Pra Quem tem Estilo Conheça as principais formas de lavagem, secagem e dicas práticas da lavagem de roupas - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

terça-feira, 24 de julho de 2018

Conheça as principais formas de lavagem, secagem e dicas práticas da lavagem de roupas

Lavar roupa é uma atividade que faz parte de nossa rotina. E por mais que você tente adiar esse momento – ou deixe para outra pessoa essa tarefa – vai chegar o momento em que não vai ter alternativa e você mesmo terá que lavar suas roupas.
Nesse momento surge então a dúvida: Qual a melhor técnica para utilizar? À mão? Na máquina? À seco? Deixar de molho?



Para ajudar você nessa missão, separamos algumas informações importantes de como você pode lavar suas peças de roupas. Confira!
                              >>> Como deixar a casa sempre arrumada com cinco regras básicas

Formas de lavar roupa

1. À mão

Conheça as principais formas de lavagem, secagem e dicas práticas da lavagem de roupas
Algumas peças de roupa não podem ser lavadas na máquina. Por serem delicadas demais, por soltarem tinta, etc. Nesse caso o ideal é lavar à mão.
Para isso você vai precisar de um tanque com tampa, água e sabão, um balde para caso seja preciso deixar de molho e uma tábua de lavar roupa.
Molhe a roupa com a água da torneira. Em seguida, com um sabão de pedra, esfregue as regiões mais sujas, como as axilas e os punhos de uma camisa, por exemplo. Use a tábua de lavar roupa para lhe ajudar a esfregar, mas não faça muita força se o tecido for mais sensível.
Ao final enxague com a ajuda do balde ou do tanque cheio de água. Torça a peça e então deixe em uma bacia ou balde junto com as outras roupas que serão colocadas para secar.

2. Na máquina

Conheça as principais formas de lavagem, secagem e dicas práticas da lavagem de roupas
Separe as roupas que você pretende lavar. Cuidado para não ultrapassar o peso máximo da máquina. Coloque as peças dentro da lavadora. Adicione o sabão em pó e o que mais você pretende usar na lavagem nos locais indicados da máquina de lavar.
Escolha o ciclo ideal para o tipo de roupas que você está lavando e ligue a lavadora na tomada.


3 Dicas para preparar a lavagem

  1. Separe as roupas que você pretende lavar. É interessante separar por cor e tipo de tecido, para que você não manche as peças e possa usar um ciclo padrão da máquina de lavar.
  2. Verifique os símbolos nas etiquetas das roupas. Ali você descobrirá se elas podem ser esfregadas, se podem ser lavadas na máquina, se devem ser lavadas à seco, se são delicadas, se devem ser lavadas em água quente ou fria e por aí vai.
  3. Escolha a temperatura da água. Se for na máquina, basta selecionar o botão “água fria” ou “água quente”. Se for lavar a mão e precisar de água quente, você deve esquentar um pouco de água e colocar em uma bacia.

Ciclos de lavagem X tipos de roupas

Conheça as principais formas de lavagem, secagem e dicas práticas da lavagem de roupas

Se a ideia é usar a máquina de lavar, é interessante conhecer quais são os ciclos de lavagem mais comuns e para que tipo de roupas são indicados:

1. Regular ou normal

Ideal para lavar roupas brancas ou claras.

2. Moderado ou suave

Indicado para roupas delicadas, como camisas, roupas íntimas e peças de seda.

3. Rápido

Ideal para roupas que não estão tão sujas. Pode ser usado com qualquer peça, exceto as roupas delicadas.

4. Personalizado

Voltado para roupas que estão mais sujas e precisam de uma lavagem com água quente e fria. O ciclo nesse caso costuma ser mais longo. Também é interessante para as roupas coloridas, pois ajuda a deixar a cor mais vívida.

Secagem das roupas

Depois que terminar de lavar suas peças de roupa é hora de colocá-las para secar. Antes de tudo é interessante verificar na etiqueta se as peças podem ser expostas diretamente ao sol ou se devem secar à sombra.

1. Ao ar livre

Secagem das roupas
Esse tipo de secagem é indicado para quem vive em casa e tem um espaço nos fundos para poder deixar as roupas secarem ao ar livre, sejam expostas ao sol ou à sombra.

2. Cabide

Secagem das roupas
Roupas que amassam fácil, como camisas, ou roupas mais delicadas que podem estragar — se foram penduradas com grampos de madeira, devem ser penduradas em cabides no varal. Isso pode até mesmo facilitar na hora de passar a peça, principalmente no caso das camisas.

3. Varal

Secagem das roupas
O varal interno ou desmontável pode ser utilizado para a secagem das roupas. Você pode colocá-las para secar sem o uso de pregadores ou com eles. É ideal para peças mais fáceis de passar.

4. Secadora

Secagem das roupas
Quem tem uma secadora em casa pode contar com ela para que suas roupas sequem mais rapidamente. Antes verifique na etiqueta qual a temperatura máxima que as peças podem ser expostas e se podem ser secas em secadora.
O ciclo pesado é ideal para roupas brancas, o personalizado para as coloridas e o delicado para todas as peças que também passaram pela lavagem suave ou delicada na máquina.

Como lavar roupa: 9 recomendações importantes

Secagem das roupasSave
  1. Escolha uma máquina de lavar de acordo com as suas necessidades. Quem lava menos roupas pode trabalhar com uma de 8kg enquanto que quem precisa lavar quantidades maiores talvez prefira as de 15kg.
  2. Se for lavar as roupas à mão é interessante apostar em um detergente suave ou sabão neutro. Se for lavar à máquina, aposte no sabão em pó.
  3. Siga as instruções da embalagem sobre a quantidade correta de sabão em pó ou detergente a ser utilizada nas lavagens.
  4. Coloque amaciante apenas nas roupas que permitem o uso do produto. Além disso, use o espaço indicado pela máquina e a quantidade indicada pelo fabricante. Geralmente uma tampinha por lavagem é suficiente.
  5. Use um saco protetor de roupas para as peças mais delicadas que são lavadas na máquina.
  6. Não sobrecarregue a máquina de lavar. Sempre respeite a quantidade máxima de quilos permitida.
  7. Antes de lavar suas roupas, veja se não deixou nada dentro dos bolsos de calças, shorts, camisas e blusas.
  8. Roupas novas ou com tons mais fortes podem precisar de uma lavagem em separado nas primeiras vezes, pois podem perder cor. Se não quiser lavar a mão você pode lavá-las junto com outras peças da mesma cor, para evitar as manchas.
  9. Assim que terminar de lavar as roupas, pendure-as no varal ou leve-as para a secadora. Deixar roupas molhadas paradas na máquina ou em um balde pode fazer com que mofem e fiquem com cheiro desagradável.


Esperamos que essas dicas ajudem você a lavar suas roupas, seja com a máquina de lavar ou à mão. O resultado é aquele que a gente adora: uma pilha de roupas cheirosas e macias prontas para usar de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE AQUI