Pra Quem tem Estilo 10 remédios caseiros para matar lesmas - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

terça-feira, 20 de novembro de 2018

10 remédios caseiros para matar lesmas

Lesmas são animais repulsivos e nos últimos anos, especialmente no sul do Brasil, uma variedade venenosa de origem africana, solta na natureza por produtores irresponsáveis, se transformou em uma praga regionalizada.
Lesmas são animais repulsivos e nos últimos anos, especialmente no sul do Brasil, uma variedade venenosa de origem africana, solta na natureza por produtores irresponsáveis, se transformou em uma praga regionalizada.
Por outro lado, apesar desta variedade especificamente asquerosa e venenosa, a maioria das espécies encontradas pelas regiões brasileiras, representa ameaça apenas as plantas e hortas e seja qual for o tipo que está invadindo sua propriedade, a boa notícia é que os remédios para lesmas aqui citados, funcionam com todos.
Outra boa notícia é que, apesar de ser uma praga, o comportamento das lesmas é instintivo e, portanto, previsível, o que significa que, se você está recebendo visitas constantes destes animais, é porque algo no seu quintal, ou em sua casa, os está atraindo.
Por isso, o primeiro veneno caseiro para lesmas não é exatamente um veneno, mas, uma série de pequenos cuidados que por si mesmos, já ajudam a eliminar boa parte das lesmas.
E para começar, como você deve saber, as lesmas se alimentam de certos tipos de plantas e não é à toa que costumam atacar hortas, inclusive, por causa da terra rica em nutrientes.

Principais plantas que são repelentes naturais contra lesmas

Mas, mesmo que não tenha uma horta no quintal, outras plantas podem atraí-las e a dica não é eliminar as plantas que as atraem, mas, plantar algumas que funcionam como repelentes naturais, sendo as principais:
  • Sálvia;
  • Alho;
  • Gengibre;
  • Erva Doce;
  • Alecrim;
  • Tomilho;
  • Salsinha
Todas estas plantas, são repelentes naturais imunes a lesmas, que podem ser criadas pelo seu quintal e claro, em sua horta, protegendo as demais do ataque dos bichos.
Além disso, você deve ter em mente que lesmas gostam de ambientes úmidos e tem hábitos noturnos, portanto, prefira regar suas plantas, ou molhar seu quintal no período da manhã.
Como cuidado adicional e final nesta primeira etapa, mantenha o quintal o mais limpo possível; essencialmente, livre-se de folhas e quaisquer materiais orgânicos que ao se decomporem, possam depositar nutrientes dos quais elas se alimentam.
Mas, é claro, estes são apenas os cuidados iniciais e agora, já podemos começar a escolher o veneno caseiro para lesmas mais adequado ao seu caso, separando primeiro, os mais indicados para o interior da residência.

Como eliminar lesmas da casa?

Se você cuidar bem do seu quintal, a quantidade de lesmas que entrarão em sua casa provavelmente será pequena, o que é muito bom pois, não existem muitos métodos para se livrar delas, uma vez dentro de casa.
Por este motivo, é recomendável selar possíveis locais de entrada, que por sorte, são fáceis de se identificar, já que os bichos deixam aquela trilha gosmenta por onde passam, bastando que você vede estes pontos com silicone ou, com o melhor método que tiver a sua disposição.
Alternativamente, há dois remédios para lesmas no interior da casa, ambos muito eficazes:
  • Sal: é o método mais conhecido e funciona sempre. Você tanto pode adotar o hábito de espalhar sal pela casa (o que também espanta vários outros insetos), quanto pode jogar sal diretamente sobre os bichos. No entanto, como você precisará recolher o cadáver depois, há um outro método que talvez ache mais adequado.
Lesmas são animais repulsivos e nos últimos anos, especialmente no sul do Brasil, uma variedade venenosa de origem africana, solta na natureza por produtores irresponsáveis, se transformou em uma praga regionalizada.

  • Cerveja: um copo com cerveja mais ou menos pela metade, é tudo que você precisa para construir sua primeira armadilha para lesmas. Os animais adoram cerveja e como nós, ficam bêbados, porém, neste caso, acabam se afogando no líquido. Seu trabalho, portanto, se resume a descartar a lesma morta e repetir o processo quantas vezes forem necessárias.
Lesmas são animais repulsivos e nos últimos anos, especialmente no sul do Brasil, uma variedade venenosa de origem africana, solta na natureza por produtores irresponsáveis, se transformou em uma praga regionalizada.


Se não quiser utilizar estes métodos, resta apenas a boa e velha caçada! Deixe ração ou outro material orgânico apetitoso em locais estratégicos e capture as lesmas quando se juntarem para o banquete.
Todos são métodos lentos, já que você matará as lesmas uma a uma, o que exige alguma paciência; mas, pelo menos, as lesmas também são lentas. Além disso, como dissemos, se cuidar bem do seu quintal, serão poucas as corajosas a entrar em sua casa.

10 remédios naturais que funcionam como venenos caseiros para matar lesmas

As lesmas podem causar muito danos ao seu quintal e jardim em um curto espaço de tempo, por isso é muito importante realizar o combate as lesmas o quanto antes. Embora é possivel comprar uma grande diversidades de produtos lesmicidas em lojas de jardinagem, elas tem um elevado custo financeiro, além de serem tóxicas para serem humanos e animais de estimação.
Pensando nisso elaboramos uma lista de 10 soluções naturais para matar e evitar lesmas do seu quintal e da sua casa.
Sem delongas, segue uma lista de possibilidades para que escolha o veneno caseiro para lesmas que considerar mais apropriado.

1. Armadilhas com matéria orgânica

Assim como no interior da casa, a cerveja também funciona no quintal, mas, há uma pequena diferença, pois no quintal, a cerveja pode atrair muitas lesmas e, portanto, é necessário colocá-la em um recipiente suficientemente grande, com líquido suficiente para que todas se afoguem.
É claro que, dependendo da quantidade de lesmas, você pode não querer desperdiçar a cerveja, ou pode preferir utilizar algo mais barato e assim, há outras opções como casca de laranja, folhas de couve ou de repolho, mas, trata-se de um trade off.
A cerveja mata as lesmas, enquanto estes outros itens apenas atraem elas, ou seja, você precisará matá-las ou descartá-las longe o suficiente de seu quintal.

2. Remédio caseiro para lesmas usando spray de alho

Além de plantar alho no quintal, você pode preparar um spray para borrifar todos os caminhos habituais das lesmas, seguindo uma receita muito simples.
Basta adicionar água fervida a uma porção de alho moído, tampar e deixar descansar por uma noite. No dia seguinte, filtre, coloque o líquido em um borrifador e passe nas plantas do quintal.
A quantidade e proporção de água e alho ficam por sua conta pois, como se trata de um líquido inofensivo para nós, você pode deixar o preparado tão concentrado quanto achar necessário.

3. Veneno caseiro para lesmas usando sal e vinagre

Como já dito, o sal é o melhor veneno caseiro para lesmas que você pode conseguir, porém, pode ser prejudicial para as plantas e, portanto, deve ser utilizado com precaução, diluído em água, como spray, ou espalhado diretamente pelo quintal.
Alternativamente, você pode utilizar vinagre, com os mesmos benefícios e cuidados.

4. Veneno caseiro para lesmas usando amônia

Diluída em água, na proporção de uma parte de amônia para cinco de água, a amônia constitui um potente veneno caseiro para lesmas que, ao contrário do sal, ainda é benéfico para as plantas.
O cuidado neste caso é exigido apenas daqueles que possuem animais de estimação, pois tanto cachorros como gatos podem gostar de mastigar plantas.

5. Superfícies cortantes

Materiais que criam superfícies cortantes para o corpo molenga das lesmas, funcionam como barreira natural contra a aproximação delas.
Cascas de ovos podem servir muito bem a este propósito e também, é possível utilizar terra de diatomáceas, bastando espalhar o material nas áreas que quer proteger.

6. Predadores naturais

Pode não ser uma alternativa muito prática, mas, existem vários predadores naturais de lesmas. Alguns, como os lagartos e sapos, são mais difíceis de se manter, outros como patos e galinhas, podem ser uma opção um pouco melhor.
De qualquer forma, dependendo da sua disposição ou necessidade de se livrar das lesmas, não deixam de ser alternativas eficazes.

7. Borra de café

A borra de café também funciona como barreira contra lesmas, já que as menores morrem em contato com a substância e não surpreende que isso afaste as maiores da área.
Como se trata de um material inofensivo e orgânico, se colocado ao redor das plantas, além de funcionar como barreira, ainda enriquece o solo.

8. Vaselina

Outro dos remédios para lesmas que funciona para espantá-las e prevenir que subam nos vasos. Para ser efetivo, espalhe a vaselina por toda a superfície externa dos vasos das plantas atacadas.

9. Cabelos e pelos

Cabelos humanos (mais) e pelos de gatos e cachorros (menos), também funcionam como barreira natural contra a passagem de lesmas. Não são assassinos, mas, servem bem ao propósito de proteger suas plantas, quando são espalhados ao redor delas.
Apenas é necessário juntar uma boa quantidade, pois uns poucos fios não terão qualquer efeito, além disso, como indicado, cabelos funcionam melhor do que pelos.

10. Serragem

A serragem de madeira não tratada quimicamente desidrata o corpo das lesmas, embora não tão eficazmente quanto o sal; mas, ainda assim, é o suficiente para que as lesmas evitem passar por áreas cobertas de serragem.
Para ser ainda mais efetiva, a serragem pode ser misturada com cinza de madeira e espalhada no entorno das plantas de seu quintal.
Lesmas são animais repulsivos e nos últimos anos, especialmente no sul do Brasil, uma variedade venenosa de origem africana, solta na natureza por produtores irresponsáveis, se transformou em uma praga regionalizada.

Últimas dicas: o veneno caseiro para lesmas definitivo

Como sempre costumamos dizer, o melhor método para se livrar de qualquer praga, é a mistura de técnicas, pois insetos e outros animais podem ser muito resistentes ou pior, a origem pode não estar no seu terreno e neste caso, é ainda mais importante utilizar armas variadas.
Diríamos que vedar bem a casa, espalhando uma ou duas armadilhas de cerveja, ao mesmo tempo em que se mantém o quintal limpo, com a manutenção de algumas variedades de plantas naturalmente repelentes, são bons hábitos de longo prazo.
Enquanto no curto e médio prazo, deve-se empregar um ou mais dos métodos para quintal, de preferência, uma barreira, um repelente e claro, um veneno.
Além disso, há uma última dica, que já indicamos acima, mas, não nos custa repetir.
Trata-se de exercitar a paciência capturando as lesmas você mesmo. Pode não ser uma tarefa agradável, mas, é eficaz, principalmente se dispuser de um balde com água salgada onde puder jogá-las.
Duas horas de dedicação eventuais a este trabalho podem acelerar muito a solução do problema já que, como sempre, o método mais efetivo é a mistura de várias das técnicas aqui apresentadas.

É claro que pessoas com inclinação a jardinagem terão mais facilidade de efetuar estas “caçadas”, mas, caso estejamos falando de uma infestação em larga escala, é aconselhável que você deixe o nojo de lado, arranje luvas, e acelere o passo.
Porque apesar dos remédios para lesmas serem eficazes, podem ser lentos como elas e certamente você não vai querer ter de lidar com o problema por muito tempo.
 Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

3 comentários:

  1. Gostei, vou usar. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Achei suas dicas importantes,essas danadas comem mesmo as plantas,eu uso colocar sal, na entrada das portas e jogo nelas também, porque infelizmente não dá pra evitar.
    Sabe que apesar de dar nojo,elas também tem suas elegância, acho bonitas,cada uma de nós temos um olhar diferente para as desengonçadas...lesmas.

    ResponderExcluir