Pra Quem tem Estilo Café da vida nova as plantas - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Café da vida nova as plantas

O consumo sustentável tem conquistado cada vez mais adeptos e um processo linear de exploração de recursos naturais faz com que diminua a geração de montanhas de lixo sem utilidade. Pensando nisso, uma pesquisa recente da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com a Universidade Anhanguera provou que a borra do café, aquele resto de pó após passado o cafezinho, serve também como ótimo fertilizante de plantas.
borra de café

Conforme Alexandre Moreira de Vasconcelos, Engenheiro de Produção, Professor da UFMS do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, a pesquisa “Aproveitamento da borra de café como fertilizante agrícola” demorou um ano para ser concluída e provou que se cada pessoa usar um pouco da borra que iria para o lixo em uma muda de planta, o vegetal pode crescer bem adubado.
Leia a notícia na íntegra no site Midiamax
Como Usar a Borra de Café nas Plantas 
A primeira coisa a se fazer é bastante simples, porém não possui efeito imediato, pois se a borra de café for depositada diretamente sobre o solo, sem que seja misturada aos demais adubos orgânicos, ela atuará de maneira negativa e não fertilizará a terra, retirará da mesma o nitrogênio para se decompor, inclusive gerando inúmeros fungos.
O melhor é usá-la em conjunto com outros fertilizantes naturais, desde que estejam bem triturados, como casca de frutas e legumes, restos de grama que foi cortada, casca de ovos, deixando que tudo seque ao sol. Depois dessa etapa, deixe por mais ou menos 60 dias para que ocorra a fermentação, mexendo de vez em quando a mistura até que se torne numa mistura homogênea, que então já poderá ser usada como adubo. Outra maneira de se fazer a adubação é misturar dez partes de terra para uma parte de borra de café.

Borra de café



 Na limpeza das plantas: A borra de café ainda pode ser usada na limpeza das folhas das plantas que passam grande parte do tempo dentro de casa, dissolvendo uma parte da mesma em até cinco partes d’água. Para limpar, basta molhar um chumaço de algodão ou um pano na mistura e passar nas folhas da planta. Isso deixa as folhas limpas e brilhantes.



Como repelente contra diversos tipos de pragas: Quando se faz uso de repelentes químicos é necessário considerar que, mesmo que sejam mais eficientes no combate e controle das pragas, ele possui uma grande sobrevida na terra, e, com isso, pode vir a causar a morte de outros insetos que são benéficos para o cultivo das plantas, isso sem mencionar que os produtos químicos prejudicam demais a qualidade da planta. Para impedir que ocorram esses problemas, uma opção considerável é usar a borra de café como ação repelente, especialmente se o café for moído em casa, já que se torna ainda mais eficaz no combate das pragas;

Borra de café



Na fertilização das plantas: A borra de café fornece diversos nutrientes para auxiliar o solo, além de promover a proteção, atuando na eliminação das bactérias e de demais micro-organismos que causam problemas à fertilidade do solo, deixa as plantas muito mais saudáveis e produtivas. Porém, antes de depositá-la diretamente sobre a terra, é recomendado que se junte um pouco de fósforo, que é disponibilizado através de farinhas esterco de aves ou de sangue e ossos e também um pouco de potássio, obtido através do esterco  de outros animais, para que a borra não retire o nitrogênio usando-o para se decompor, ocasionando assim a criação de fungos


Aproveite e leia também:

01. 6 DICAS PARA INCREMENTAR SEU JARDIM






Nenhum comentário:

Postar um comentário