Tratamentos caseiros para reduzir os sintomas de labirintite - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Tratamentos caseiros para reduzir os sintomas de labirintite

As crises de labirintite podem ser controladas com o uso de alguns tratamentos caseiros e naturais


A labirintite é uma enfermidade auditiva que afeta o labirinto, causando danos direto nas estruturas responsáveis pela audição e equilíbrio. Os sintomas da enfermidade podem ser reduzidas e as crises de labirintite controladas com o uso de alguns tratamentos caseiros e naturais.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre de tonturas e outros problemas decorrentes da labirintite, que podem aparecer em pessoas de qualquer idade, mas principalmente na terceira idade.
Os produtos naturais para combater a labirintite não devem substituir o tratamento receitado por um especialista. Caso apresente os sintomas da doença, procure sempre a orientação de um médico.

Remédios caseiros para labirintite

Um dos principais sintomas da labirintite é a presença de tonturas e vertigens

  • Faça uma infusão utilizando: uma xícara de água fervente, uma colher (de chá) de erva doce, uma colher (de chá) de alecrim, três cravos da índia sem cabeça. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Após amornar um pouco, coe e tome a bebida. Ingira no máximo três xícaras por dia.
  • ginkgo biloba é uma planta rica em flavonoides e diversas outras substâncias que possuem efeito que contribuem para dilatar os vasos. Para preparar o chá basta usar 30g da erva e colocar para ferver em  meio litro de água. Procure ingerir a bebida três vezes ao dia. Esse chá não deve ser administrado junto com ácido acetilsalicílico.
  • A semente de coentro é usada na medicina oficial na Índia para combater vertigem e dores de cabeça. Mergulhe uma colher (de sopa) de sementes de coentro junto com pó de groselha indiana (amla) em um copo de água. Deixe agir durante toda a noite e beba na manhã seguinte. Se preferir, adicione um pouco de açúcar ou mel.
  • gengibre é uma forma natural de aumentar a circulação do sangue para o cérebro, ajudando a aliviar vertigens e náuseas. Coloque uma colher (de chá) de gengibre ralado em 200 ml de água fervente por aproximadamente cinco minutos. Coe a bebida antes de ingeri-la.
  • A noz-moscada é um natural anti-inflamatório, sedativo, estimulante e relaxante capaz de combater a labirintite.

Chás para labirintite

Existem algumas plantas que podem ser aplicadas, principalmente a partir dos sintomas que a doença pode desencadear. Veja quais os chás que acabam com os sintomas da labirintite:

Chá de erva-doce, cravo da índia e alecrim

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 colher (de chá) de erva-doce;
– 1 colher (de chá) de alecrim;
– 3 cravos da índia.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver. Assim que apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e acrescente a erva-doce, o alecrim e o cravo. Deixe a panela tampada e espere passar 10 minutos. Antes de consumir a bebida, pegue uma peneira e remova todos os ingredientes usados no preparo. A recomendação é que o consumo diário não ultrapasse as três xícaras.

Chá de ginkgo biloba

Ingredientes

– Meio litro de água filtrada;
– 30 g de folhas ou pó de ginkgo biloba.

Modo de preparo

Para preparar o chá você vai precisar da ajuda de uma panela com tampa. Como primeiro passo, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente o ginkgo biloba. Tampe a panela e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e consuma em seguida. A recomendação é que o consumo diário não ultrapasse as três xícaras.

Tratamento alternativo para a labirintite

Além dos chás, você pode investir em outras substâncias naturais para acabar com a labirintite. Consumir o vinagre de maçã feito em casa é uma boa solução. Para prepará-lo, veja o que é necessário:

Ingredientes

– 1 kg de maçã picada com casca;
– 5 litros de água filtrada;
– 2 xícaras de açúcar.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente de plástico ou louça e tampe com um pano. Deixe fermentar por cerca de 15 dias, coe e coloque em vidros higienizados. O consumo do vinagre de maçã caseiro para labirintite deve ser feito diariamente, três vezes ao dia. Para tanto, basta misturar uma colher (de sopa) de vinagre de maçã com uma colher (de chá) de mel.

Maneiras naturais de evitar labirintite

  • Beba muito líquido. A desidratação contribui para tonturas e vertigens.
  • Faça exercícios físicos sempre com um acompanhamento de um especialista e com um preparo prévio adequado.
  • Evite bebidas gaseificadas que contenham quinino.
  • Não passe muito tempo sem se alimentar.
  • Tenha sempre os níveis de colesterol, triglicérides e anemia sob controle.
  • Evite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas.
  • Não fume.
  • Opte por um estilo de vida longe de estresses e ansiedade.
  • Mantenha uma dieta equilibrada e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário