Atualmente nossas casas e apartamentos estão cada vez menores (pelo menos pra nós, mortais, que não podemos comprar mansões). Por esse mesmo motivo, tentamos aproveitar cada espacinho livre pra colocar um armário ou algum objeto organizador, pra guardar as coisas que temos. E é claro que você queria ter – ou tem – um armário planejado no seu banheiro, prateleiras, ou coisas do tipo, pra aproveitar melhor o espaço que já é pequeno.
Foto: Reprodução / Cadi Arquitetura |
Mas você pode estar aproveitando esse espaço da maneira errada, pois existem alguns itens que não devem ser guardados no banheiro de jeito nenhum, a não ser que você esteja a fim de estragá-los… e acho que você não está. Veja quais erros de armazenamento você está cometendo e tire essas coisas do banheiro já!
Remédios
magem: Getty Images |
Pode ir buscar um remédio qualquer que você tenha aí na sua casa e ler as recomendações de armazenagem: a não ser que seja alguma medicação especial que precise ser refrigerada, é muito provável que a recomendação seja armazenar em temperatura ambiente, em um lugar seco.
Seu banheiro não tem nenhuma das duas coisas: é o lugar mais úmido da casa, e onde há maior variação de temperatura, pois o cômodo todo esquenta quando você toma um banho quente, e esfria quando está vazio. Então acomode seus remédios em uma caixinha ou cesto organizador , bem longe do seu banheiro.
Maquiagem
Foto: http://decorandocasas.com.br |
Maquiagem nenhuma deve ser armazenada no banheiro, pelos mesmos motivos listados acima para os remédios: alta umidade e flutuação de temperatura, que podem causar mudanças na composição dos produtos e até mofo. Se você ou alguém na sua casa usa maquiagem frequentemente, eu recomendo separar a maquiagem que é usada no dia-a-dia e acomodar em um lugar só: uma necessaire ou algo do tipo, que você possa levar e tirar do banheiro com facilidade quando precisar.
Perfumes
Foto de coloniaeperfume.com |
Toalhas
Foto - reprodução Pinterest |
Pra evitar isso, tem algumas coisas que você pode fazer:
- deixar seu banheiro o mais arejado possível, com as janelas abertas (se houver), pra favorecer a circulação do ar;
- guardar toalhas limpas em um armário separado, em outro cômodo;
- estender toalhas usadas no varal, sempre que possível, pra que sequem mais rápido.
E não se esqueça de lavar suas toalhas pelo menos uma vez na semana!
Aparelhos Eletrônicos
Tem basicamente dois motivos pelos quais você não deve levar nenhum tipo de aparelho eletrônico para o banheiro:
- por mais limpo que seu banheiro seja, ele está, nesse momento, cheio de germes; e apesar do seu celular não ser a coisa mais limpa do mundo (algumas pesquisas apontaram que ele é mais sujo que um assento sanitário), você pode evitar uma contaminação maior;
- a alta umidade pode causar ferrugem nos aparelhos – eu conheço gente que já perdeu um celular porque o conector da bateria enferrujou, justamente por causa da umidade;
- e o pior dos mundos, seu aparelho pode cair dentro do vaso sanitário.
Então se você quiser escutar música no banheiro, sugiro que compre um aparelho a prova d’água (hoje em dia já existem vários no mercado)
Jóias & Acessórios
Mais uma vez, a vilã é a umidade, que acelera o processo de oxidação, e pode fazer com que surjam manchas nas peças.
Bijuterias podem sofrer ainda mais com a umidade, dependendo da sua composição. E os mecanismos internos dos relógios podem enferrujar, prejudicando seu funcionamento.
Aumente a vida útil das suas joias, bijus e relógios, e guarde-os em um lugar seco, em recipientes adequados!
Aproveite e leia também:
Aproveite e leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário