Conheça o que é e como fazer alporquia - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Conheça o que é e como fazer alporquia

alporquia é uma técnica de multiplicação de plantas utilizada, na maioria das vezes, em plantas que não podem ser reproduzidas por estaquia. A alporquia perde para a sua "técnica concorrente" de estaquia em questões de popularidade, pelo fato que esta exige muito mais conhecimento técnico. Porém, a alporquia se destaca no tempo. Sendo uma das técnicas mais antigas de reprodução de plantas conhecida pelo homem, havendo indícios de que os chineses, há 4 mil anos atrás, realizavam alporquias com sucesso.
Por não ser um método agressivo como a estaquia, é muito eficaz em plantas que têm dificuldade em enraizar pelo método de estaquia. A alporquia é um método muito semelhante à mergulhia, mas nesta os ramos não precisam ser vergados até o solo, e sim, levando um pouco do solo até o ramo. Neste artigo nós lhe ensinamos como fazer alporquia, método que consiste no enraizamento de um ramo que ainda está na planta.
Passos a seguir:
1
Em primeiro lugar nós devemos escolher um ramo de uma planta adulta, um ramo que tenha de 2 a 3 centímetros de diâmetro, a não ser em plantas que naturalmente não cresçam muito.
Neste ramo deve ser feito um "anelamento", retirando a casca até que seja possível ver o caule interno da planta. Este corte deve ser feito com uma lâmina afiada, como um estilete, faca ou canivete. O anel deve ter uma largura que pode variar de 3 a 5 cm, de acordo com o tamanho da planta.
Como fazer alporquia
Fonte: blog.niponbonsai.com.br

2
Esta parte anelada deve ser coberta para que as raízes comecem a se desenvolver. O material deve ser úmido e conter um substrato, que pode misturar esterco com esfagno e serragem, para ajudar a manter a umidade, mas também pode ser utilizado um hormônio em pó para o desenvolvimento das raízes - se a planta for frutífera ou de tempero, prefira não usar esses materiais.
Este material deve ser prendido com um plástico, pano ou esponja (como na foto, é a opção ideal pois a esponja permite o arejamento, evitando que o substrato apodreça ou acumule fungos). A raiz pode surgir, na alporquia, depois de algum tempo em que o substrato foi amarrado.
Como fazer alporquia

Assim que o enraizamento começa a parecer razoável, a base deve ser cortada pouco a pouco. Se você utilizar um plástico para prender os substratos fica mais fácil de ver. Pouco a pouco, conforme a muda for cortada, em alguns dias é possível retirar todo o ramo, obtendo uma nova muda, já com raízes.

Leia também: 

Aprenda a Fazer Compostagem em Casa para adubagem de seu jardim e horta

                                   Aprenda a fazer um hotel para insetos


Como fazer alporquia

   Devemos passar a muda para um novo substrato, assim que ela tiver sido retirada. Este deve ser o seu local definitivo uma vez que a muda ainda se encontra num estágio frágil.
Independente do gosto da sua planta, a muda deve ser mantida num local em que esteja protegida dos raios solares mais fortes e quentes do dia. A meia sombra é o estado ideal para esta muda ainda jovem.
Após a alporquia a planta pode ser regada constantemente, de forma a que a terra fique úmida mas sem encharcamentos.
Como fazer alporquia
Fonte: atelierdobonsai.com.br
5
A alporquia é considerada como um método mais complexo do que a estaquia, por exigir mais conhecimento técnico. Também não é muito utilizado no meio comercial, já que costuma levar mais tempo para ser realizado e apresenta mais custos, ainda sim, é muito utilizada para plantas frutíferas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer alporquia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem

2 comentários:

  1. Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

    Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

    ResponderExcluir

PESQUISE AQUI