Pra Quem tem Estilo ÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

segunda-feira, 21 de maio de 2018

ÁRVORES FRUTÍFERAS EM VASOS: DICAS PRÁTICAS E LISTA DE QUAIS CULTIVAR EM CADA REGIÃO

Resultado de imagem para arvores frutiferas em vaso

Mesmo morando em um apartamento, ensina mestre Raul Canovas, é possível você ter árvores frutíferas produzindo em vasos.
Claro, para cada tipo de árvore que você queira plantar deverá ter os vasos adequados, em superfície e profundidade, para que as raízes cresçam fortes e as árvores produzam as frutas de forma saudável.
Em vasos você poderá plantar árvores de romã, araçá, acerola, pitanga, jabuticaba, laranja, bergamota, kinkan, limão e muitas outras, desde que observe alguns cuidados básicos como a qualidade do substrato, a drenagem dos vasos e o regime de regas.
As árvores quando são plantadas no solo não requerem tantos cuidados mas, em vasos elas dependerão totalmente de você.
arvores roma
Romã fonte foto
Seus vasos de frutíferas poderão estar na varandano corredor ou no jardim e até na sala, desde que você tenha uma janela grande com bastante insolação.
arvores limao
Limão fonte foto

Vaso e terra

Para cada árvore de frutos você precisará de um vaso que contenha 20 litros de terra, pelo menos e, é importante que haja espaço para as raízes se expandirem (vasos bojudos são bem adequados). Prepare a terra para estes vasos com uma mistura de 50% de terra orgânica, preta, pesada, e 50% de areia média de construção (areia de rio lavada). No fundo do vaso, até uns 15cm da altura, faça a cama de drenagem com pedriscos, cacos de telha ou tijolo (não se esqueça de que o vaso deverá ter alguns furos no fundo, para escoamento da água).
jabuticaba arvore
Jabuticaba fonte foto

Sol e luz

As frutíferas só darão bons frutos se tiverem sol e luz durante, pelo menos, 6 horas, todos os dias.
mexerica
Mexerica fonte foto

Adubação

Você deverá fornecer à terra de cada vaso os nutrientes necessários - nitrogênio, fósforo, potássio deverão ser incorporados à terra algumas semanas antes de você instalar a muda frutífera - e os micronutrientes que cada planta requer e que você identifica pela coloração das folhas. Um “plus” de fertilização deverá ser feito antes da época de frutificação, quando as flores começam a abrir, e você poderá usar composto orgânico bem curtido, torta de mamona e cinzas, ou líquido fertilizante que se faz com restos orgânicos batidos com água.

Irrigação

Dependendo do clima da sua região, uma frutífera em vaso precisará de até 3 regas por semana. Você pode fazer as regas em dias fixos reduzindo a quantidade em períodos de chuva e aumentando em época de muita seca. Também pode fazer a rega com o líquido fertilizante de que falei acima e para o qual existem diversas fórmulas.
Mas, é importante que você escolha suas frutíferas de vaso de acordo com o clima da sua região e, para isso, acrescento abaixo uma lista de árvores nativas que são viáveis para cada uma das regiões brasileiras: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.

Região Norte

Garcinia brasiliensis --- bacupari
Eugenia stipitata --- araçá-boi
Spondias purpurea --- Seriguela
Malpiguia emarginata ou glabra --- acerola
Averrhoa carambola --- carambola

Região Nordeste

Anacardium microcarpum --- caju-miniatura
Spondias tuberosa --- imbu
Annona coriacea --- araticum-liso
Byrsonima crassifolia --- murici
Eugenia candolleana --- ameixa-da-mata

Região Centro-Oeste

Tontelea micrantha --- bacupari
Campomanesia adamantium --- guabiroba-do-campo
Eugenia pitanga --- pitanga-do-cerrado
Myrciaria tenella --- camboim
Psidium cattleianum --- araçá-comum

Região Sudeste

Campomanesia phaea --- cambuci
Eugenia brasiliensis --- grumixama
Eugenia florida --- guamirim
Myrciaria glazioviana --- cabeludinha
Myrciaria grandifolia --- jabuticaba-graúda

Região Sul

Diospyros inconstans --- marmelinho
Acca selloviana --- goiaba-serrana
Eugenia pyriformis --- uvaia
Punica granatum --- omã
Ficus carica --- figo

Quem é Raul Canovas? Afinal, o mestre merece apresentação:

raul canvas
Fonte foto
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário