são minimalistas e combinam perfeitamente em ambientes total white.
3. Decoração com máquina de escrever
A máquina de escrever é um clássico na decoração vintage. Sem cair na obviedade do home office, coloque o objeto no quarto ou na sala de estar. O peso e as cores fazem do item um elemento chave em qualquer espaço que você o coloque. Complemente com livros interessantes, plantas e baús antigos.
4. Decoração com telefone vintage
O telefone também sofreu metamorfoses completas ao longo das décadas. Quanto mais diferente for dos modelos convencionais, melhor. O item, literalmente, fala por si só, além de remeter às tardes nas casas dos avós. Uma memória afetiva bem intrigante para qualquer espaço.
5. Decoração com máquina fotográfica vintage
As câmeras são as queridinhas dos hipsters de plantão que, normalmente, costumam ter coleções extensas deste objeto. Se esse for o caso, vale colocá-los em prateleiras e, de imediato, farão o efeito de quadros. Quando isoladas, as câmeras podem complementar a decoração de um cômodo, fazendo um contraponto de sobriedade em locais coloridos, ou pincelando cor em espaços neutros.
6. Decoração com tvs antigas
As tvs antigas não funcionam mais, mas podem sofrer uma verdadeira ressurreição operada pela criatividade.
Além de dar uma aura de era de ouro ao ambiente e resgatar um tipo de american way of life, as tvs antigas podem dar origem a móveis criativos e bonitos.
7. Decoração com neon anos 80
Direto dos anos 80, o neon ganhou novas formas e tamanhos (podendo até ser encomendado sob medida) e invadiu a casa. Além da funcionalidade de iluminar (claro), a peça resgata a estética enérgica da década, varrendo para longe qualquer sinal de monotonia. Não tenha medo de arriscar combinações de estampas nos estofados e cores vibrantes nas paredes.
8. Decoração com maletas vintage
Maletas de tamanhos variados, diferentes materiais e tonalidades (quanto mais desgastada melhor) imprimem personalidade nos acessórios que ganham a função de mesas de variados portes. Combine com objetos de madeira e quebre a sobriedade com cores pastel.
9. Decoração com baús antigos
Os baús antigos, além de levar beleza e sofisticação ao espaço dependendo do modo como insere esse acessório no ambiente, a sua versatilidade é tão ampla que pode ser utilizado como mesa, criado mudo, apoio de objetos, prateleiras e etc.
10. Decoração com quadros, placas e espelhos vintage
Quadros são objetos recorrentes nas mais variadas decorações. Mas, que tal investir em fotografias antigas, placas ou espelhos com sinais do tempo para preencher as paredes? O efeito é o mesmo das molduras tradicionais, contudo a atmosfera descontraída pode ser a pedida para um clima mais leve e sem caretices.
11. Decoração com máquina de costura antiga
A estrutura da clássica máquina de costura pode se tornar apoio para gabinetes de banheiro ou mesas em geral. Se quiser algo menos estrutural, opte pelos manequins como complementos em cantos vazios e sem vida.
12. Decoração com Banheiras vintage
Banheiras com pés divertidos trazem o universo retrô para a área íntima. As versões clássicas, brancas e com estética imperial elevam qualquer banho a um patamar digno de relaxamento, sem perder o estilo.
Aproveite e leia também:
01.
02.
03.
Nenhum comentário:
Postar um comentário