Pra Quem tem Estilo Aprenda a pintar sofá de tecido passo a passo e confira 5 dicas certeiras - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Aprenda a pintar sofá de tecido passo a passo e confira 5 dicas certeiras

Qual a melhor tinta para pintar sofá de tecido. 5 dicas de como pintar sofá de tecido aí na sua casa, e com isso de vida nova ao sofá da sala, de uma maneira prática e que combine com a decoração.


(Fonte: vaicomtudo.com)


O sofá é um dos móveis mais importantes de uma sala, pois oferece conforto para família nos momentos de lazer e descanso, e ainda é ideal para receber os amigos para um gostoso bate papo nos finais de semana. E com o passar do tempo, os sofás vão perdendo seu charme e elegância, principalmente os modelos feitos em tecido, que vão ficando meio apagados e com visual desbotado.
 Aprenda a pintar sofá de tecido passo a passo e confira  5 dicas certeiras
Nestas horas uma das soluções para resolver o problema é a compra de um novo modelo. Porém, existe uma alternativa bem viável para revitalizar este sofá de tecido, que é com a aplicação de uma pintura para dar vida nova ao visual do sofá.

1. A pintura em sofás de tecido

pintura em um sofá de tecido pode ser feita para renovar o visual daquele sofá meio apagado com o tempo, ou o modelo que você ganhou da sua vovó, ou até mesmo um modelo comprado em brechós.
Ela é feita com o uso de tintas específicas para esta ocasião, mas para isso é necessário que eventuais rasgos no tecido sejam consertados com antecedência, e que todo sofá passe por um processo de limpeza profissional, para remoção de toda sujeira acumulada ao longo dos anos.

Leia também >>> Como revestir móveis de plástico com tecido
 Aprenda a pintar sofá de tecido passo a passo e confira  5 dicas certeiras
Limpe bem o sofá antes de pintar.
Estas etapas vão facilitar a adesão da tinta, evitando assim o aparecimento de manchas que podem prejudicar o trabalho final.
Vale lembrar que, antes de realizar a pintura no sofá, verifique se todos na casa gostam da mudança, ou mesmo se a estrutura do sofá não precisa de reparos, que podem encarecer o resultado final, e com isso esta solução talvez não seja a mais indicada.

2. Escolha da tinta ideal

Para pintar sofás de tecido é necessário utilizar tinta de tecido industrial, que é formulada para aplicação em sofá/tecido, e é ideal para recobrir o tecido do sofá de forma adequada.

Outra dica é o uso de tinta acrílica ou látex, misturada com tinta medium para tecidos, que vai tornar a tinta mais maleável para aplicação no tecido do sofá. E nestes casos a aplicação deve ser feita com pincel ou brocha.

Veja como colocar tecido na parede 
 Aprenda a pintar sofá de tecido passo a passo e confira  5 dicas certeiras
Cuidado com o excesso de tinta.
Elas podem ser encontradas em lojas de artesanato, ou mesmo de renovação de móveis, aonde o revendedor poderá indicar qual a marca ideal para garantir um bom acabamento no sofá de sua casa.

3. Preparando o ambiente de pintura

Depois é hora de escolher o local ideal para pintura do sofá, que deve ser arejado e bem ventilado, e forrado com tecidos ou papelão para pintura, evitando assim que a tinta se espalhe por todos os cantos.
Utilize também luvas, máscara e óculos de proteção, além de uma roupa mais velha na hora de realizar a pintura.
E forre todas as partes que não serão pintadas do sofá, como os pés ou braços em madeira, com o uso de fitas adesivas e jornal. Esta mesma técnica pode ser utilizada para pintura de cores diferentes no sofá, aonde a parte que não será pintada deve ser toda forrada, para evitar a mistura indevida de cores.

Aprenda a criar pufes práticos e úteis com garrafa pet

4. Testando a tinta no sofá

E para testar se a tinta é ideal para pintura no sofá de sua casa, compre uma lata e aplique na parte menos visível do sofá, espere algum tempo para secar e veja se a tinta ficou bem aderida, qual foi o tempo de secagem e se a tinta não fica manchada.
Depois jogue um pouco de água no local e esfregue na região um pano de cor clara para ver se a tinta não fica aderida ao pano. Este teste é importante para evitar gastos com uma tinta que não seja ideal para seu tipo de sofá, e também verificar se após todas as etapas da pintura você, sua família e amigos poderão se sentar no sofá por horas e horas em o perigo de manchar as roupas.

5. Como pintar o sofá de tecido

Já para realizar a pintura, o primeiro passo é aplicar uma pequena camada superficial de tinta no sofá, que vai servir como base para aplicação de outras camadas de cobertura.
Comece a aplicação da camada de base na parte de trás do sofá, sempre de cima para baixo, e sempre com o spray a uma distância de pelo menos 15 cm da superfície. Faça passadas de um lado para o outro, e vá descendo para cobrir toda área.
 Aprenda a pintar sofá de tecido passo a passo e confira  5 dicas certeiras
Tinta especial para pintar tecidos de sofá.
Nesta primeira etapa é natural que a tinta fique com falhas e não cubra toda área, e é assim mesmo, pois é apenas a base para uma nova pintura. Espere secar, em média por 3 dias, para aplicar novas demãos de tinta.
Este tempo de secagem, embora longo, é fundamental para um bom resultado na pintura. Depois, aplique uma nova demão de tinta e aguarde secar para ver o resultado, e para saber se serão necessárias mais camadas, o que pode variar de sofá para sofá.
 Aprenda a pintar sofá de tecido passo a passo e confira  5 dicas certeiras
Tome uma distância ao aplicar a tinta.
Utilize também o pincel para pintura nos cantinhos mais difíceis, ou mesmo para detalhes do sofá. Evite também o uso de muita tinta em cada local, para que seu sofá não fique com o aspecto de um papel machê todo amarrotado, ou mesmo com a tinta descascando.
Com estas dicas dá para revitalizar o sofá de sua casa, de uma maneira criativa e que combine com toda decoração.

Um comentário:

  1. Boa Noite,
    Alguém poderia me informar onde encontro esta tinta na região de Santa Catarina.
    Estive em várias lojas especializadas em tintas, mas aqui na região de Blumenau ninguém soube me informar.
    Obrigada.
    Andréa Martins
    andrea.tecno2@gmail.com

    ResponderExcluir

PESQUISE AQUI