Pra Quem tem Estilo Analytics.setUserProperty("true", forName: AnalyticsUserPropertyAllowAdPersonalizationSignals) 14 sinais de que você é vitima de abuso psicológico – o Gaslighting - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

14 sinais de que você é vitima de abuso psicológico – o Gaslighting


VOCÊ SÓ PODE ESTAR LOUCA, ISSO NUNCA ACONTECEU
CUIDADO, VOCÊ ESTÁ DESCONTROLADA
ISSO É COISA DA SUA CABEÇA
Se o seu companheiro fala com frequência uma dessas frases ou coisas semelhantes, se você duvida da sua percepção diante dos fatos e da sua sanidade mental, cuidado, você pode estar sendo vítima de abuso emocional, também conhecido como gaslighting.
14 sinais de que você é vitima de abuso psicológico – o Gaslighting
Texto retirado do site www.geledes.org.br
Gaslighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. 
O termo vem de 1938, da peça Gas Light, em que um marido tenta deixar sua mulher louca diminuindo todas as luzes (que funcionavam a gás) da sua casa e então negando que a luz tenha mudado quando a sua esposa aponta a diferença. 
É uma forma muito eficaz de abuso emocional que faz com que a vítima questione seus próprios sentimentos, instintos e sanidade, o que dá ao parceiro abusivo muito poder. Uma vez que o parceiro abusivo tenha conseguido fazer a vítima perder a habilidade de confiar em suas próprias percepções, passa a ser muito mais provável que ela permaneça no relacionamento abusivo.
abuso emocional que faz com que a vítima questione seus próprios sentimentos, instintos e sanidade,
Geralmente, o abuso emocional acontece de forma gradual e sem que a vítima perceba. Com o passar do tempo, esses padrões abusivos aumentam, fazendo com que a vítima se torne cada vez mais dependente da relação e muitas vezes se isole de amigos e familiares. 
para superar o gaslighting, é importante começar a reconhecer os sinais e eventualmente aprender a confiar em si mesma de novo.
O abusador utiliza de técnicas que vão desde a negação dos fatos, como “eu não quero ouvir de novo” ou “nada disso aconteceu”, passando pela banalização dos sentimentos da vítima “nossa, como você é exagerada” e “não é motivo para tanto”.
 O gaslighting tem consequências desastrosas na vida da pessoa abusada e podem gerar problemas sérios como depressão, isolamento, ansiedade e confusão mental.
Segundo o grupo Livre de Abuso – criado para ajudar, orientar e acolher vítimas de vários tipos de abuso – para superar o gaslighting, é importante começar a reconhecer os sinais e eventualmente aprender a confiar em si mesma de novo. 
para superar o gaslighting, é importante começar a reconhecer os sinais e eventualmente aprender a confiar em si mesma de novo.
De acordo com o autor e psicanalista Robin Stern, os sinais de que você está sendo vítima de gaslighting incluem:
1. Você duvida de si mesma constantemente.
2.     Você se pergunta “Eu sou sensível demais?” várias vezes ao dia.
3.     Você constantemente se sente confusa ou até mesmo maluca.
4.     Você está sempre pedindo desculpas ao seu parceiro.
5.     Você não entende por que, com tantas coisas aparentemente boas na sua vida, você não está mais feliz.
6.Você frequentemente cria desculpas para justificar o comportamento do seu parceiro para seus amigos e sua família (ou até para si mesma).
7.     Você começa a esconder informações dos seus amigos e da
 sua família para que não tenha que explicá-las ou inventar desculpas.
8.     Você sabe que algo está muito errado, mas nunca consegue expressar exatamente o que, nem para si mesma.
9.     Você começa a mentir para evitar as distorções da 
realidade e ser posta para baixo.
10.Você tem dificuldade para tomar decisões fáceis.
11.Você sente que costumava ser uma pessoa muito diferente – mais confiante, mais divertida e mais relaxada.
12.Você se sente desesperançosa e desanimada.
13.Você sente que não consegue fazer nada certo.
14.Você se pergunta se é uma parceira “boa o suficiente”.

Passe essa matéria adiante. Você pode estar ajudando uma vítima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PESQUISE AQUI