Pra Quem tem Estilo Como cuidar de sua suculenta - Pra Quem Tem Estilo

Post Top Ad

terça-feira, 6 de março de 2018

Como cuidar de sua suculenta




Resultado de imagem para suculenta    
As plantas suculentas são plantas um tanto peculiares. Por acumularem água nas suas folhas e tecidos elas têm um jeitinho todo delas de serem cultivadas. Antes de tudo é muito importante pensarmos nas condições da sua “casa natal” que a grosso modo podemos dizer que são regiões secas e quentes, como a faixa da Califórnia e México.
Sabendo que sua condição ideal de cultivo é um local seco e quente, já podemos concluir que a maioria das espécies de suculenta gosta de sol e pouca água. Mas atenção: pouca água não quer dizer nenhuma água!
Sendo as suculentas provenientes de locais quentes precisamos entender algumas coisas sobre a sua necessidade de água. Se pensarmos no seu habitat natural podemos perceber que elas passam longos períodos de seca para então receberem uma longa chuva. A mesma dinâmica precisa ser aplicada nos seus vasos. As suculentas possuem reserva de água nas folhas e por isso são resistentes aos períodos de seca, porém, no caso contrário, elas são muito sensíveis ao excesso de água. Nesse caso é sempre melhor pecar pra menos do que pra mais. Se existe alguma regra com relação a regas, é essa: regue suas suculentas sempre que o solo se apresentar totalmente seco. Isso vai depender de alguns fatores cruciais como o tamanho do seu vaso (e consequentemente a quantidade de terra dentro dele) e a quantidade de sol/calor/vento que o seu vaso recebe todo dia. Por exemplo: se o seu mini mundo é uma xícara pequenina e fica no sol o dia todo é evidente que a terra do vaso secará completamente todos os dias, e por isso precisará ser regado todos os dias. Porém, se o seu vaso é na verdade um grande canteiro, a terra dentro dele demorará muito mais pra secar completamente e talvez só precise ser regado 1 vez por semana. Quando regar é importante ter certeza que a água alcançou toda a terra do vaso e molhou toda a raiz, como a chuva faz no seu habitat natural. Por isso regue até o excesso de água escoar pelos furos do fundo do vaso. Se o seu mini mundo é de vidro você vai precisar ter muito cuidado com a rega para evitar o excesso de água, já que o vidro não tem furos para escoar o excesso. Mas com tempo e intimidade você vai entender a quantidade certa de água a ser colocada, basta observar os sinais da sua planta.
Com relação ao sol, a maioria das suculentas gosta muito de receber pelo menos algumas horas de sol por dia. Algumas espécies vivem bem na meia-sombra, mas nenhuma sobreviva à sombra! Isso é muito importante, se você não der uma boa quantidade diária de sol para suas suculentas elas não se desenvolverão e acabarão se descaracterizando, se esticando em busca de luz e perdendo seu formato original. Deixe seu mini mundo no local mais iluminado da casa, onde ele possa receber pelo menos 3 horas de sol por dia. Caso ele seja de vidro prefira sempre o sol mais ameno da manhã, o vidro pode acabar se tornando uma lupa no sol muito forte e isso pode acabar queimando suas plantas.
Lembre-se sempre de retirar as folhas velhas e secas das suas plantas, isso as ajudará a direcionar energia para as partes saudáveis.
Já que as suculentas gostam de um clima quente elas não se desenvolvem em locais com ar condicionado o dia todo. Sim, eu sei, é lindo ter um vasinho de suculenta na sua mesa do escritório, mas infelizmente esse não é o melhor lugar para deixá-la. Para escritórios, opte pelos terrários fechados, que são ideais para locais de meia sombra e não se incomodam com o ar frio.


Resultado de imagem para suculenta no terrario


Os terrários são mini jardins que se auto-regulam (sim! eles dão conta de tudo sozinhos!). Os terrários são uma miniatura do nosso macrocosmos, onde acontece importantes ciclos todos os dias.
Da mesma forma que acontece na nossa atmosfera, a água dentro do terrário entra em um ciclo constante. A água absorvida pela planta através das raízes é colocada novamente na mini atmosfera através da transpiração das folhas; esse vapor ao encontrar a superfície mais fria do vidro condensa e vira mini gotículas que escorrem pela parede do vidro até encontrar novamente o solo, onde poderá ser absorvida novamente pela planta; entrando num ciclo sem fim. O mesmo acontece com os gases; por meio da fotossíntese durante o dia a planta absorve o gás carbônico da mini atmosfera e elimina oxigênio; durante a noite, a planta respira como nós e absorve o oxigênio eliminando gás carbônico, entrando assim num outro ciclo sem fim.
Os terrários recriam atmosferas muito úmidas e são sempre criados com plantas de meia sombra. Eles não devem nunca estar expostos ao sol direto, isso literalmente cozinharia as plantas. Os terrários fechados precisam ficar abrigados do sol, porém em local bem iluminado. E não deve ser regado. Se você puder observar gotículas nas paredes do vidro isso é sinal de que está tudo ok e os ciclos estão funcionando, porém se tiver gotas demais e com aparência de encharcado lá dentro, você pode deixá-lo destampado por alguns minutos, para que o excesso de água evapore. Mas, se a questão for o contrário, se o terrário não apresentar nenhuma gotícula e estiver com aparência de seco, coloque uma pequena quantidade de água dentro dele, tampe novamente e observe, as gotículas devem aparecer em breve.
Sempre que reparar folhas caídas no solo do seu terrário tire-as para evitar que qualquer fungo se prolifere ali. E caso perceba que nasceram insetos no seu mini mundo não se preocupe, isso é normal, afinal.. ele é um mini mundo! Os insetos não durarão muito, mas caso te incomode vc pode simplesmente tirá-los dali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário