PraQuemTemEstilo - Vida Sustentável e Moda Consciente Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim - Pra Quem Tem Estilo
form { display: flex; justify-content: center; margin-top: 20px; } input[type="text"] { padding: 10px; font-size: 16px; border: 2px solid #ccc; border-radius: 5px; width: 60%; } button { padding: 10px 20px; background-color: #5c67f2; color: white; border: none; border-radius: 5px; cursor: pointer; font-size: 16px; } button:hover { background-color: #4a50e0; }

Post Top Ad

quarta-feira, 7 de março de 2018

Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim

A horta em espiral, ou "espiral de ervas", é uma estrutura fácil de ser construída e que cabe em pequenos jardins. Ela também segue os preceitos da permacultura



Em tempos que prezam por uma alimentação mais orgânica e com menos itens industrializados, ter uma horta em casa é opção simples e barata. Imagine, então, se essa horta obedecer a parâmetros naturais em sua própria estrutura. Este é o conceito da horta em espiral.

Simples e bonita de se fazer, a espiral de ervas é uma ótima solução para quem quer plantar chás e temperos, mas não tem muito espaço para isso no quintal de casa. Sua vantagem é criar diferentes microclimas, permitindo, assim, o cultivo de plantas com necessidades diversas. E com o passo-a-passo a seguir, não vai demorar muito para você querer uma espiral bem na porta da sua cozinha, com ervas orgânicas e fresquinhas!

1. Escolha do lugar e material

Como a maioria das ervas gosta da luz do sol, escolha um local que seja ensolarado e relativamente plano. É importante também que o lugar tenha água por perto e que seja de fácil acesso diário, de preferência perto da porta da cozinha. Em seguida, colete e organize os materiais para a sua espiral: será de pedras, telhas, bambu, tijolos ou garrafas de vidro? Use a criatividade!

2. Montagem

O segundo passo é demarcar a espiral. Coloque uma estaca para marcar o centro e, com a ajuda de um barbante e de algumas pedras, delimite a circunferência da sua espiral. Se ela for com telhas ou garrafas, cave um pouco para poder fixá-las melhor no chão, lembrando que na base onde será mais úmido a escavação deve ser um pouco mais profunda. Se for com pedras, basta ir empilhando-as a partir do centro (ponto mais alto) para fora, lembrando que a espiral não se fecha.

3. Preparação da terra

Para fazer o composto, misture duas partes de terra adubada, para uma de húmus de minhoca e uma de areia. O ideal é peneirar antes a terra e a areia para que elas possam se misturar melhor e só então acrescentar o húmus. Antes de preencher a espiral com o composto, cubra o solo com palha seca, a qual irá ajudar a manter a umidade do local.

Leia também:10 DICAS SURPREENDENTES PARA SEU JARDIM

4. Plante!

Depois de montar toda a estrutura, vem a melhor parte: plantar! O importante aqui é escolher as ervas de acordo com as necessidades de cada uma no que se refere à luz, água e vento. Aquelas que gostam de água devem ficar na base da espiral, onde o solo é mais úmido. Consequentemente, as que preferem solo mais seco devem ficar no topo da espiral (centro). Já na curva que vai até a base, temos mais sombra e umidade, um microclima que recebe muito bem plantas como cebolinha, salsa, tomate, entre outras.
Leia também: Aprenda a Fazer Compostagem em Casa para adubagem de seu jardim e horta

Manutenção

Como toda horta ou canteiro, alguns cuidados são necessários para manter a espiral sempre bonita e o pequeno ecossistema criado por ela funcionando. Brasileiro afirma que é preciso ter cuidado com a irrigação. “O solo deve estar sempre úmido, nunca seco. Pode ser que você precise regar duas vezes ao dia, pode ser que seja dia sim, dia não. O fato é que ela não pode estar encharcada, mas também não pode estar seca.”
Outro ponto importante é a fertilização. Como o ambiente acaba sendo reduzido para as raízes das plantas, o ideal é fertilizar a terra a cada nova estação. “Isso pode ser feito com pó de rocha, cinzas, adubo, esterco, húmus ou mesmo chorume de compostagem”, enumera o jardineiro.

Espiral de Ervas de Pedra

Espiral de ervas aromáticas

Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim

Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim

Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim

Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim

Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim

Aprenda a fazer horta em espiral: um canteiro sustentável para o seu jardim
Fotos: Pinterest





Nenhum comentário:

Postar um comentário