Como montar um aquecedor de quarto usando uma caixa de madeira - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Como montar um aquecedor de quarto usando uma caixa de madeira

Canal do Youtube DD-electro-Tech ensina a montar um aquecedor de quarto usando uma caixa de madeira, um mini ventilador, fio de níquel-cromo e uma fonte para ligar à tomada

montar um aquecedor de quarto usando uma caixa de madeira

A temperatura baixou de vez e qualquer iniciativa é bem-vinda para ajudar a manter os cômodos da casa aquecidos durante o frio. Uma das soluções mais procuradas é o uso do aquecedor.

Conhecidos por suas soluções de Faça Você Mesmo (Do It Yourself, no original em inglês) com materiais que podem facilmente ser encontrados em casa, os indianos do canal do Youtube DD-electro-Tech criaram um aquecedor para quarto que sai por menos de R$ 50. A ideia é criar uma caixa aquecida a eletricidade, com uma saída ventilada que impede que ela queime.

aquecedor para quarto que sai por menos de R$ 50.


Como montar

Para montar o aquecedor, é necessário ter uma caixa de madeira, um ventilador de 12V, uma fonte modelo 12V 3 amp e um fio de níquel-cromo de aproximadamente 20 cm. O primeiro passo é colocar alguns parafusos nas laterais da caixa, por onde vão passar os fios de níquel-cromo, prendendo com porcas por dentro. Depois, passe o fio por entre as porcas.
Para montar o aquecedor, é necessário ter uma caixa de madeira, um ventilador de 12V, uma fonte modelo 12V 3 amp e um fio de níquel-cromo de aproximadamente 20 cm. O primeiro passo é colocar alguns parafusos nas laterais da caixa, por onde vão passar os fios de níquel-cromo, prendendo com porcas por dentro.
O próximo passo é ligar o ventilador em um dos lados da caixa. Corte a lateral da caixa de madeira no formato do diâmetro do ventilador, desenhando o tamanho com a ajuda de um lápis. Finalize colando a tampa na caixa com cola quente e parafusando as laterais do aparelho na madeira.
Para montar um aquecedor caseiro
Por último, ligue o fio do ventilador em uma saída da fonte, que será ligada à tomada para fazer funcionar o aparelho.
Uma alternativa ao fio de níquel-cromo, apresentada em outro vídeo do grupo, é uma lâmpada de 200W, esse feito em uma caixa de papelão. No lado oposto ao ventilador, se instala um bocal de lâmpada com fio. O que aquece, nesse caso, é o calor da lâmpada.
Para montar o aquecedor, é necessário ter uma caixa de madeira, um ventilador de 12V, uma fonte modelo 12V 3 amp e um fio de níquel-cromo de aproximadamente 20 cm. O primeiro passo é colocar alguns parafusos nas laterais da caixa, por onde vão passar os fios de níquel-cromo, prendendo com porcas por dentro.

Como funciona

O professor Marlus Koehler, do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirma que, teoricamente, o sistema funciona, explicado pela lógica do Efeito Joule. Segundo a lei, todo condutor é aquecido quando é percorrido por uma corrente elétrica. “Nos vídeos, a corrente elétrica passa tanto no fio níquel-cromo como no filamento da lâmpada, gerando calor”, explica o especialista.
No entanto, ele recomenda muito cuidado ao reproduzir a invenção dos vídeos. “No segundo vídeo, por exemplo, com as paredes de papelão, o aquecedor é completamente improvisado e perigoso“, afirma Koehler. Segundo ele, as lâmpadas de filamento já estão caindo em desuso justamente por não serem eficientes. “Elas produzem muito calor e pouca luz. No caso, podem incendiar o papelão“, alerta.
No caso do fio-cromo, os riscos são bem menores. “A corrente passa independentemente pelo fio. Como ele tem uma alta resistência elétrica, vai esquentar“, finaliza.


Aproveite e leia também:

01. Como cortar garrafas para fazer copo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também: