Dez plantas com nomes curiosos e seu significado - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Dez plantas com nomes curiosos e seu significado


Os nomes populares das flores trazem histórias e significados bem curiosos e até expõem particularidades de cada uma. 


Dez plantas com nomes curiosos e seu significado


Os nomes populares das flores trazem histórias e significados bem curiosos e até expõem particularidades de cada uma.
“Nesta lista não nos atemos aos nomes científicos, mas desvendamos os apelidos pelos quais elas são mais conhecidas

1. Comigo-ninguém-pode

Resultado de imagem para comigo ninguém pode plantaA voz do povo está mais do que certa! Essa plantinha de folhas vistosas e brilhantes, tão usada em estabelecimentos comerciais para combater o “mau-olhado”, é bem perigosa e altamente tóxica. Há cristais em suas células e quando ingeridos fecham a traqueia e podem até matar. Ela é linda e muito ornamental, mas precisa ficar longe das crianças e animais domésticos.







2. Agapantus

Resultado de imagem para AgapantusÉ conhecida também por ser a flor do amor. Ágape, que vem do grego, significa amor e Panthus, flor. É a primeira flor, de que se tem notícia, utilizada em buquês de noiva. Na Grécia antiga, os casamentos geralmente aconteciam na primavera, época de brota do Agapantus. A flor é originária da África.







3. Teta-de-vaca, Maminha-de-vaca, Peito-de-moça

Imagem relacionadaA teta-de-vaca é uma planta arbustiva muito peculiar devido ao formato curioso de seus frutos pequenos de casca brilhante e cerosa, com características semelhantes aos úberes de vaca.

De frutificação decorativa, pode ser plantada isolada ou em grupos e também em vasos e jardineiras. Por ter crescimento esparso, pode ser tutorada sobre suportes como uma pequena trepadeira anual. Os ramos carregados de frutos ainda podem ser utilizados em arranjos florais.
Curiosidade: em alguns lugares é reputada como medicinal contra doenças como pé-de-atleta e o suco de seus frutos tem atividade detergente e é utilizado para lavar roupas.

4. Brinco-de-princesa, Agrado, Fúcsia, Lágrima

Resultado de imagem para planta brinco de princesaFlor símbolo do Rio Grande do Sul, o brinco-de-princesa ou fúcsia é uma planta que possui muitas variedades, sendo que tanto pétalas, quanto sépalas podem ser de cores e de formas diferentes. As cores mais comuns são: vermelho, rosa, azul, violeta e branco, com diversas combinações.

Recebeu o nome de brinco-de-princesa pela delicadeza do seu design que serviu de inspiração para muitos joalheiros encarregados de desenhar as joias de muitas famílias reais europeias do século 16 até o século 19.


5. Sapatinho-de-judia, sapatinho-de-boneca, ClockVine

Resultado de imagem para planta sapatinho de judiaAs inflorescências pendentes são compostas de flores vistosas e bicolores, amarelas com as pétalas recortadas em bordô e longos estames de anteras brancas, em formato que lembra o design dos sapatos usados pelas mulheres judias na antiguidade. 

Também é conhecida por ClockVine porque os cachos pendentes lembram o pêndulo de um relógio.






6. Chifre- de-veado

Resultado de imagem para planta chifre de veadoO nome popular é porque suas folhas lembram as galhadas dos veados. É uma planta muito antiga, datada da pré-história.

O habitat natural da espécie são os galhos e troncos das árvores das florestas tropicais e subtropicais. O chifre-de-veado é uma planta epífita, isto é, apenas apoia-se nas árvores e não retira delas os nutrientes para sobreviver.



7. Bastão do Imperador,Flor-de-Cera, Gengibre-Tocha e Flor-da-Redenção

Resultado de imagem para 7. Bastão do Imperador,Flor-de-Cera, Gengibre-Tocha e Flor-da-RedençãoCom uma única inflorescência na extremidade mais alta de uma longa haste reta e robusta e de forma cônica e piramidal é atrativo para beija-flores e alguns insetos. Trata-se de um tipo de gengibre que tem flores bem chamativas.

É conhecida ainda como flor-da-redenção, flor-de-cera e gengibre-tocha, o bastão-do-imperador tem origem asiática, mais precisamente no sudeste do continente. 
Na Tailândia, a planta não só é apreciada pelo olhar como também é saboreada quando usada como ingrediente em exóticas receitas culinárias locais.
Reza a lenda, que D. Pedro II encontrou estas plantas na nossa Mata Atlântica e recomendou que suas bengalas tivessem o design dessas plantas, por isso o nome bastão do imperador.

8. Véu-de-noiva

Resultado de imagem para planta Véu-de-noivaO véu-de-noiva é uma planta com floração abundante e permanente. Ramificada com ramos delicados, arroxeados e com nós articulados. 

As flores são pequenas, solitárias, brancas, com três pétalas, axilares ou terminais, e se formam durante o ano todo. 

O véu-de-noiva é uma planta excelente para vasos e cestas pendentes. Sua textura cheia e o pontilhado delicado das flores assemelham-se a um véu de noiva, razão pela qual recebeu este nome. 

Garantem um charme todo especial para ambientes externos ou internos.

9. Ave do paraíso, Estrelícia

Resultado de imagem para planta  Ave do paraíso, EstrelíciaA estrelícia de nome científico Strelitzia reginae, é uma planta herbácea, perene, de folhas duras, grandes e ovaladas com pecíolos bastante compridos. 

É cultivada em jardins de regiões tropicais e subtropicais e bastante apreciada pela beleza das suas flores, que com aproximadamente 15 cm são de cor laranja e azul e assemelham-se à cabeça de uma ave.

O termo científico desta planta “Strelitzia reginae” do Latim = estrelícia da rainha, em homenagem à rainha Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, esposa do rei Jorge III de Inglaterra, morta em 1818

10. Bico-de-papagaio, flor-do-natal

Resultado de imagem para Bico-de-papagaio, flor-do-natalAqui no Brasil, a poinsettia (Euphorbiapulcherrima) é mais conhecida como bico-de-papagaio. 

Ela também tem outros nomes populares, como poinsétia, poinsétia-branca e folha-de-sangue, de acordo com a variedade, que determina as cores de suas brácteas (brancas, róseas ou vermelhas). 

Mas, lá nos Estados Unidos, onde é considerada um dos símbolos do Natal, a poinsettia recebe nomes sugestivos como Christmas Star (estrela-do-natal) ou Christmas Flower (flor-do-natal).
Bico de papagaio por causa da semelhança com o bico da ave. Flor de Natal porque é muito procurada nesta época do ano para enfeitar as casas para o Natal.
LEIA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário